Regras para Submissão de Trabalhos Científicos

Prazo limite para o envio dos trabalhos prorrogado para 11 de abril de 2014.


Um dos autores deve ser sócio da SOBER, tendo pago a anuidade de 2014 até a data de submissão do trabalho. Para isto, o sócio deve acessar o site da SOBER e emitir o boleto de pagamento (http://www.sober.org.br/?op=paginas&tipo=secao&secao=4&pagina=4).

Para facilitar o controle por parte da organização sugerimos que o sócio seja preferencialmente o primeiro autor e que ele acesse o iCongresso e faça a submissão do trabalho.


Limitação de autores: Cada pessoa poderá submeter no máximo 5 (cinco) artigos, tanto como autor quanto como coautor. Além disso, o número máximo de autores por artigo é de 5 (cinco). Para a realização deste controle solicitamos o CPF de todos os autores no momento da submissão do texto via site. A falta desta informação impede a submissão do texto. No caso dos estrangeiros, vale a mesma regra de limitação de autores, porém é solicitado o número de passaporte.


O artigo enviado para o Congresso da SOBER será submetido, pelo sistema blindreview, para apreciação de, pelo menos, 2 avaliadores. A SOBER não publica a avaliação dos trabalhos e não atribui nota individual para artigo aprovado ou reprovado. Os artigos aprovados para o 52º Congresso da SOBER serão divulgados no site do Congresso e da SOBER em uma Lista dos Artigos Aprovados.  O sistema blindreview de avaliação dos artigos garante idoneidade e rigor acadêmico. A SOBER arroga-se o direito de não divulgar o nome dos avaliadores e também não responderá, por email e/ou por telefone, a eventuais solicitações de recurso e contestações acerca da avaliação de um trabalho submetido.


Os trabalhos deverão ser submetidos apenas em meio eletrônico em dois arquivos:

  • Arquivo 1 (para a avaliação em sistema de blind review) – contendo apenas o trabalho completo, sem os nomes dos autores, sem a filiação institucional ou qualquer informação que permita ao avaliador identificar os autores.
  • Arquivo 2 (para compor os Anais do evento) – contendo o trabalho completo, os nomes dos autores e suas filiações institucionais.


Caso o artigo seja aprovado, este somente passará a compor a Programação de Apresentação dos Trabalhos mediante o pagamento da inscrição no Congresso (de pelo menos um dos autores), cuja data limite é 06/06/2014. Em não se verificando este pagamento, o trabalho aprovado estará automaticamente excluído da Programação de Apresentação dos Trabalhos e dos Anais do Congresso.


A SOBER disponibilizará os artigos apresentados nos Anais do Congresso em formato eletrônico, a serem publicados no site do evento. Para que o artigo selecionado venha a ser publicado nos Anais em formato eletrônico, obrigatoriamente deverá ter sido apresentado no Congresso, em data e local determinados pela Programação de Apresentação dos Trabalhos. Assim, somente serão publicados nos Anais do Congresso os trabalhos efetivamente apresentados, e não apenas aqueles que tenham sido selecionados e constem da programação do Congresso. Os certificados de apresentação de trabalhos serão entregues após a apresentação.


A SOBER não procede, sob nenhuma condição, a devolução do pagamento da inscrição no Congresso. O ato de submissão do trabalho é a concordância expressa com as regras do Congresso.


Os trabalhos deverão ser classificados pelos próprios autores em um dos GT’s (as ementas devidamente esclarecidas estão no site do Congresso – vide em GRUPOS DE TRABALHOS). A SOBER não procede nenhuma reclassificação ex post. Trabalhos que não informar a qual GT estão sendo submetidos serão excluídos do processo de avaliação. Os GT’s estão relacionados abaixo:

Grupo 1. Comercialização, Mercados e Preços

Grupo 2. Economia e Gestão no Agronegócio

Grupo 3. Comércio Internacional

Grupo 4. Sistemas Agroalimentares e Cadeias Agroindustriais

Grupo 5. Evolução e Estrutura da Agropecuária no Brasil

Grupo 6. Agropecuária, Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Grupo 7. Agricultura Familiar e Ruralidade

Grupo 8. Cooperativismo e Associativismo no Meio Rural e nos Agronegócios

Grupo 9. Políticas Sociais para o Campo

Grupo 10. Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional

Grupo 11. Extensão Rural

Grupo 12. Ensino das Ciências Sociais Aplicadas para as Ciências Agrárias

Grupo 13. Trabalhos de Iniciação Científica


Idioma: Serão aceitos trabalhos escritos em português, espanhol ou inglês. As apresentações também poderão ser feitas nestes mesmos idiomas. Havendo mais de um texto em língua estrangeira por GT, os mesmos serão agrupados em sessões específicas. Ressaltamos que não haverá tradução simultânea nestas sessões.


Formas de Apresentação de Trabalhos.

No momento de submissão dos trabalhos os autores deverão escolher um dentre os GT’s supracitados e a categoria de apresentação, entre dois tipos de sessões:

1. Pôster – Este tipo de apresentação se destina aos trabalhos com resultados parciais e à iniciação científica. O pôster ficará exposto em espaço especialmente reservado para tal, em horário específico. Pelo menos um autor deverá estar presente durante o horário de exposição agendado para discutir e tirar dúvidas de pesquisadores interessados no tema.

