53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: “Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento”53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

Prêmios

Clique aqui e confira a Relação dos Trabalhos Premiados

ENVIO DE TESES

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA CONCESSÃO DOS PRÊMIOS DA SOBER 2015

Dos Prêmios:

A SOBER, no decorrer de seus anos de existência, institucionalizou os seguintes Prêmios que são concedidos anualmente aos trabalhos selecionados nas áreas de Economia, Administração e Sociologia Rural:

1. PRÊMIO SCHUH: concedido à Melhor Dissertação de Mestrado em Economia Rural. Patrocinado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da ESALQ/USP.

2. PRÊMIO NEAD/SOBER: concedido à Melhor Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural. Patrocinado pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural.

3. PRÊMIO PROF. GUARACY VIEIRA: concedido à Melhor Dissertação de Mestrado em Administração Rural. Patrocinado pelo PPGA da Universidade Federal de Lavras – MG.

4. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA: concedido à Melhor Tese de Doutorado em Sociologia Rural. Patrocinado pelo Prof. José Graziano da Silva.

5. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES: concedido à Melhor Tese de Doutorado em Economia Rural. Patrocinado pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa.

6. PRÊMIO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO – concedido à Melhor Tese de Doutorado em Administração Rural. Patrocinado pelo Conselho Federal de Administração.

7. PRÊMIO MOACIR PIFFER DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MOPIC): concedido ao Melhor Trabalho de Iniciação Cientifica, apresentado no Congresso anual da SOBER. Patrocinado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo.

8. PRÊMIO RUY MILLER PAIVA: concedido ao Melhor Artigo publicado na Revista da SOBER (RESR) no último ano acadêmico. Patrocinado pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural.

9. As inscrições para os seis primeiros prêmios serão feitas mediante uma carta de encaminhamento, pelo Programa de Pós-Graduação, assinada pelo responsável pelo Programa ou pela Coordenação do Curso em que as teses ou dissertações tenham sido produzidas, respeitado os prazos estipulados. Nesta deverá conter a identificação do trabalho (Instituição e Programa onde foi produzido, título, autor, orientador, membros da banca examinadora e data da defesa) e em qual Prêmio o trabalho está sendo inscrito. Não será necessário o preenchimento da ficha de inscrição.

 

Dos Objetivos:

10. A concessão dos referidos prêmios objetiva reconhecer publicamente e incentivar a produção de dissertações, teses, artigos científicos e trabalhos de iniciação científica junto aos Centros Nacionais de Pesquisas e Pós-Graduação do País e Instituições de Ensino Superior, que se dedicam a temas relacionados com a economia, a sociologia e a administração rural.

 

Das Participações:

11. Aos seis primeiros prêmios podem concorrer teses e dissertações dos Centros Nacionais de Pós-Graduação, ao sétimo prêmio podem concorrer os trabalhos que tiverem vínculo institucional comprovado com Programas de Iniciação Científica de IES brasileiras, seja de âmbito público federal, estadual ou municipal, seja de âmbito privado. Deve-se observar a condição de que os temas sejam diretamente relacionados com a economia, a sociologia e a administração rural. Os prêmios serão concedidos aos autores, fazendo-se menção explícita aos professores-orientadores dos estudantes vencedores, quando da divulgação dos resultados.

12. Somente serão consideradas as teses ou dissertações que tenham sido defendidas no período de 12 meses que antecede o prazo da entrega das teses que pretendem fazer parte do Congresso Anual da SOBER. No caso do Prêmio MOPIC, serão considerados os trabalhos submetidos para apresentação na sessão pôster, aprovados e apresentados no Congresso Anual da SOBER. Para o Prêmio Ruy Miller Paiva, serão considerados os artigos publicados na Revista de Economia, Administração e Sociologia Rural (RESR) nos quatro números do ano anterior ao da realização do Congresso Anual da SOBER.

13. O trabalho concorrente ao Prêmio MOPIC pode estar em andamento (evidenciando seus principais resultados preliminares) ou finalizado (evidenciando seus principais resultados finais). Deverá ter somente autoria e coautoria (neste caso do professor orientador) e requer que pelo menos um de seus autores seja filiado à SOBER e sua apresentação requer a inscrição no Congresso.

