Submissão

Normas de publicación de los trabajos en español, clic aquí!
Para dudas y más informaciones, contactar al siguiente e-mail: comisionlocal55sober.es@gmail.com

ATENÇÃO: NOVO PRAZO! O prazo limite para o envio dos trabalhos é: 02 de Abril de 2017 (Domingo) às 24 horas.

Um dos autores deve ser sócio da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), tendo pago a anuidade de 2017 até a data de submissão do trabalho. Para isto, o sócio deve acessar o site da SOBER e emitir o boleto de pagamento. Apenas o sócio com anuidade 2017 paga irá conseguir submeter os trabalhos para o Congresso 2017. Clique aqui para efetuar o pagamento da anuidade 2017!

 

1) Limitação de autores:

Cada pessoa poderá submeter no máximo 4 (quatro) artigos, tanto como autor quanto como co-autor. Além disso, o número máximo de autores por artigo é de 4 (quatro). Para a realização deste controle solicitamos o CPF de todos os autores no momento da submissão do texto via site. A falta desta informação impede a submissão do texto. No caso dos estrangeiros, vale a mesma regra de limitação de autores, porém é solicitado o número de passaporte.

2) Análise de trabalhos:

O artigo enviado para o 55º Congresso da SOBER será submetido, pelo sistema blind review, para a apreciação de, pelo menos, 2 avaliadores com expertise na área de cada Grupo de Trabalho. O sistema blind review garante idoneidade e rigor acadêmico ao processo de avaliação dos trabalhos. Os resultados finais dessa avaliação não serão passíveis de recurso ou contestações. Os artigos aprovados para o 55º Congresso da SOBER serão divulgados no site oficial do congresso em uma Lista dos Artigos Aprovados.

A SOBER não irá, sob nenhuma condição: (a) divulgar o nome dos avaliadores; (b) divulgar parecer; ou (c) atribuir nota individual para cada artigo aprovado ou reprovado no Congresso. A SOBER arroga-se o direito de não responder, por e-mail e/ou telefone, e sob nenhuma outra via, a eventuais solicitações de recurso e contestações acerca da avaliação de um trabalho submetido. O ato de submissão do trabalho é a concordância expressa com as regras do Congresso.

3) Regras de publicação dos trabalhos:

Caso o artigo seja aprovado, este somente passará a compor a Programação de Apresentação dos Trabalhos mediante o pagamento da inscrição no Congresso, cuja data limite (para o autor apresentador) é 02/06/2017. Em não se verificando este pagamento, o trabalho aprovado estará automaticamente excluído da Programação de Apresentação dos Trabalhos.

ATENÇÃO:

No caso de inscrições por Empenho ou depósito bancário, deve-se informar a secretaria da SOBER, por meio de email (sober@sober.org.br com cópia para COORDEN.CIENT.SOBER@gmail.com), até o dia 02/06/2017. Se as inscrições forem pagas por empenho ou depósito bancário e a SOBER não for informada até esta data limite, o trabalho aprovado não irá compor a Programação de Apresentação dos Trabalhos.

Os certificados (de apresentação de trabalhos, bem como o de participação no evento) ficarão disponíveis, em formato pdf, na área restrita de cada participante no sistema iCongresso em até 10 (dez) dias úteis após a realização do evento.

Os Anais do Congresso serão publicados em formato eletrônico, no site do evento, após a realização do mesmo. Para que o artigo selecionado venha a ser publicado nos Anais em formato eletrônico, obrigatoriamente deverá ter sido apresentado no Congresso, em data e local determinados pela Programação de Apresentação dos Trabalhos ou pelo agrupamento nas sessões especiais. Assim, somente serão publicados nos Anais do Congresso os trabalhos efetivamente apresentados, e não apenas aqueles que tenham sido selecionados e constem da programação do Congresso, ou tenham sido alocados nas sessões especiais.

A SOBER não procede, sob nenhuma condição, à devolução do pagamento da inscrição no Congresso. E tampouco realiza a transferência de inscrições quites entre congressistas.

4) Grupos de Trabalho:

No momento da submissão dos trabalhos, os próprios autores deverão classificar seus trabalhos em apenas um dos Grupos de Trabalho do evento (cujas ementas aparecem devidamente esclarecidas no campo “Grupos de Trabalho” no site do Congresso):

Grupo 1. Comercialização, Mercados e Preços.