2. Oral – neste tipo de apresentação os trabalhos são apresentados oralmente em salas com projetor de multimídia, as sessões contarão com um responsável pela coordenação dos trabalhos.


Formatos dos trabalhos a serem submetidos

Os trabalhos a serem submetidos deverão conter o seguinte formato:

Trabalhos para apresentação oral e sessão pôster:

  • - Título em português e inglês;
  • - Resumo e Abstract, com até 2.000 caracteres;
  • - Palavras-chave e keywords em número máximo de 5.
  • - O tamanho máximo do artigo é de 20 páginas em espaçamento simples, incluindo resumo, tabelas, figuras, bibliografia etc. O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deverá(ão) constar Arquivo 1, apenas no Arquivo 2, conforme descrito acima. Além disso, o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser digitado(s) no site. A ordem dos nomes indicada no site durante a submissão deverá ser a mesma que constará no Programa e no texto a ser gravado no Anais Eletrônico (Arquivo 2). A identificação de autoria do trabalho implica em sua recusa imediata.
  • - O resumo e o abstract deverão ser anexados ao site durante o processo de submissão, e também devem constar no arquivo com o texto completo.
  • - Página formato A4 com margens laterais, superior e inferior de 2,5 centímetros.
  • - Os arquivos devem estar em PDF com fonte Times New Roman, tamanho 12. Arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos pareceristas e serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.

Trabalhos para Iniciação Científica:

  • - Título em português e inglês;
  • - Resumo e Abstract, com até 1.000 caracteres;
  • - Palavras-chave e keywords em número máximo de 5.
  • - Resumo expandido com tamanho máximo de 3 páginas em espaçamento simples, incluindo tabelas, figuras e bibliografia.O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deverá(ão) constar Arquivo 1, apenas no Arquivo 2, conforme descrito acima. Além disso, o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser digitado(s) no site. A ordem dos nomes indicada no site durante a submissão deverá ser a mesma que constará no Programa e no texto a ser gravado no Anais Eletrônico (Arquivo 2).
  • - O resumo e o abstract deverão ser anexados ao site durante o processo de submissão, e também devem constar no arquivo com o texto completo.
  • - Página formato A4 com margens laterais, superior e inferior de 2,5 centímetros.
  • - Os arquivos devem estar em PDF com fonte Times New Roman, tamanho 12. Arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos pareceristas e serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.


Disponibilizamos no site um modelo para elaboração do artigo onde constam os dados e o logo do Congresso. Todos devem utilizar este modelo, pois isto será essencial para padronização, elaboração e gravação dos arquivos no Anais Eletrônico.


Chamamos a atenção de todos para o fato de que os trabalhos serão inseridos no Anais Eletrônico exatamente da forma como forem submetidos ao Congresso, sem revisão editorial e gráfica. Após o encerramento das submissões não será mais possível substituir o arquivo gravado no site. Assim, eventuais erros no arquivo, problemas de editoração ou de dados são de inteira responsabilidade dos autores.


Clique Aqui para fazer o download do modelo de pôster.

Clique Aqui para fazer o download do modelo de slide para apresentação oral.

Clique Aqui para fazer o download do modelo de Artigo Completo (Arquivo 1)

Clique Aqui para fazer o download do modelo de Artigo Completo (Arquivo 2)


Confira abaixo as regras/normas de submissão via iCongresso e em seguida clique no link ÁREA DE INSCRIÇÃO para iniciar seu cadastro e enviar seu texto. Estas regras também estão disponíveis para leitura no iCongresso.


Instruções para submissão de trabalhos via iCongresso.

- O sistema iCongresso permite a submissão e o acompanhamento “online” da avaliação dos trabalhos. Após o encerramento da fase de submissão os autores não poderão enviar/substituir o arquivo do trabalho. Finalizado o processo de avaliação os autores poderão consultar quais trabalhos foram aprovados, podendo imprimir a tabela resumo.

- Ao se cadastrar, os autores devem informar um e-mail e uma senha para ter acesso a uma área restrita e segura que permitirá enviar os seus trabalhos científicos e, posteriormente, gerar a sua inscrição para o Congresso. É importante que após a submissão o autor verifique se o texto está gravado na base de dados e se está abrindo corretamente. A SOBER chama a atenção de que aproximadamente 10% dos artigos enviados todos os anos apresentaram problemas; então  sugere-se cuidado precioso com o processo de envio.

Após o encerramento das submissões em 06 de abril de 2014 não será mais possível enviar/substituir o arquivo com o trabalho completo. A partir desta data, só serão aceitas correções nos nomes (por exemplo: colocou “Balsade”, mas o correto é “Balsadi”) ou ordem dos autores, indicação de apresentador e filiação institucional. Assim, não deixe a submissão para a última hora, pois podem ocorrer congestionamentos e os erros não poderão ser corrigidos.  Sob nenhuma condição se aceitará a inclusão ou exclusão de autor(es) após o encerramento da submissão de artigos. Portanto, novamente certifique-se de que todo o processo de envio do artigo seja feito corretamente, com o(s) devido(s) autor(es) compondo o artigo.

