ÁREA RESTRITA -

Esqueci a senha / Cadastre-se

COMUNICADO

Caros(as) Soberianos(as),

Vivemos um momento inusitado na história do Brasil, visto que nas últimas décadas tivemos uma profunda expansão do ensino público gratuito (graduação e pós-graduação), que foi acompanhada pela maior oferta de bolsas de pesquisa para graduandos e pós-graduandos. Isto resultou em maior produção científica em revistas nacionais e internacionais, trabalhos em congressos, resolução de problemas locais, regionais e nacionais.

A atual situação fiscal do Brasil exige que se discutam medidas efetivas para atenuar o déficit fiscal, isto é urgente. Mas a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) entende que a educação e o financiamento da pesquisa nacional são atividades importantes e estratégicas e que devem ser priorizadas. Precisamos de melhoras na educação da manutenção da estrutura de pesquisa consolidada nas últimas décadas.

Entendemos, também, que existem alternativas para a reestruturação das contas públicas que permitam manter o financiamento do ensino e da pesquisa como atividades estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Face ao exposto, reforçamos que o CNPq e a CAPES não deveriam ter verbas para bolsas e recursos para a ciência cortadas. Assim, a SOBER recomenda aos seus associados a assinatura do abaixo assinado organizado pela SBPC em defesa do CNPq, do ensino e da pesquisa.

O link abaixo permite acessar o documento citado. Pedimos apoio e ampla divulgação do abaixo-assinado entre docentes e discentes de suas instituições.

https://www.change.org/p/parlamentares-do-congresso-nacional-somos-todos-cnpq

Diretoria da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Social

 

 




Anuidade SOBER 2018 Banner XII Sober Nordeste bt-associe-se-2