Grupo 2. Economia e Gestão no Agronegócio.

Grupo 3. Comércio Internacional.

Grupo 4. Sistemas Agroalimentares e Cadeias Agroindustriais.

Grupo 5. Evolução e Estrutura da Agropecuária no Brasil.

Grupo 6. Agropecuária, Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Grupo 7. Agricultura Familiar e Ruralidade.

Grupo 8. Cooperativismo e Associativismo no Meio Rural..

Grupo 9. Extensão Rural e Políticas Sociais para o Campo.

Grupo 10. Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional.

Grupo 11. Trabalhos de Iniciação Científica.

 

A SOBER não procede nenhuma reclassificação ex post. Trabalhos em que não haja informação sobre o Grupo de Trabalho ao qual estão sendo submetidos serão excluídos do processo de avaliação.

5) Formas de Apresentação de Trabalhos:

Durante o Congresso, haverá apenas duas modalidades de apresentação dos trabalhos aprovados:

      • Sessão Oral. Neste tipo de apresentação, os trabalhos são apresentados oralmente em salas com projetor de multimídia. As sessões contarão com um responsável pela coordenação dos
        ATENÇÃO:Além de apresentar seu trabalho, cada apresentador deverá também debater um trabalho de sua sessão. Essa medida visa tornar as discussões ainda mais profícuas durante o congresso. A programação final do evento será divulgada indicando os respectivos debatedores de cada trabalho. Todos os artigos aprovados serão disponibilizados no site do evento para leitura prévia pelos debatedores.

 

  • Sessão Pôster. Neste tipo de apresentação, o pôster ficará exposto em espaço especialmente reservado para tal, em horário específico. Pelo menos um autor deverá estar presente durante o horário de exposição agendado para discutir e tirar dúvidas de pesquisadores interessados no tema. Os Trabalhos de Iniciação Científica obrigatoriamente deverão ser submetidos nessa categoria.

6) Formatos de Submissão dos Trabalhos:

No momento de submissão dos trabalhos os autores deverão escolher: (a) Grupo de Trabalho (um dentre os treze Grupos de Trabalho supracitados); e também (b) Forma de apresentação de Trabalho (uma dentre as duas modalidades supracitadas).

Os trabalhos deverão ser submetidos apenas em meio eletrônico em dois arquivos:

      • Arquivo 1 (para a avaliação em sistema de blind review). Contém apenas o trabalho completo, sem os nomes dos autores, sem a filiação institucional ou qualquer informação que permita aos avaliadores identificarem os autores.
      • Arquivo 2 (para compor os Anais do evento). Contém o trabalho completo, os nomes dos autores e suas filiações institucionais.

Os trabalhos a serem submetidos deverão conter o seguinte formato:

      1. Trabalhos para apresentação Oral
      • Título em português e inglês;
      • Resumo e Abstract, com até 2.000 caracteres;
      • Palavras-chave e keywords em número máximo de 5.
      • O tamanho máximo do artigo é de 20 páginas em espaçamento simples, incluindo resumo, tabelas, figuras, bibliografia etc.
      • O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deverá(ão) constar no Arquivo 1, apenas no Arquivo 2, conforme descrito acima. A identificação de autoria no Arquivo 1 implicará na recusa imediata do trabalho.
      • O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser digitado(s) no site. A ordem dos nomes indicada no site durante a submissão deverá ser a mesma que constará no Programa e no texto a ser gravado no Anais Eletrônico (Arquivo 2).
      • O resumo e o abstract deverão ser anexados ao site durante o processo de submissão, e também devem constar no arquivo com o texto completo.
      • Página formato A4 com margens laterais, superior e inferior de 2,5 centímetros.
      • Os arquivos devem estar em PDF com fonte Times New Roman, tamanho 12. Arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos pareceristas e serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.
      • Após a submissão não haverá a substituição de arquivos. Portanto tenha certeza de que o arquivo está correto e contém todas as exigências descritas acima.
      • Serão aceitos trabalhos escritos em português, espanhol ou inglês. As apresentações também poderão ser feitas nestes mesmos idiomas. Havendo mais de um texto em língua estrangeira por Grupo de Trabalho, os mesmos serão agrupados em sessões específicas. Ressaltamos que não haverá tradução simultânea nestas sessões.