- Os dados pessoais cadastrados devem ser preenchidos com bastante atenção, pois eles servirão para a publicação dos trabalhos científicos no CD-ROM, impressão da programação de apresentação e para gerar sua inscrição no evento (crachá, recibo e certificados). Após o encerramento do prazo de submissão ainda poderão ser corrigidos erros de digitação, filiação institucional, ordem de autores etc. O prazo final para essas correções será divulgado oportunamente.

- Certifique-se de que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos submetidos e ao evento serão enviadas para ele.

- O CPF é um campo de identificação do autor principal e dos coautores (no caso de estrangeiro é o número de passaporte). O seu preenchimento é obrigatório para todos. A SOBER não se responsabiliza por problemas de submissão causados pela falta de CPF e número de passaporte do autor ou do(s) coautor(es) e não acatará reclamações posteriores.

- Certifique-se de que os campos resumo e palavras-chaves estão corretamente preenchidos. As palavras-chaves serão essenciais para a alocação correta dos trabalhos selecionados nas mesas de apresentação, permitindo o debate entre os autores.

- Os autores devem se certificar de que indicaram corretamente o GT em que a pesquisa se encaixa, artigos alocados erroneamente podem ser recusados pelos avaliadores por não se encaixarem nos quesitos da avaliação. A SOBER não procederá a reclassificação de trabalhos.

- Grave os arquivos (Arquivo 1 e Arquivo 2) com seu texto completo no site e após o término da operação retorne e confira se o upload foi realizado com sucesso. A falta dos arquivos ou qualquer incorreção nos arquivos impossibilitará a avaliação. Não serão aceitos arquivos enviados por outros meios para gravação “a posteriori” no iCongresso. Artigos com os dados do(s) autor(es) no Arquivo 1não serão avaliados, bem como artigos que possibilitem identificação do(s) autor(es) – exemplo, com uma nota de rodapé que identifique o número do Projeto de Pesquisa numa instituição de fomento. Recomenda-se, nestes casos, fazer simples menções como: “Este trabalho recebeu apoio do CNPq.”, “Este trabalho recebeu apoio do CAPES.”, etc.

LEMBRE-SE: não é necessário fazer um cadastro para trabalhos científicos e outro para inscrição no evento. Após a divulgação Lista dos Artigos Aprovados para Apresentação, um dos autores deve acessar o iCongresso e emitir o boleto de pagamento da inscrição.

Os coautores que também forem comparecer ao Congresso devem fazer um cadastro para inscrição como participante.


Um dos autores deve ser sócio da SOBER, tendo pago a anuidade de 2014 até a data de submissão do trabalho. Para isto, o sócio deve acessar o site da SOBER e emitir o boleto de pagamento. Para facilitar o controle por parte da organização sugerimos que o Sócio seja preferencialmente o primeiro autor e que ele acesse o iCongresso e faça a submissão do trabalho.


Para melhor programação dos participantes do Congresso da SOBER, a divulgação da Programação de Apresentação dos Trabalhos será feita no início do mês de julho, haja vista o elevado número de artigos que a SOBER vem recebendo em seus Congressos, o calendário de avaliação blindreview que este sistema requer, e o prazo para pagamento dos trabalhos aprovados e de sua conferência.


A ordem, local e data de apresentação dos trabalhos aprovados ao 52º Congresso da SOBER serão determinadas pela Coordenação Científica do Congresso com base nas sugestões dos Coordenadores de GT, que realizam esta organização por sessões temáticas que obedecem a critérios de classificação por afinidades de assuntos. A Coordenação Científica da SOBER não procederá, sob hipótese alguma, ao remanejo dos horários determinados para apresentação dos trabalhos. A SOBER espera que o seu congressista, com trabalho aprovado, se programe para participar do Congresso como um todo, aproveitando o máximo possível deste qualificado fórum científico. A SOBER não emitirá nenhuma resposta, seja via email e/ou por telefone, para contestações que indaguem sobre o teor deste parágrafo.

ENVIO DE TRABALHOS

  •  

     
  • Direção e realização

    Direção e realização
  •  

     
  •  
  •  

     
  • Patrocinadores do evento

    Patrocinadores do evento
  •  

     
  •  

    Patrocinadores dos prêmios

  • cepea

    cepea
  • alfa

    alfa
  • ceasa

    ceasa
  • cfa

    cfa
  • corecon

    corecon
  • ea

    ea
  • fapeg

    fapeg
  • fieg

    fieg
  • funape

    funape
  • funtec

    funtec
  • goias

    goias
  • nead

    nead
  • ocb

    ocb
  • ppagro

    ppagro
  • proec

    proec
  • segplan

    segplan
  • ufln

    ufln
  • ufv

    ufv
  • unioeste

    unioeste
  • unirv

    unirv
  • vulcano

    vulcano
  •  

    Apoio

  • senar

    senar
  • faeg

    faeg
  • sebrae

    sebrae
  • itarget

    itarget
  •  
    iTarget