Trabalhos Premiados

             

                           

TRABALHOS PREMIADOS 2022

 

60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.
A Cerimônia de entrega dos Prêmios foi realizada durante a Assembleia Geral dos Associados, em Natal – RN, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no dia 09 de agosto de 2022.

A coordenação geral dos Prêmios SOBER 2022 foi dos Professores Carlos Eduardo de Freitas Vian (ESALQ USP) e João Ricardo Ferreira de Lima (Embrapa e Facape).

PRÊMIO GEORGE EDWARD SCHUH . Concedido à melhor Dissertação de Mestrado em Economia Rural. Patrocinado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da ESALQ/USP.

– PREMIADA

Título: Controle do desmatamento e o impacto na renda agropecuária no Brasil

Autora: Regiane Canisares França
Orientador: Joaquim
Bento de Sousa Ferreira Filho

Instituição: PPGEA-ESALQ/USP

– MENÇÃO HONROSA

Título: Alimentação e Desempenho Escolar: uma análise sobre os impactos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE
Autora: Caroline da Costa Nascimento de Deus

Orientadora: Maria Micheliana da Costa Silva

Instituição: PPGEA-UFV

PRÊMIO SOBER DE MESTRADO EM SOCIOLOGIA RURAL. Concedido à melhor Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural. Patrocinado pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

– PREMIADO 

Título: IDEIAS E ATORES SOCIAIS: Os Programas Estaduais de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Autor: Rafael de Freitas Cabral
Orientador:
Mário Lúcio de Ávlia

Instituição: PPG-MADER-UNB

– MENÇÃO HONROSA

Título: O trabalho de organizações do movimento dos pequenos agricultores (mpa) em chamadas públicas de ater voltadas à diversificação da cultura do tabaco
Autor: Evandro de Oliveira Lucas

Orientador: Alberto Bracagioli Neto

Instituição: PGDR/UFRGS

PRÊMIO PROF. GUARACY VIEIRA. Concedido à melhor Dissertação de Mestrado em Administração Rural. Patrocinado pelo PPGA da Universidade Federal de Lavras – MG

– PREMIADA

Título: Recursos, capacidades e estrutura de governança: um estudo na cadeia de cafés especiais no estado do Paraná.

Autora: Priscilla Tiara Torrezan Chaves
Orientadora:
Sandra Mara de Alencar Schiavi

Instituição: PPA-UEM

– MENÇÃO HONROSA

Título: Meso-instituições e o desempenho da cadeia produtiva do leite na fronteira oeste do rio grande do sul 

Autor: Márcio Pereira Cordeiro

Orientador: João Garibaldi Almeida Viana

Instituição: PPA-UNIPAMPA

PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA. Concedido à melhor Tese de Doutorado em Sociologia Rural. Patrocinado pelo Prof. José Graziano da Silva.

– PREMIADA

Título: “O Sul de Minas Gerais e a governança da rede de produção global do café no século XXI.”

Autora: Luiza Borges Dulci
Orientador:
Sérgio Pereira Leite

Instituição: CPDA/UFRRJ

PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES. Concedido à melhor Tese de Doutorado em Economia Rural. Patrocinado pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa.

– PREMIADO

Título: O javali (Sus scrofa) no Brasil: controle, prevenção e impactos econômicos 

Autor: Gustavo Dantas Lobo
Orientador:
Carlos Eduardo de Freitas Vian

Instituição: PPGEA-ESALQ/USP

– MENÇÃO HONROSA

Título: Alocação e tempo em trabalho não agrícola de residentes rurais no brasil: uma análise por macrorregiões
Autora: Patrícia Estanislau

Orientador: Jefferson Andronio Ramundo Staduto

Instituição: PPDRA -Unioeste

– MENÇÃO HONROSA

Título: Essays on Work Diversification and Inequalities in Rural Brazil
Autor: Cícero Augusto Silveira Braga

Orientadora: Lorena Vieira Costa Lelis

Instituição: PPGEA UFV 

PRÊMIO PROF. EVARISTO MARZABAL NEVES. Concedido à melhor Tese de Doutorado em Administração Rural. Patrocinado pelo Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) da ESALQ/USP.