 

      1. Trabalhos para apresentação na forma de Pôster
      • Título em português e inglês;
      • Resumo e Abstract, com até 1.000 caracteres;
      • Palavras-chave e keywords em número máximo de 5.
      • Resumo expandido com tamanho máximo de 4 páginas em espaçamento simples, incluindo tabelas, figuras e bibliografia.
      • O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deverá(ão) constar no Arquivo 1, apenas no Arquivo 2, conforme descrito acima. A identificação de autoria no Arquivo 1 implicará na recusa imediata do trabalho.
      • O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser digitado(s) no site. A ordem dos nomes indicada no site durante a submissão deverá ser a mesma que constará no Programa e no texto a ser gravado no Anais Eletrônico (Arquivo 2).
      • O resumo e o abstract deverão ser anexados ao site durante o processo de submissão, e também devem constar no arquivo com o texto completo.
      • Página formato A4 com margens laterais, superior e inferior de 2,5 centímetros.
      • Os arquivos devem estar em PDF com fonte Times New Roman, tamanho 12. Arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos pareceristas e serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.
      • Após a submissão não haverá a substituição de arquivos. Portanto tenha certeza de que o arquivo está correto e contém todas as exigências descritas acima.
      • Serão aceitos trabalhos escritos em português, espanhol ou inglês. As apresentações também poderão ser feitas nestes mesmos idiomas. Havendo mais de um texto em língua estrangeira por Grupo de Trabalho, os mesmos serão agrupados em sessões específicas. Ressaltamos que não haverá tradução simultânea nestas sessões.

 

Disponibilizamos no site o modelo para elaboração do artigo onde constam os dados e o logotipo do Congresso. Todos devem obrigatoriamente utilizar esse modelo, pois isto será essencial para padronização, elaboração e gravação dos arquivos no Anais Eletrônico.

Chamamos a atenção para o fato de que os trabalhos serão inseridos no Anais Eletrônico exatamente da forma como forem submetidos ao Congresso, sem revisão editorial e gráfica. Após o encerramento das submissões não será mais possível substituir o arquivo gravado no site. Assim, eventuais erros no arquivo, problemas de editoração ou de dados são de inteira responsabilidade dos autores.

 

 

7) Instruções para submissão de trabalhos via iCongresso:

Confira abaixo as regras/normas de submissão via iCongresso e em seguida clique no link ÁREA DE INSCRIÇÃO para iniciar seu cadastro e enviar seu texto. Estas regras também estão disponíveis para leitura no iCongresso.

