Lançamento de Livros

 

Clique aqui e confira os procedimentos para inscrição de propostas de lançamento de livros

54º Congresso da SOBER, 2016
SESSÃO DE LANÇAMENTO DE LIVROS

 

Clique aqui e confira a programação de lançamentos de livros

LIVRO 1

Título: A dinâmica do desenvolvimento econômico no Amazonas: desafios e perspectivas
Autor(es): Neuler André Soares de Almeida
Editora: Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA)
Ano: 2015
Número de páginas: 216 p.
Dimensões: 17 x 23 cm
ISBN: 978-85-7401-762-4

Breve resumo da obra
Nesta obra pode-se evidenciar a importância e a densidade dos assuntos abordados, fruto de mais de dez anos de pesquisa acadêmica trazendo à tona o debate acerca da temática do desenvolvimento sustentável e os caminhos que já foram percorridos através dos programas e projetos de desenvolvimento como o Polo Industrial de Manaus (PIM), o Terceiro Ciclo e a Zona Franca Verde (ZFV), além do leque de oportunidades de sucesso tanto econômico como social que se abre com o desenvolvimento dos bionegócios, da valoração econômica dos recursos ambientais e dos avanços do setor de serviços na região.

Capa

LIVRO 2

Título: Desenvolvimento, mercados e agricultura familiar: uma abordagem institucional da pobreza rural
Autor(es): Clério Plein
Editora: Editora CRV
Link do livro na Editora CRV: https://www.editoracrv.com.br/index.php?f=produto_detalhes&pid=31603
Ano: 2016
Número de páginas: 301
Dimensões: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-444-0834-6

Breve resumo da obra
O livro investiga a estrutura e dinâmica dos mercados acessados pelos agricultores familiares numa das regiões mais pobres do estado do Paraná. Através das contribuições do economista institucional Douglass North, agregando elementos da Sociologia Econômica, e, de uma intensa pesquisa de campo, faz uma análise institucional do desenvolvimento rural, com ênfase em três dinâmicas de troca mercantil (leite, plantas medicinais e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PAA). Demonstra de que forma as instituições interferem (motivando ou restringindo) no funcionamento dos mercados e estabelece a sua relação com a pobreza rural.

Capa

LIVRO 3

Título: Pan-Amazônia visão histórica, perspectivas de integração e crescimento
Autor(es): Osiris M. Araújo da Silva e Alfredo Kingo Oyama Homma
Editora: Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM)
Ano: 2015
Número de páginas: 519
Dimensões: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-69887-00-3
Versão digital da obra disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Alfredo_Homma/contributions>

Breve resumo da obra
Este livro nos traz uma coletânea de 23 artigos sobre a Amazônia que apresentam um quadro atual e amplo sobre a região, abrangendo as áreas da geografia, história, cultura, tecnologia, política, segurança nacional, logística e meio ambiente, não apenas no Brasil, mas também em outros países amazônicos como Colômbia, Peru e Equador. Acreditamos que, ao concluir a leitura do livro, o leitor terá melhor compreensão das transformações e impactos que as mudanças recentes na ciência, na política e no clima estão trazendo para a Região Amazônica. Terá aprendido sobre numerosas ações de desenvolvimento que têm sido implementadas e sobre pesquisas científicas que têm sido realizadas por estudiosos da região para entender nossas potencialidades. O leitor testemunhará também as dificuldades em conceber políticas públicas para um território tão vasto e heterogêneo. Por outro lado, perceberá como o interesse e o valor da região crescem como uma das últimas fronteiras do planeta a ser estudada e compreendida.
Capa

LIVRO 4

Título: Quarenta anos de etanol em larga escala no Brasil: desafios, crises e perspectivas
Autor(es): Gesmar Rosa dos Santos, Carlos Eduardo Vian, Pery Francisco Assis Shikida e outros
Editora: IPEA
Ano: 2016
Número de páginas: 315 p.
Dimensões: 17 x 23 cm
ISBN: 978-85-7811-269-1