14. Cada Centro Nacional de Pós-Graduação poderá participar somente com uma tese ou dissertação para cada um dos seis primeiros prêmios, sendo de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação a seleção das teses e/ou dissertações a serem inscritas no concurso. No caso do prêmio MOPIC não há limitação por IES.

 

Dos Critérios para Julgamento:

15. As inscrições para os seis primeiros prêmios serão feitas mediante o preenchimento, pelo Programa de Pós-Graduação, da ficha de inscrição disponível no site do congresso, anexando uma carta de encaminhamento assinada pelo responsável pelo Programa ou pela Coordenação do Curso em que as teses ou dissertações tenham sido produzidas, respeitado os prazos estipulados. Nesta deverá conter a identificação do trabalho (Instituição e Programa onde foi produzido, título, autor, orientador, membros da banca examinadora e data da defesa). Posteriormente, o Programa receberá o link, login e senha para enviar os trabalhos via sistema iCongresso. O tamanho máximo permitido para cada arquivo é de 5 MB. No caso do Prêmio MOPIC, as inscrições serão feitas mediante a submissão do trabalho para apresentação na sessão pôster do Congresso Anual da SOBER, através do Sistema de Envio de Artigos, disponível em website do referido Congresso e efetivamente aprovado e apresentado na sessão pôster. A comprovação da condição de Trabalho de Iniciação Científica seráconferida mediante carta assinada pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação ou pelo Coordenador de Graduação da IES que o trabalho submetido [necessário nesta carta o título, autoria e coautoria, neste caso, do professor orientador do trabalho, e os respectivos RG, CPF, telefones e e-mails] resulta de atividade de iniciação científica institucionalizada. Esta carta deve ser enviada eletronicamente à Comissão Científica do Congresso Anual da SOBER preferencialmente após o ato de submissão do trabalho no Sistema de Envio de Artigos do referido Congresso. Os dias e horários da apresentação dos trabalhos de iniciação científica estarão expostos na Programação do Congresso, sendo os dias reservados para esta finalidade a segunda-feira ou terça-feira, para que a entrega do Prêmio seja efetivada no dia 29 de julho de 2015. Os artigos publicados nos quatro números da revista da SOBER no ano de referência considerado no item 8 concorrerão automaticamente ao Prêmio Ruy Miller Paiva.

16. A Comissão Julgadora de cada prêmio, para a seleção dos vencedores, tomará como base um roteiro para análise e avaliação dos Prêmios SOBER2015, considerando os temas centrais e seus itens. Os temas centrais são: (a) Equilíbrio do Trabalho; (b) Qualidade Acadêmica; (c) Qualidade do Texto e (d) Relevância do Trabalho. A nota final será ponderada, sendo que a avaliação (a) representa 3%; (b) 10%; (c) 4% e o tema (d) será ponderado por 3%. A média final será expressa pela fórmula:

(3a + 10b + 4c + 3d) /20

 

Das Comissões Julgadoras:

17. Serão constituídas Comissões Julgadoras, uma para cada prêmio. Cada Comissão será constituída de no mínimo 3 (três) membros, os quais serão convidados pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. A SOBER indicará, também, o Coordenador de cada Comissão. No caso do Prêmio MOPIC a comissão julgadora será composta pelo (a) Coordenador (a) do Grupo de Trabalho de Iniciação Científica (como Coordenador da Comissão), Coordenador Científico Titular da SOBER e o(s) coordenador (es) científico(s) adjunto(s) do Congresso.

18. Os componentes das Comissões Julgadoras serão preferencialmente indivíduos pertencentes ao quadro de associados da SOBER e com atuação acadêmica e científica em nível de pós-graduação.

19. Em cada comissão, cada trabalho será avaliado por, no mínimo, três examinadores. É vedado um examinador avaliar a dissertação ou tese enviada pelo seu Programa de Pós-Graduação, assim como é vedado um examinador avaliar o trabalho de iniciação científica submetida pelo seu Programa de Pós-Graduação ou Colegiado de Curso de Graduação.