      1. O sistema iCongresso permite a submissão e o acompanhamento “on line” da avaliação dos trabalhos. Após o encerramento da fase de submissão os autores não poderão enviar/substituir o arquivo do trabalho. Finalizado o processo de avaliação os autores poderão consultar quais trabalhos foram aprovados, podendo imprimir a tabela resumo.
      2. Ao se cadastrar os autores devem informar um e-mail e uma senha para ter acesso a uma área restrita e segura que permitirá enviar os seus trabalhos científicos e, posteriormente, gerar a sua inscrição para o Congresso. É importante que após a submissão o autor verifique se o texto está gravado na base de dados e se está abrindo corretamente. A SOBER chama a atenção para o fato de que, todos os anos, aproximadamente 10% dos artigos enviados apresentaram problemas, pelo que sugere especial atenção ao processo de envio.
      3. Após o encerramento das submissões não será mais possível enviar/substituir o arquivo com o trabalho completo. A partir desta data, tampouco serão aceitas correções nos nomes (por exemplo: colocou “Luis”, mas o correto é “Luiz”) ou ordem dos autores, indicação de apresentador e filiação institucional. Assim, não deixe a submissão para a última hora, pois podem ocorrer congestionamentos e os erros não poderão ser corrigidos.
      4. Sob nenhuma condição se aceitará a inclusão ou exclusão de autor(es) após o encerramento da submissão de artigos. Portanto, certifique-se de que todo o processo de envio do artigo seja feito corretamente, com o(s) devido(s) autor(es) compondo o artigo.
      5. Os dados pessoais cadastrados devem ser preenchidos com bastante atenção, pois eles servirão para a publicação dos trabalhos científicos no Anais Eletrônico, impressão da programação de apresentação, e para gerar sua inscrição no evento (crachá, recibo e certificados). Após o encerramento do prazo de submissão não poderão ser corrigidos erros de digitação, filiação institucional, ordem de autores etc.
      6. Certifique-se de que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos submetidos e ao evento serão enviadas para ele.
      7. O CPF é um campo de identificação do autor principal e dos co-autores (no caso de estrangeiro é o número de passaporte). O seu preenchimento é obrigatório para todos. A SOBER não se responsabiliza por problemas de submissão causados pela falta de CPF e número de passaporte do autor ou do(s) co-autor(es) e não acatará reclamações posteriores.
      8. Certifique-se de que os campos resumo e palavras-chaves estão corretamente preenchidos. As palavras-chaves serão essenciais para a alocação correta dos trabalhos selecionados nas sessões de apresentação, permitindo o debate entre os autores.
      9. Os autores devem se certificar de que indicaram corretamente o Grupo de Trabalho em que a pesquisa se encaixa, artigos alocados erroneamente podem ser recusados pelos avaliadores por não se encaixarem nos quesitos da avaliação. A SOBER não procederá à reclassificação de trabalhos.
      10. Grave os arquivos (Arquivo 1 e Arquivo 2) com seu texto completo no site e após o término da operação retorne e confira se o upload foi realizado com sucesso. A falta do arquivo ou qualquer incorreção no mesmo impossibilitará a avaliação.
      11. Não serão aceitos arquivos enviados por outros meios para gravação “a posteriori” no iCongresso. Artigos com os dados do(s) autor(es) no Arquivo 1 não serão avaliados, bem como artigos que possibilitem identificação do(s) autor(es) – exemplo, com uma nota de rodapé que identifique o número do Projeto de Pesquisa numa instituição de fomento. Recomenda-se, nestes casos, fazer simples menções como: “Este trabalho recebeu apoio do CNPq”, “Este trabalho recebeu apoio da CAPES”, etc.

 

 LEMBRE-SE:

      1. Não é necessário fazer um cadastro para trabalhos científicos e outro para inscrição no evento. Após a divulgação da Lista dos Artigos Aprovados para Apresentação, pelo menos um dos autores deve acessar o iCongresso e emitir o boleto de pagamento da inscrição no Congresso da SOBER. Esse autor deve ser sócio da SOBER, tendo pago a anuidade de 2017 para poder submeter o trabalho. Para isto, o sócio deve acessar o site da SOBER e emitir o boleto de pagamento. Clique aqui.
      1. Participante do Congresso da SOBER que pagarem inscrições por empenho ou depósito bancário precisam informar a SOBER através dos emails sober@sober.org.br e COORDEN.CIENT.SOBER@gmail.com até o dia 02/06/2017.
      1. Os co-autores que também forem comparecer ao Congresso, bem como os demais participantes que não desejem submeter trabalhos científicos, devem fazer um cadastro para inscrição como participante.
      1. Para melhor programação dos participantes do Congresso da SOBER, a divulgação da Programação de Apresentação dos Trabalhos será feita no início do mês de julho, haja visto o calendário de avaliação blind review que este sistema requer, e o prazo para pagamento dos trabalhos aprovados e de sua conferência.
      1. A ordem, local e data de apresentação dos trabalhos aprovados no 54º Congresso da SOBER serão determinadas pela Coordenação Científica do Congresso com base nas sugestões dos Coordenadores de Grupo de Trabalho, que realizam esta organização por sessões temáticas que obedecem a critérios de classificação por afinidades de assuntos. A Coordenação Científica da SOBER não permitirá nenhuma imposição e nem procederá, sob hipótese alguma, ao remanejo dos dias e horários determinados para a apresentação dos trabalhos, conforme orientação do Congressista, bem como a alteração de sua apresentação in loco. A SOBER espera que seu congressista, com trabalho aprovado, se programe para participar do Congresso como um todo, aproveitando o máximo possível deste qualificado fórum científico. A SOBER não emitirá nenhuma resposta, seja via e-mail, telefone e/ou qualquer outra via, para contestações que indaguem sobre o teor deste parágrafo.

 

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