Breve resumo da obra
A publicação trata da evolução da agroindústria sucroenergética no Brasil nos últimos quarenta anos, desde a implantação do Programa Nacional do Álcool (Proálcool). Os 28 autores abordam mudanças conjunturais e estruturais, desafios nos ambientes de produção e no arranjo institucional e organizacional, bem como as transformações do setor. Entre os desafios estão: a elevação dos custos de produção, atrasos na adoção de tecnologias, baixa produtividade agrícola em dadas regiões, equívocos/atrasos da intervenção do Estado, a difícil concorrência com a gasolina e os desequilíbrios entre os elos agricultura, indústria e distribuição. Particular atenção é dada às crises enfrentadas e suas causas, incluindo-se as interfaces entre as políticas públicas e a dinâmica produtiva. No capítulo final faz-se a consolidação de desafios e perspectivas, apresentando-se diretrizes para políticas e ações privadas tendo em vista a necessidade de se estruturar uma política para a biomassa energética e para o etanol em particular.

Capa

LIVRO 5

Título: Caminhos trilhados e desafios da educação superior no Brasil
Organizador(es): Paulo Tafner, Hamilton Tolosa, Léo da Rocha Ferreira e Carolina Botelho
Editora:  Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – EDUERJ
Ano de publicação: 2016
Número de páginas:  444 p.
Dimensões:  18 x 24 cm
ISBN:  978-85-7511-357-8

Breve resumo da obra

O seu principal objetivo é informar ao leitor sobre o complexo cenário do ensino superior no Brasil, fornecendo dados relevantes e informações inéditas, sempre com a preocupação de narrar, de forma e simples e direta, as mudanças pelas quais passou o sistema educacional brasileiro ao longo de vários anos, suas principais limitações e seus graves desafios. Neste sentido, o livro pode ser considerado um trabalho de atualização do conhecimento empírico e analítico sobre o sistema educacional do Brasil, especialmente, em seu nível superior, incluindo uma indispensável dimensão de comparação internacional. Visto ser a educação superior um investimento que a sociedade faz em seu futuro, a pergunta sempre presente é se os recursos públicos e privados são bem utilizado? Estas são as questões centrais que este livro procura responder.
Capa

LIVRO 6

Título: Agricultura, transformação produtiva e sustentabilidade
Organizador(es): José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho e José Garcia Gasques
Editora: IPEA
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: a confirmar.
Dimensões: a confirmar.
ISBN: a confirmar.

Breve resumo da obra

A agricultura brasileira vem passando por importantes transformações desde a década de 1960. O Brasil deixou de ser importador líquido de alimentos para se tornar um dos maiores exportadores mundiais. O agronegócio representa mais da metade do saldo na balança comercial, um terço do produto interno bruto (PIB) e parcela significativa dos empregos na economia. A “revolução verde” que aconteceu no país esteve associada a um conjunto de fatores, os quais influenciaram na construção de um ambiente institucional favorável à inovação e à adaptação de tecnologias. Pesquisas de melhoramento genético foram realizadas para se adaptar a produção ao clima tropical, bem como para ampliação da produtividade agrícola e pecuária. No início da década de 1970, houve a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, consequentemente, a expansão da fronteira agrícola para o Cerrado no Centro-Oeste, uma região considerada até então imprópria ao cultivo. Mais recentemente, desde os anos 1990, tem-se verificado a incorporação do Cerrado nordestino à produção. Nos últimos quinze anos, o desenvolvimento de sementes melhoradas que integram ciclos produtivos mais curtos possibilitou o aumento produtivo da “safrinha” (ou “segunda safra”) em várias regiões, multiplicando o potencial produtivo do país. A biotecnologia é, portanto, essencial nesse processo, que busca maior produção com utilização mais eficiente dos recursos naturais. Agricultura, transformação produtiva e sustentabilidade é um livro resultante do esforço de pesquisadores que contribuem para o entendimento destas mudanças, as quais se iniciaram no passado e ainda permanecem em curso. A coletânea reúne trabalhos que detalham o novo padrão produtivo e de acumulação de capital. No Brasil, a modernização é relativa, pois existem imperfeições de mercado que atrapalham a disseminação de novas tecnologias, o que requer repensar a extensão e a educação rural, de modo que se possa ampliar a capacidade de absorção tecnológica dos agentes. Não há dúvidas de que a evolução do setor agropecuário colabora tanto em termos econômicos quanto em questões concernentes à sustentabilidade ambiental. Os temas aqui propostos buscaram seguir a lógica de forma a compreender a riqueza produtiva no agronegócio. Desejamos a todos uma boa leitura!
Capa
livro-6

