Trabalhos

O sistema estará aberto para submissão de artigos de 17/12/2018 a 12/04/2019 (às 23:59 h).

1) Regra geral:
Pelo menos um dos autores deve ser sócio da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), tendo pago a anuidade de 2019 até a data de submissão do trabalho. A SOBER não procede, sob nenhuma condição, a devolução do pagamento da inscrição no Congresso. Tampouco realiza a transferência de inscrições quites entre congressistas.
O sócio deve acessar o site da SOBER e emitir o boleto de pagamento ou pagar no cartão de crédito, se esta função estiver disponível no site. Apenas o sócio com anuidade 2019 paga poderá submeter trabalhos para o Congresso 2019. Clique aqui para efetuar o pagamento da anuidade 2019.

2) Número máximo de trabalhos por autor:
O número máximo de autores por artigo é de 4 (quatro). Além disso, cada autor poderá submeter no máximo 4 (quatro) artigos, indiferentemente se autor ou co-autor [em se verificando a ocorrência de um número maior do que 4 (quatro) trabalhos para determinado autor, a SOBER cancelará este(s) trabalho(s), conforme data de submissão, não autorizando sua apresentação no Congresso e tampouco a publicação nos Anais]. Para a realização deste controle solicitamos o CPF de todos os autores no momento da submissão do texto via site. A falta desta informação impede a submissão do texto. No caso dos estrangeiros, que não tenham CPF, vale a mesma regra de limitação de autores, porém é solicitado o número de passaporte. 

3) Análise de trabalhos submetidos:
Todos os artigos enviados para o 57º Congresso da SOBER serão submetidos, pelo sistema blind review, para a apreciação de, pelo menos, 2 avaliadores com expertise na área de cada Grupo de Trabalho. O sistema blind review garante idoneidade e rigor acadêmico ao processo de avaliação dos trabalhos. Os resultados finais dessa avaliação não serão passíveis de recurso ou contestações. Os artigos aprovados para o 57º Congresso da SOBER serão divulgados no site oficial do Congresso em Lista dos Artigos Aprovados.
Sob nenhuma condição a SOBER irá: (a) divulgar o nome dos avaliadores; (b) divulgar parecer; ou (c) atribuir nota individual para cada artigo aprovado ou reprovado no Congresso. A SOBER avoca para si o direito de não responder, por e-mail e/ou telefone, e sob nenhuma outra via, a eventuais solicitações de recurso e contestações acerca da avaliação de um trabalho submetido. O ato de submissão do trabalho é a concordância expressa dos autores com as regras do Congresso.

4) Regras para publicação dos trabalhos:
Caso o artigo seja aprovado (divulgação dos resultados será feita até o dia 07/05/2019). Somente os trabalhos apresentados no evento serão publicados nos Anais.

ATENÇÃO:
No caso de inscrições por empenho ou depósito bancário, cada autor deve informar a secretaria da SOBER, por meio de e-mail (sober@sober.org.br com cópia para coorden.cient.sober2019@hotmail.com). Se as inscrições forem pagas por empenho ou depósito bancário e a SOBER não for informada até esta data limite, o trabalho aprovado não irá compor a Programação de Apresentação dos Trabalhos e não será publicado nos Anais.
Os certificados de participação no evento estarão disponíveis no site em formato .pdf, na área restrita de cada participante no sistema iCongresso em até 10 (dez) dias úteis após a realização do evento, os certificados de apresentação de trabalhos serão entregues ao final da apresentação.
Os Anais do Congresso serão publicados em formato eletrônico, no site do evento, após a realização do mesmo. Para que o artigo selecionado seja publicado nos Anais em formato eletrônico, deverá ter sido apresentado no Congresso, em data e local determinados pela Programação de Apresentação dos Trabalhos. Assim, somente serão publicados nos Anais do Congresso os trabalhos efetivamente apresentados (artigos de Sorgs também fazem parte dos Anais).