– PREMIADO 

Título: (Re)Pensando a Cooperação: O Engendramento Processual do Cooperar e do Organizar nas Redes Agroalimentares Alternativas

Autor: Gean Carlos Tomazzoni
Orientadora:
Claudia Simone Antonello

Instituição: PPGA-UFRGS

– MENÇÃO HONROSA

Título: Efeitos das mudanças tecnológicas e infraestruturais do transporte para o fomento da logística verde da soja brasileira: abordagens multiobjetivos
Autor: Thiago Guilherme Péra

Orientador: José Vicente Caixeta Filho

Instituição: PPGEA/ESALQ-USP

PRÊMIO RUY MÜLLER PAIVA. Concedido ao melhor artigo publicado na Revista da SOBER (RESR) no último ano acadêmico. Patrocinado pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

– PREMIADOS

Título: A relação inversa entre o tamanho das propriedades agrícolas e a produtividade no Brasil: uma análise não paramétrica usando regressões kernel

Autores: Alexandre Amorim Souza Ferreira e Alexandre Nunes Almeida

Instituição: ESALQ-USP

– MENÇÃO HONROSA

Título: Transferência de renda e oferta de trabalho feminino: evidências da área rural do Brasil 

Autoras: Fulvia Fernanda Lima e Gisléia Benini Duarte

Instituição: UFRPE

– MENÇÃO HONROSA

Título: Cadeia agroindustrial e transmissão de preços do algodão ao consumidor brasileiro 

Autoras: Lucilio Rogerio Aparecido Alves; André Luis Ramos Sanches; Mauro Osaki; Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros; Andréia Cristina de Oliveira Adami 

Instituição: ESALQ-USP

3. Outras alterações a serem feitas na página indicada

Maior largura das colunas de texto. Maior aproveitamento da página e melhor disposição das informações.  Também a remoção do espaçamento exagerado entre o título “trabalhos premiados” e os botões de acesso dos prêmios.

TRABALHOS PREMIADOS 2021

59º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.
A Cerimônia de entrega dos Prêmios foi realizada durante a Assembleia Geral dos Associados de forma virtual em 5 de agosto de 2021.
Comissão de Prêmios SOBER 2021: Profa. Eliane Pinheiro de Sousa (URCA) – Coordenadora Geral dos Prêmios; Profa. Erlaine Binotto (UFGD); Profa. Mayra Batista Bitencourt Fagundes (UFMS)

1. PRÊMIO GEORGE EDWARD SCHUH: concedido à melhor Dissertação de Mestrado em Economia Rural. Patrocinado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da ESALQ/USP.

Título: “Mudanças climáticas e secas no Brasil: uma análise espacial integrada a partir do modelo IEGC e monitoramento climático no semiárido brasileiro” de autoria de Bruno Proença Pacheco Pimenta e sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Amaral Haddad do Departamento de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade de São Paulo (USP).

A comissão também sugere que as Dissertações intituladas “Ecoeficiência da agropecuária amazônica: custos de oportunidades e fatores condicionantes” , de autoria de João Vitor Borges da Silva e sob orientação do Prof. Dr. Carlos Rosano-Peña do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), e “Emissões de GEE na pecuária de leite brasileira: custo marginal de abatimento para diferentes sistemas de produção e implicações políticas”, de autoria de Gabriela Mota da Cruz e sob orientação da Profa. Dra. Sílvia Helena Galvão de Miranda do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (USP), recebam menção honrosa da SOBER.

2. PRÊMIO SOBER DE MESTRADO EM SOCIOLOGIA RURAL: concedido à melhor Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural. Patrocinado pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

Título: “Uma nova safra de proprietários rurais? O caso dos investimentos da Universidade de Harvard em recursos naturais no Brasil” de autoria de Jessica Siviero Vicente e sob orientação do Prof. Dr. Sergio Pereira Leite do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

3. PRÊMIO PROF. GUARACY VIEIRA: concedido à melhor Dissertação de Mestrado em Administração Rural. Patrocinado pelo PPGA da Universidade Federal de Lavras – MG.