LIVRO 7

Título: Cacau, riqueza de pobres
Organizador(es): Francisco Mendes Costa, Naisy Silva Soares
Editora: Editus
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 286
Dimensões: 15 x 22 cm
ISBN: 978-85-7455-401-3

Breve resumo da obra

O objetivo principal da obra é debater as limitações da cacauicultura, impedida de atingir elevadas taxas de desenvolvimento sustentável das regiões produtoras. O texto contém onze artigos. Os três primeiros são ensaios literários e os demais artigos científicos, a saber: Cacau, riqueza de pobres; Da fazenda ao chocolate; A formação da burguesia cacaueira; Competitividade na cadeia produtiva do cacau na Bahia em diferentes sistemas de produção; Efeito da taxa de câmbio do Brasil e do dólar sobre os preços do cacau; Análise de previsão do preço do cacau através de uma série univariada de tempo: uma abordagem utilizando o método ARIMA; Oferta de exportação do cacau do Brasil; Desempenho exportador do segmento cacau no Brasil; A estratégia de diferenciação como perspectiva de mercado para o cacau fino; Desempenho do comércio brasileiro de cacau no Mercosul, de 1990 a 2011; Estado e economia: uma análise da Região Cacaueira da Bahia.
Capa
livro-7

LIVRO 8

Título: Propriedade intelectual e inovações na agricultura
Organizador(es): Antônio Márcio Buainain, Maria Beatriz Machado Bonacelli e Cássia Isabel Costa Mendes
Editora: CNPq, FAPERJ, INCT/PPED, IdeiaD
Ano de publicação: 2015
Número de páginas: 384
Dimensões: 25,5 cm
ISBN: 978-85-5731-000-1
Versão digital da obra disponível em: http://itpack31.itarget.com.br/uploads/sob/arquivos/PI_e_Inovacoes_na_Agricultura_web.pdf

Breve resumo da obra

Em dezembro de 2015 um artigo do Jornal inglês Financial Times – The Fortune Hunters (Caçadores de Fortuna) – apontou para as oportunidades de negócio existentes no mercado brasileiro, ainda que em momento de reconhecida dificuldade econômica. Um dos setores promissores, de acordo com a matéria, continua sendo o agronegócio. Para um neozelandês que veio desbravar terras no norte da Bahia, o Brasil é um Biological Ferrari (uma Ferrari Biológica). Essa vocação do país poderia fazer parte exclusivamente de uma fatalidade geográfica, haja vista sua dimensão territorial e o fato de reunir condições que favoreçam a exploração de vastos recursos naturais. No entanto, a estória de sucesso do negócio no campo agrícola não é fruto de uma equação positiva totalmente ofertada pela mãe natureza. O presente livro aponta para outros fatores que vão além da terra, da fauna e da flora e que levaram à construção de um sistema de inovação dedicado ao setor. Oferece uma análise densa e rica de como estratégias de políticas públicas e de negócios levaram o Brasil à condição de líder global de produção de grãos. O agronegócio para o Brasil é atividade exercida a partir de um mapa global, necessitando, dessa forma, adequar-se às condições e às regras de um jogo complexo em que a conquista de mercado termina ancorada na capacidade de agregar valor a partir da “inovação”. Nesse contexto, o entendimento e o uso do sistema de propriedade intelectual apresenta-se como elemento fundamental para a estratégia de negócio da cadeia produtiva. Ao reunir estudos que discorrem sobre a utilização de diferentes mecanismos de proteção pelo setor agrícola brasileiro, os editores de “Propriedade Intelectual e Inovações na Agricultura” oferecem um panorama bastante amplo dos desafios institucionais para incorporar a proteção e a gestão de intangíveis como aspectos relevantes para competitividade. Trata-se de leitura obrigatória não só aos que queiram analisar o papel do sistema de PI no setor agrícola brasileiro, mas também para os que buscam conhecer o uso de proteção de conhecimento no contexto de estratégias de inovação em esferas que vão além da reflexão setorial.
Capa
livro-8