5) Grupos de Trabalho:
No momento da submissão dos trabalhos, os próprios autores deverão classificar seus trabalhos em apenas 1 (um) dos Grupos de Trabalho do evento (cujas ementas aparecem devidamente esclarecidas no campo “Grupos de Trabalho” no site do Congresso):

GT1. Mercados Agrícolas e Comércio Exterior

GT2. Instituições, governança e gestão do agronegócio

GT3. Evolução, estrutura e dinâmica dos complexos agroindustriais

GT4. Questão ambiental, agroecologia e sustentabilidade

GT5. Agricultura familiar e ruralidades

GT6. Cooperativismo, associativismo e outras formas de ação coletiva

GT7. Desenvolvimento rural, territorial e regional

GT8. Pesquisa, inovação e extensão rural

GT9. Questão agrária, governança de terras, políticas agrárias e assentamentos rurais

GT10. Trabalho, emprego e ocupações rurais

GT11. Abastecimento, segurança alimentar e nutricional e dinâmicas de consumo

GT12. Política agrícola e políticas públicas de desenvolvimento rural

GT13. Temas emergentes no agronegócio

A SOBER não procede nenhuma reclassificação ex post. Trabalhos em que não haja informação sobre o Grupo de Trabalho ao qual estão sendo submetidos serão excluídos do processo de avaliação.

6) Formas de Apresentação de Trabalhos:
Durante o Congresso, haverá apenas duas modalidades de apresentação dos trabalhos aprovados:

*Sessão Oral. Neste tipo de apresentação, os trabalhos são apresentados oralmente em salas com projetor de multimídia. As sessões contarão com um responsável pela coordenação das apresentações.

ATENÇÃO: Em nenhuma hipótese haverá a apresentação de um trabalho na Sessão Oral que não seja feita por um dos seus autores.

*Sessão Pôster. Neste tipo de apresentação, o pôster ficará exposto em espaço especialmente reservado para tal, em horário específico. Pelo menos um autor deverá estar presente durante o horário de exposição agendado para discutir e tirar dúvidas de pesquisadores interessados no tema.

ATENÇÃO: Em nenhuma hipótese haverá a apresentação de um trabalho na Sessão Pôster que não seja feita por um dos seus autores.

7) Formatos de Submissão dos Trabalhos:
No momento de submissão dos trabalhos os autores deverão escolher: (a) Grupo de Trabalho (um dentre os Grupos de Trabalho supracitados); e também (b) Forma de apresentação de Trabalho (uma dentre as duas modalidades supracitadas).
Os trabalhos deverão ser submetidos apenas em meio eletrônico em dois arquivos:

*Arquivo 1 (para a avaliação em sistema de blind review). Contém apenas o trabalho completo, sem os nomes dos autores, sem a filiação institucional ou qualquer informação que permita aos avaliadores identificarem os autores.

*Arquivo 2 (para compor os Anais do evento). Contém o trabalho completo, os nomes dos autores e suas filiações institucionais.

Os trabalhos a serem submetidos deverão conter o seguinte formato:

Trabalhos para apresentação Oral

  • Título em português e inglês;
  • Resumo e Abstract, com até 2.000 caracteres;
  • Palavras-chave e Keywords em número máximo de 5.
  • O tamanho máximo do artigo é de 20 páginas em espaçamento simples, incluindo resumo, tabelas, figuras, bibliografia etc.
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deverá(ão) constar no Arquivo 1, apenas no Arquivo 2, conforme descrito anteriormente. A identificação de autoria no Arquivo 1 implicará na recusa imediata do trabalho.
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser digitado(s) no site. A ordem dos nomes indicada no site durante a submissão deverá ser a mesma que constará no Programa e no texto a ser gravado nos Anais Eletrônicos (Arquivo 2).
  • O resumo e o abstract deverão ser anexados no site durante o processo de submissão, e também devem constar no arquivo com o texto completo.
  • Página formato A4 com margens laterais, superior e inferior de 2,5 centímetros.
  • Os arquivos devem estar em formato .pdf, com fonte Times New Roman, tamanho 12. Arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos pareceristas e serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.
  • Após a submissão não haverá a substituição de arquivos. Portanto tenha certeza de que o arquivo está correto e contém todas as exigências descritas acima.
  • Serão aceitos trabalhos escritos em português, espanhol ou inglês. As apresentações também poderão ser feitas nestes mesmos idiomas. Havendo mais de um texto em língua estrangeira por Grupo de Trabalho, os mesmos serão agrupados em sessões específicas.

Ressaltamos que não haverá tradução simultânea nestas sessões.