Título: “Risco de produção agrícola no Sul do Brasil: aspectos de sistemas produtivos e rentabilidade” de autoria de Gabriel Diniz Faleiros e sob orientação do Prof. Dr. Lucilio Rogerio Aparecido Alves do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (USP).

4. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA: concedido à melhor Tese de Doutorado em Sociologia Rural. Patrocinado pelo Prof. José Graziano da Silva.

Título: “Moçambique é um Mato Grosso no meio da África”: o desenvolvimento e suas fricções em torno ao acontecimento prosavana” de autoria de Ângela Camana e sob orientação do Prof. Jalcione Almeida do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

5. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES: concedido à melhor Tese de Doutorado em Economia Rural. Patrocinado pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa.

Título: “Análise do comportamento dos preços de terras agrícolas no Brasil” de autoria de Ricardo Harbs e sob orientação do Prof. Dr. Carlos José Caetano Bacha do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (USP).

6. PRÊMIO PROF. EVARISTO MARZABAL NEVES: concedido à melhor Tese de Doutorado em Administração Rural. Patrocinado pelo Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) da ESALQ/USP.

Título: “Mitigação do desperdício de alimentos: práticas e causas na díade fornecedor-supermercado” de autoria de Camila Colombo de Moraes e sob orientação da Profa. Dra. Andrea Lago da Silva do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A comissão também sugere que a Tese intitulada “Análise expandida da atuação dos burocratas de nível de rua na implementação do Programa de Aquisição de Alimentos em Universidades Federais”, de autoria de Rafael Junior dos Santos Figueiredo Salgado e sob orientação do Prof. Dr. Washington José de Souza do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte receba menção honrosa da SOBER.

7. PRÊMIO MOACIR PIFFER DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MOPIC): concedido ao melhor trabalho de Iniciação Cientifica, apresentado no Congresso anual da SOBER. Patrocinado pelo Departamento de Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo.

Título: “A composição das fontes de renda de famílias rurais latinoamericanas” de autoria de Lynda Mayerli Ospina Rengifo e do Prof. Dr. Valdemar João Wesz Junior da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

8. PRÊMIO RUY MÜLLER PAIVA: concedido ao melhor artigo publicado na Revista da SOBER (RESR) no último ano acadêmico. Patrocinado pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

Título: “Comunalidades rurales en reedición: encierros comunitarios y ganaderos en Santiago del Estero (Argentina)”, de autoria de Ana Eliza Villalba; Andrea Geanina Gómez Herrera e Raul Gustavo Paz, publicado no v. 58, n. 3, 2020 e que pode ser acessado pelo link: https://doi.org/10.1590/1806-9479.2020.219343

A comissão avaliadora também sugere que os artigos intitulados: “The unequal allocation of PRONAF resources: which factors determine the intensity of the program across Brazil?”, de autoria de Manfred Zeller e Carolina Schiesari, publicado no v. 58, n. 3, 2020 e que pode ser acessado pelo link: https://doi.org/10.1590/1806-9479.2020.207126 e Impacto das práticas agrícolas conservacionistas na produtividade da terra e no lucro dos estabelecimentos agropecuários brasileiros” de autoria de Rosimere Miranda Fortini; Marcelo José Braga e Carlos Otávio Freitas, publicado no v. 58, n. 2, 2020 e que pode ser acessado pelo link: https://doi.org/10.1590/1806-9479.2020.199479 recebam menção honrosa da SOBER

 

TRABALHOS PREMIADOS 2020

58º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural
A Cerimônia de entrega dos Prêmios foi realizada durante a Assembleia Geral dos Associados de forma virtual em 27 de setembro de 2020.
Comissão de Prêmios SOBER 2020
Profa. Eliane Pinheiro de Sousa (URCA) – Coordenadora Geral dos Prêmios
Profa. Erlaine Binotto (UFGD)
Profa. Mayra Batista Bitencourt Fagundes (UFMS)

1. PRÊMIO GEORGE EDWARD SCHUH: concedido à melhor Dissertação de Mestrado em Economia Rural. Patrocinado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da ESALQ/USP.