LIVRO 9

Título: Construção de mercados e agricultura familiar: desafios para o desenvolvimento rural
Organizador(es): Flávia Charão Marques, Marcelo Antonio Conterato e Sergio Schneider
Editora: Editora da UFRGS
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 416
Dimensões: 16 x 23cm
ISBN: 978-85-386-0297-2

Breve resumo da obra

Mercados não constituem um tema novo, mas as perspectivas e abordagens apresentadas neste livro trazem críticas e contribuições de grande relevância para a compreensão das transformações e reconfigurações pelas quais os mercados agrícolas e agroindustriais vêm passando, suas relações com a agricultura familiar e com os processos de desenvolvimento rural. A ênfase dada para a diversidade dos mercados merece destaque. Alguns autores dos capítulos que compõem o livro partem do antagonismo entre “dois mundos”: um, caracterizado pelos mercados convencionais, dominantes, globais e com produtos padronizados; e o outro, caracterizado por mercados alternativos, localizados, enraizados, com produtos diferenciados.
Capa
livro-9

LIVRO 10

Título: Produção, Consumo e Abastecimento de Alimentos: desafios e novas estratégias
Organizador(es): Fabiana Thomé da Cruz, Alessandra Matte e Sergio Schneider
Editora: Editora da UFRGS
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 324
Dimensões: 16 x 23cm
ISBN: 978-85-386-0288-0

Breve resumo da obra

Produção, Consumo e Abastecimento de Alimentos: desafios e novas estratégias busca estimular reflexões sobre o modo como os alimentos e a alimentação podem promover novas relações, conexões e interações entre o rural e o urbano, entre agricultores, consumidores e gestores públicos, entre produção, distribuição e consumo. O propósito dos organizadores é que este livro proporcione reflexões que contribuam para que os alimentos e o abastecimento alimentar passem a ocupar lugar de maior destaque no planejamento regional, urbano e rural de tal forma que os mercados alimentares possam ser regulados e que o Estado passe a ter maior compromisso com a segurança alimentar e nutricional.
Capa
livro-10

LIVRO 11

Título: Superação da fome e da pobreza rural: iniciativas brasileiras
Autores: Caio Galvão de França, Vicente Penteado Meirelles de Azevedo Marques e Mauro Eduardo Del Grossi
Organizador(es): Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)
Editora: FAO
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 254
Dimensões: 17 x 24 cm
ISBN: 978-92-5-009056-6

Breve resumo da obra

A erradicação da fome e a diminuição da pobreza e desigualdades sociais têm rendido ao Brasil amplo reconhecimento internacional. Essas conquistas têm suscitado grande interesse pelas bem-sucedidas políticas públicas brasileiras de segurança alimentar e nutricional, dentre as quais se destacam o Programa Fome Zero, o Programa Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O interesse de muitos países, frequentemente, se traduz em demandas concretas para conhecer detalhes a respeito da elaboração e da operacionalização dos programas e das políticas brasileiras de inclusão social. A cooperação Sul-Sul trilateral desempenha, nesse contexto, função primordial, ao promover o intercâmbio horizontal, entre países em desenvolvimento, de boas práticas na área da segurança alimentar e nutricional. O livro – Superação da fome e da pobreza rural: iniciativas brasileiras – apresenta algumas das políticas públicas que contribuíram para que o Brasil saísse do mapa da fome da FAO. A publicação é um instrumento importante para a Cooperação Sul-Sul.
Capa
livro-11