Trabalhos para apresentação na forma de Pôster

  • Título em português e inglês;
  • Resumo e Abstract, com até 1.000 caracteres;
  • Palavras-chave e Keywords em número máximo de 5.
  • Resumo expandido com tamanho máximo de 4 páginas em espaçamento simples, incluindo tabelas, figuras e bibliografia.
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deverá(ão) constar no Arquivo 1, apenas no Arquivo 2, conforme descrito acima. A identificação de autoria no Arquivo 1 implicará na recusa imediata do trabalho.
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser digitado(s) no site. A ordem dos nomes indicada no site durante a submissão deverá ser a mesma que constará no Programa e no texto a ser gravado nos Anais Eletrônicos (Arquivo 2).
  • O resumo e o abstract deverão ser anexados no site durante o processo de submissão, e também devem constar no arquivo com o texto completo.
  • Página formato A4 com margens laterais, superior e inferior de 2,5 centímetros.
  • Os arquivos devem estar em formato .pdf, com fonte Times New Roman, tamanho 12. Arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos pareceristas e serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.
  • Após a submissão não haverá a substituição de arquivos. Portanto tenha certeza de que o arquivo está correto e contém todas as exigências descritas acima.
  • Serão aceitos trabalhos escritos em português, espanhol ou inglês. As apresentações também poderão ser feitas nestes mesmos idiomas.

Disponibilizamos no site o modelo para elaboração do artigo onde constam os dados e o logotipo do Congresso. Todos devem obrigatoriamente utilizar esse modelo, pois isto será essencial para padronização, elaboração e gravação dos arquivos nos Anais.
Chamamos a atenção para o fato de que os trabalhos serão inseridos nos Anais exatamente da forma como forem submetidos ao Congresso, sem revisão editorial e gráfica. Após o encerramento das submissões não será mais possível substituir o arquivo gravado no site. Assim, eventuais erros no arquivo, problemas de editoração ou de dados são de inteira responsabilidade dos autores.

8) Instruções para submissão de trabalhos via iCongresso:

Confira abaixo as regras/normas de submissão via iCongresso e em seguida clique no link ÁREA DE INSCRIÇÃO para iniciar seu cadastro e enviar seu texto. Estas regras também estão disponíveis para leitura no iCongresso.

  1. O sistema iCongresso permite a submissão e o acompanhamento on-line da avaliação dos trabalhos. Após o encerramento da fase de submissão os autores não poderão enviar/substituir o arquivo do trabalho. Finalizado o processo de avaliação os autores poderão consultar a lista de trabalhos aprovados, podendo imprimir a tabela resumo.
  2. Ao se cadastrar os autores devem informar um e-mail e uma senha para ter acesso a uma área restrita e segura que permitirá enviar os seus trabalhos científicos e, posteriormente, gerar a sua inscrição para o Congresso. É importante que após a submissão o autor verifique se o texto está gravado na base de dados e se está abrindo corretamente. A SOBER chama a atenção para o fato de que, todos os anos, aproximadamente 10% dos artigos enviados apresentaram problemas, pelo que sugere especial atenção ao processo de envio.
  3. Após o encerramento das submissões não será mais possível enviar/substituir o arquivo com o trabalho completo. A partir desta data, tampouco serão aceitas correções nos nomes (por exemplo: digitou “Luis”, mas o correto é “Luiz”) ou ordem dos autores, indicação de apresentador e filiação institucional. Assim, não deixe a submissão para a última hora, pois podem ocorrer congestionamentos e os erros não poderão ser corrigidos.
  4. Sob nenhuma condição se aceitará a inclusão ou exclusão de autor(es) após o encerramento da submissão de artigos. Portanto, certifique-se de que todo o processo de envio do artigo seja feito corretamente, com o(s) devido(s) autor(es) compondo o artigo.
  5. Os dados pessoais cadastrados devem ser preenchidos com muita atenção, pois eles servirão para a publicação dos trabalhos científicos nos Anais Eletrônicos, impressão da programação de apresentação, e para gerar sua inscrição no evento (crachá, recibo e certificados). Após o encerramento do prazo de submissão não poderão ser corrigidos erros de digitação, filiação institucional, ordem de autores etc.
  6. Certifique-se de que o e-mail informado esteja correto, pois todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos submetidos e ao evento serão enviadas para ele.
  7. O CPF é um campo de identificação do autor principal e dos coautores (no caso de estrangeiro, que não tenha CPF, é o número de passaporte). O seu preenchimento é obrigatório para todos. A SOBER não se responsabiliza por problemas de submissão causados pela falta de CPF e número de passaporte do autor ou do(s) coautor(es) e não acatará reclamações posteriores.
  8. Certifique-se de que os campos resumo e palavras-chaves estão corretamente preenchidos. As palavras-chave serão essenciais para a alocação correta dos trabalhos selecionados nas sessões de apresentação, permitindo o debate entre os autores.
  9. Os autores devem se certificar de que indicaram corretamente o Grupo de Trabalho em que a pesquisa se encaixa. Artigos alocados erroneamente podem ser recusados pelos avaliadores por não se encaixarem nos quesitos da avaliação. A SOBER não procederá a reclassificação de trabalhos.
  10. Grave os arquivos (Arquivo 1 e Arquivo 2) com seu texto completo no site e após o término da operação retorne e confira se o upload foi realizado com sucesso. A falta do arquivo ou qualquer incorreção no mesmo impossibilitará a avaliação, e o trabalho será automaticamente desconsiderado.
  11. Não serão aceitos arquivos enviados por outros meios para gravação a posteriori no iCongresso. Artigos com os dados do(s) autor(es) no Arquivo 1 não serão avaliados, bem como artigos que possibilitem identificação do(s) autor(es) – exemplo, com uma nota de rodapé que identifique o número do Projeto de Pesquisa numa instituição de fomento. Recomenda-se, nestes casos, fazer simples menções como: “Este trabalho recebeu apoio do CNPq”, “Este trabalho recebeu apoio da CAPES”, etc.
  12. A coordenação científica não se responsabiliza por problemas causados pelo congestionamento do sistema Icongresso e por erros de submissão. Assim, os autores devem conferir a indicação do apresentador, autores, grupo de pesquisa, bem como o upload dos arquivos completos. Eventuais erros são de responsabilidade dos autores e podem levar à exclusão do texto.