Título: “Análise da eficiência técnica da pecuária de corte para regiões brasileiras selecionadas – uma análise de fronteira estocástica” de autoria de Maristela de Mello Martins e sob orientação do Prof. Humberto Francisco Silva Spolador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (USP).

2. PRÊMIO SOBER DE MESTRADO EM SOCIOLOGIA RURAL: concedido à melhor Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural. Patrocinado pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

Título: “Mulheres rurais e plantas medicinais: saberes, socialidades e autonomia feminina” de autoria de Juliana de Almeida Costa e sob orientação do Prof. Joel Orlando Bevilaqua Marin do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

3. PRÊMIO PROF. GUARACY VIEIRA: concedido à melhor Dissertação de Mestrado em Administração Rural. Patrocinado pelo PPGA da Universidade Federal de Lavras – MG.

Título: “Processo sucessório e a sustentabilidade social de organizações pecuárias na campanha gaúcha” de autoria de Sávio Costa Borges e sob orientação do Prof. João Garibaldi Almeida Viana do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

4. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA: concedido à melhor Tese de Doutorado em Sociologia Rural. Patrocinado pelo Prof. José Graziano da Silva.

Título: “A mediação na reparação de danos provocados pelo rompimento da Barragem de Fundão aos faiscadores e pescadores artesanais da Região de Rio Doce/MG” de autoria de Natan Ferreira de Carvalho e sob orientação do Prof. Jalcione Almeida do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

5. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES: concedido à melhor Tese de Doutorado em Economia Rural. Patrocinado pelo Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa.

Título: “Ensaios sobre migração rural-urbana e mudanças climáticas no Nordeste brasileiro” de autoria de Linda Márcia Mendes Delazeri e sob orientação do Prof. Dênis Antônio da Cunha do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

6. PRÊMIO PROF. EVARISTO MARZABAL NEVES: concedido à melhor Tese de Doutorado em Administração Rural. Patrocinado pela PECEGE/USP.

Título: “Dois ensaios empíricos sobre heterogeneidade produtiva e estrutura de capital do setor sucroenergético brasileiro” de autoria de Haroldo José Torres da Silva e sob orientação do Prof. Pedro Valentim Marques do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (USP).
7. PRÊMIO MOACIR PIFFER DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MOPIC): concedido ao melhor trabalho de Iniciação Cientifica, apresentado no Congresso anual da SOBER. Patrocinado pelo Departamento de Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo.

Título: “Impactos da operação Carne Fraca nas exportações de carne bovina dos estados de Paraná e Rondônia” de autoria de Anderson Pereira Rocha e sob orientação do Prof. Manuel Antonio Valdés Borrero da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

8. PRÊMIO RUY MÜLLER PAIVA: concedido ao melhor artigo publicado na Revista da SOBER (RESR) no último ano acadêmico. Patrocinado pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

Título: “Determinantes do custo de oportunidade dos fazendeiros em manterem a reserva legal – os casos paulista e mato-grossense , de autoria de Samuel Alex Coelho Campos e Carlos José Caetano Bacha, publicado no v. 57, n. 2, p. 288-308, 2019.

A comissão também sugere que os artigos intitulados “Impactos socioeconômicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar na agricultura familiar de Santa Catarina” , de autoria de Lilian de Pellegrini Elias; Walter Belik; Marcelo Pereira da Cunha; e Joaquim Jose Martins Guilhoto, publicado no v. 57, n. 2, p. 215-233, 2019, e “Mensuração da pobreza multidimensional rural nas mesorregiões Norte e Jequitinhonha de Minas Gerais” , de autoria de Rosimere Miranda Fortini; Evandro Camargos Teixeira; Suely de Fátima Ramos Silveira; e Vinicius de Souza Moreira, publicado no v. 57, n. 1, p. 161-180, 2019, recebam menção honrosa da SOBER.