20. Os examinadores atribuirão notas para cada trabalho em uma planilha disponível no sistema iCongresso. As notas serão atribuídas conforme a expressão especificada no item 15.  Para os Prêmios MOPIC e Ruy Miller Paiva, os avaliadores receberão a planilha onde atribuirão as notas e estas planilhas serão arquivadas na Secretaria da SOBER.

21. Os pesquisadores componentes das Comissões Julgadoras não poderão fazer parte de comissões onde estejam sendo julgados trabalhos de sua autoria ou desenvolvidos sob sua orientação.

22. Não serão divulgados, antecipadamente, os nomes dos membros das Comissões Julgadoras. Entretanto, a Secretaria da SOBER arquivará os relatórios finais das Comissões, os quais poderão ser consultados pelos interessados após a divulgação dos resultados.

 

Dos Prazos:

23. Os Centros de Pós-Graduação deverão inscrever a tese e/ou dissertação selecionada até o dia 30 de abril de 2015.

Para os trabalhos de Iniciação Científica, não é necessário uma submissão específica para o prêmio. Conforme já mencionado, todo trabalho de Iniciação Científica, devidamente comprovada como tal, apresentado no Congresso é potencial candidato ao prêmio MOPIC. Dessa forma, o prazo de submissão será até o dia 10 de abril de 2015, por meio do Sistema de Envio de Artigos, como os demais trabalhos participantes do Congresso.

Observação importante: a comprovação da condição de trabalho de Iniciação Científica será conferida mediante carta assinada pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação ou pelo Coordenador de Graduação da IES, atestando que o trabalho resulta de atividade de Iniciação Científico institucionalizado [necessário nesta carta o título, autoria e coautoria, neste caso, do professor orientador do trabalho, e os respectivos RG, CPF, telefones e endereços residencial e comercial]. Esta carta deve ser enviada eletronicamente ao Coordenador do Grupo de Trabalho 13 (Trabalhos de Iniciação Científica), Prof. Ricardo Bruno Nascimento dos Santos (UFPA-PA) utilizando o e-mail ricardobns@ufpa.br até o dia30 de abril de 2015. Todo trabalho que não tenha essa carta de confirmação não será considerado na avaliação.

As Comissões Julgadoras terão até o dia 30 de junho de 2015 para apresentar os relatórios finais. Os resultados finais serão divulgados durante o Congresso da SOBER, que este ano ocorrerá na cidade de João Pessoa-PB.

 

DA PREMIAÇÃO

24. Serão premiados os primeiros colocados em cada Prêmio, com diploma e o valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais).

25. No caso do Prêmio MOPIC será premiado o primeiro colocado com diploma e o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais).

26. Eventualmente a SOBER poderá conceder diplomas de “Honra ao Mérito”, por recomendação das Comissões Julgadoras, aos autores que, embora não premiados, apresentem dissertações, teses, trabalhos de iniciação científica e artigos de real valor técnico-científico.

27. A cerimônia de premiação será realizada no dia 29 de julho de 2015, na cidade de João Pessoa-PB, por ocasião da realização do 53º Congresso da SOBER.

 

Outras Condições:

28. Os trabalhos premiados serão divulgados no site da SOBER, com o objetivo de valorizar e disseminar os trabalhos acadêmicos e temas abordados e será editado um número especial da Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR) com os artigos produzidos dessas premiações.

29. A SOBER não se responsabilizará pela locomoção dos vencedores e/ou dos professores orientadores para participarem da cerimônia de recebimento dos respectivos prêmios.

30. A inscrição dos trabalhos implica a total aceitação e adesão a este Regulamento por parte dos candidatos e dos Centros de Pós-Graduação.

31. Os casos omissos neste Regulamento serão analisados pela coordenação geral dos prêmios e pela coordenação científica do congresso da SOBER.

ENVIO DE TESES

Realização

  •  

    Patrocínio

  •  

    Apoio

  • apoio

    apoio
  •  
    iTarget