LEMBRE-SE:

  1. Não é necessário fazer um cadastro para trabalhos científicos e outro para inscrição no evento. Após a divulgação da Lista dos Artigos Aprovados para Apresentação, pelo menos um dos autores deve acessar o iCongresso e emitir o boleto de pagamento da inscrição no Congresso da SOBER. Esse autor deve ser sócio da SOBER, tendo pago a anuidade de 2019 para estar habilitado a submeter o trabalho. Para isto, o sócio deve acessar o site da SOBER e emitir o boleto de pagamento ou pagar no cartão de crédito, se esta função estiver disponível no site. Clique aqui.
  2. Participantes do Congresso da SOBER que pagarem inscrições por empenho ou depósito bancário precisam informar a SOBER através dos e-mails sober@sober.org.br e coorden.cient.sober2019@hotmail.com.
  3. Os coautores que também forem comparecer ao Congresso, bem como os demais participantes que não desejem submeter trabalhos científicos, devem fazer um cadastro para inscrição como participante.
  4. Para melhor organização da agenda dos participantes do Congresso da SOBER, a divulgação da Programação de Apresentação dos Trabalhos será disponibilizada no site do evento assim que a versão final do Caderno do Congresso estiver impressa, haja vista o calendário de avaliação blind review que este sistema requer, o prazo para pagamento dos trabalhos aprovados e de sua conferência.
  5. A ordem, local e data de apresentação dos trabalhos aprovados no 57º Congresso da SOBER serão determinadas pela Coordenação Científica do Congresso com base nas sugestões dos Coordenadores de Grupo de Trabalho, que realizam esta organização por sessões temáticas que obedecem a critérios de classificação por afinidades de assuntos. A Coordenação Científica da SOBER não permitirá nenhuma imposição e nem procederá, em hipótese alguma, ao remanejo dos dias e horários determinados para a apresentação dos trabalhos, conforme orientação do Congressista, bem como a alteração de sua apresentação in loco. A SOBER espera que seu congressista, com trabalho aprovado, se programe para participar do Congresso como um todo, aproveitando o máximo possível deste qualificado fórum científico. A SOBER não emitirá nenhuma resposta, seja via e-mail, telefone e/ou qualquer outra via, para contestações que indaguem sobre o teor deste parágrafo.

DATAS IMPORTANTES

De 17/12/2018 a 12/04/2019

Submissão de artigos

13/05/2019

Data limite para envio das propostas das SORGs

07/05/2019

Divulgação da lista dos trabalhos aprovados

20/05/2019

Divulgação do resultado das propostas submetidas das SORGs

28/06/2019

Data final para o envio dos artigos completos (apresentações) das propostas das SORGs

De 21/07/2019 a 25/07/2019

57º Congresso da SOBER

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