LIVRO 12

Título: Global Bioethanol: Evolution, Risks, and Uncertainties
Autores: Sergio Luiz Monteiro Salles-Filho, Luis Augusto Barbosa Cortez, José Maria Ferreira Jardim da Silveira, Sergio Trindade
Organizador(es): Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)
Editora: Academic Press
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 276
Dimensões: 22,9 x 15,2 cm
ISBN: 978-0-12-803141-4

Breve resumo da obra

Global Bioethanol: Evolution, Risks, and Uncertainties offers a thorough examination of the uncertainties surrounding bioethanol in the future global energy mix. The book discusses several contributing factors by analyzing data from scientific, technical, and technological databases (patents, trademarks, scientific and technical publications) from different countries. The book also features original primary data about the industry’s efforts in R&D and innovation. As a result, the book identifies the trends for bioethanol, making it relevant for those involved in the field of bioenergy, such as professionals in industry, government, and consultancy, students, and those interested in the bioethanol supply chain or any of its particular stages, including feedstock production, conversion, economic aspects, and policy.
Capa
livro-12

LIVRO 13

Título: Matemática comercial e financeira: com aplicações de análise de investimentos por meio da HP-12C
Autores: Carlos Alberto Piacenti
Editora: Edunioeste
Ano de publicação: 2015 – dezembro
Número de páginas: 217
Dimensões: 23,5 x 16 cm
ISBN: 978-85-7644-300-1

Breve resumo da obra

Dividiu-se o livro em quatro módulos: no primeiro abordou-se a Matemática Comercial com conceitos e exercícios de proporcionalidade, percentagem, regra de três e operações sobre mercadorias. No segundo, os conceitos de juros simples, juros compostos, séries de pagamentos, descontos etc. No terceiro, os conceitos e exercícios de Análise de Investimento, com a aplicação do Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Tempo de Recuperação do Capital, entre outros, e no quarto apresentou-se, de forma prática, o uso dos conceitos anteriores na vida empresarial, como determinação do tempo de substituição de equipamentos, sistemas de amortizações e depreciação. Todos os capítulos e subcapítulos foram apresentados de forma a promover um aprendizado gradativo da matéria, respaldado por exemplos e por um conjunto de exercícios práticos e com respostas, sempre abordando uso das principais fórmulas da matemática financeira e o seu desenvolvimento na calculadora HP-12C.
Capa
livro-13

LIVRO 14

Título: Economia e desenvolvimento regional
Autores: Carlos Alberto Piacenti, Ednilse Maria Willers, Jandir Ferrera de Lima, Lucir Reinaldo Alves, Moacir Piffer, Paulo Henrique de Cezaro Eberhardt, Ricardo Rippel e Weimar Freire da Rocha Junior
Organizador(es): Carlos Alberto Piacenti, Jandir Ferrera de Lima e Paulo Henrique de Cezaro Eberhardt
Editora: PTI
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 204
Dimensões: 23,5 x 16 cm
ISBN: 978-85-98845-44-9 impresso | 978-85-98845-43-2 e-book

Breve resumo da obra

Pensar as dinâmicas das regiões exige uma abordagem abrangente, que incorpore não apenas o arcabouço teórico da economia, mas também a contribuição das demais disciplinas que compõem as ciências sociais e humanas. Os estudos sobre as regiões se tornam cada vez mais relevantes na medida que os impactos da atividade humana impõem consequências aos territórios. Se por um lado as atividades econômicas geram produto e renda, por outro modificam as relações sociais e, é aí, que a abordagem econômica se torna limitada para explicar essas transformações.
Capa
livro-14

LIVRO 15

Título: Indicadores do potencial de desenvolvimento endógeno dos municípios paranaenses no período 1999/2003
Autores: Carlos Alberto Piacenti
Editora: PTI
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 216
Dimensões: 23,5 x 16 cm
ISBN: 978-85-98845-45-6 impresso | 978-85-98845-46-3 e-book

Breve resumo da obra

O objetivo do estudo foi identificar, dentre os municípios paranaenses, aqueles considerados economicamente deprimidos e, assim, determinar seu potencial de desenvolvimento endógeno no período de 1999 a 2013. O estudo analisou três diferentes dimensões, que agregaram indicadores econômicos, sociais e institucionais. Utilizou-se a teoria do desenvolvimento endógeno, que pressupõe o protagonismo dos atores locais, interagindo em laços de cooperação territorial, constituindo, o capital social do município. Entende-se que esse capital social, atuando de forma conjunta com outras formas de capitais (capital humano, capital cívico), promove o desenvolvimento econômico do município. A pesquisa traçou o ranking de municípios economicamente deprimidos, conforme o grau do seu potencial de endogenia. As conclusões abrangeram cada uma das três dimensões e, de forma específica, a determinação do potencial de desenvolvimento endógeno dos municípios economicamente deprimidos. O estudo conclui que os municípios paranaenses classificados como economicamente deprimidos são também, por extensão, municípios que apresentam baixos indicadores de capital humano e de capital social.
Capa
livro-15

LIVRO 16

Título: Desenvolvimento Regional: uma discussão interdisciplinar
Autores: Airton Cardoso Cançado, Lauro Santos Pinheiro e Waldecy Rodrigues
Editora: Editora da Universidade Federal do Tocantins (EDUFT)
Ano de publicação: 2015
Número de páginas: 288
Dimensões: 15,5 x 22 cm
ISBN: 978-85-63526-83-0

Breve resumo da obra
Desenvolvimento Regional é um tema interdisciplinar em função de sua natureza complexa e da possibilidade de contribuições de diversas áreas, seja em pesquisas teóricas ou empíricas, com objetivo de relacionar o desenvolvimento a fatores endógenos e exógenos. Este livro foi produzido a partir desse contexto e busca contribuir para o debate sobre o desenvolvimento regional partindo de várias concepções e perspectivas interdisciplinares, para além da visão econômica. Na obra, que é resultado de esforços teóricos e empíricos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins, buscou-se discutir o desenvolvimento regional como eixo central, evidenciando fatores econômicos, sociais e políticos e apontando para possíveis políticas públicas transversais indutoras do desenvolvimento regional.
Capa
livro-16

LIVRO 17

Título: Hortas comunitárias de Maringá: um modelo de agricultura urbana
Autores: Ednaldo Michellon (Org.)
Editora: Clichetec
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 112
Dimensões:
ISBN: 978-85-8743-586-6

Breve resumo da obra
Esse livro – Hortas comunitárias de Maringá: um modelo de agricultura urbana – apresenta a saga da militância em prol da Agricultura Urbana, na esteira do esvaziamento histórico dos campos e aumento dos povoamentos urbanos. Ou seja, ele mostra como a humanidade que partiu do Éden e está cada vez mais chegando às cidades, está fazendo para aproveitar os espaços para produzir alimentos saudáveis. Esse processo tem sido viabilizado, especialmente, pelo Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana – CerAUP, ligado à Universidade Estadual de Maringá – UEM, que vem atuando desde 2008 em várias parcerias para implantar e dinamizar a AUP, juntamente com a Prefeitura Municipal de Maringá, que atua por meio do Programa Hortas Comunitárias. Assim, já implantaram mais de 30 empreendimentos urbanos, que buscam a inclusão social, renda, emprego, lazer, hortaterapia e a satisfação do Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável – DHAAS, presente na Constituição Brasileira desde 2010.
Capa
livro-17