TRABALHOS PREMIADOS 2019

57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia rural
A entrega dos Prêmios ocorreu em Ilhéus-BA na Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC-BA
Coordenadora Geral dos prêmios: Profa. Dra. Eliane Pinheiro de Sousa (URCA

1. PRÊMIO GEOGE EDWARD SCHUH: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzida na área de Economia Rural. Título: “Mudanças climáticas no Brasil: efeitos sistêmicos sobre a economia brasileira provenientes de alterações na produtividade agrícola” de autoria de Bruno Santos de Souza e sob orientação do Prof. Eduardo Amaral Haddad do Programa de Pós-Graduação em Economia, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).

2. PRÊMIO SOBER: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzido na área de Sociologia Rural, Título: Título: “Ponto de vista das filhas sobre sucessão na propriedade rural familiar: uma análise a partir da Q-methodology” de autoria de Roseli Azambuja Barbosa e sob orientação do Prof. João Augusto Rossi Borges do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

3. PRÊMIO PROF. GUARACY VIEIRA: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzido na área de administração Rural – Titulo: “Derivativos climáticos no Brasil: uma análise para gestão de risco da produção de soja” de autoria de Gian Lucca Raucci e sob orientação do Prof. Rodrigo Lanna F. da Silveira do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

4. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA: Concedido à melhor tese de doutorado na área de Sociologia Rural. Título: “Os sentidos da reforma agrária no Lulismo” de autoria de Marcos Paulo Campos Cavalcanti de Mello e sob orientação do Prof. Breno Marques Bringel do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

5. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES: Concedido à melhor tese de doutorado na área de Economia Rural. Título: “The dinamic impacts of farm-level technology adoption on production, prices and profitability in Brazil’s Dairy Chain” de autoria de Andre Rozemberg Peixoto Simões e sob orientação do Prof. João Eustáquio de Lima do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

6. PRÊMIO SOBER DE DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO RURAL: Concedido à melhor tese, em nível de doutorado, produzido na área de Administração Rural. Título: “Gestão verde em cadeia de suprimento: estudo nas cadeias de suprimento agroalimentares do arroz e do pêssego” de autoria de Felipe Fehlberg Herrmann e sob orientação do Prof. Miguel Afonso Sellitto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS).

7. PRÊMIO MOACIR PIFFER DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MOPIC): Concedido ao Melhor Trabalho de Iniciação Cientifica, Patrocinado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Colegiado de Economia e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio – Campus de Toledo. Titulo:“Análise espacial da distribuição das atividades econômicas nas microrregiões do Paraná entre 2000 e 2015” de autoria de Cristiane Prado Benevenuto Rodrigues e sob orientação do Prof. Lucir Reinaldo Alves da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) do Campus de Toledo.

8. PRÊMIO RUY MILLER PAIVA: Concedido ao melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural da SOBER ano 2018: Título: .O melhor artigo publicado neste periódico indicado pela Comissão é intitulado como: “Crescimento da demanda mundial de alimentos e restrições do fator terra no Brasil” de autoria de Kleverton Clovis de Oliveira Saath e Arlei Luiz Fachinello, publicado na RESR, Piracicaba – SP, v. 56, n. 2, p. 195-212, Abr./Jun. 2018.

 

TRABALHOS PREMIADOS 2018

 

A Cerimônia de entrega dos Prêmios  foi realizada  durante a  Assembleia Geral dos Associados no  Auditório da Universidade Estadual de Campinas-SP, em  01 de agosto de 2018
Coordenadora Geral dos prêmios:
Profª Eliane Pinheiro de Sousa  – URCA – Universidade Regional do Cariri-CE

RESULTADO FINAL DOS PRÊMIOS SOBER 2018
Categoria

Prêmios

Coordenadores Trabalhos Premiados

Mestrado em Administração Rural

PROF. GUARACY VIEIRA

Timóteo Ramos Queiroz (UNESP)

Título: Análise dos processos de negócios da gestão da cadeia de suprimentos de polpa de frutas a partir da relação entre agroindústria processadora e produtor rural familiar.
Autora: Jéssica dos Santos Leite Gonella Orientador: Eduardo Guilherme Satolo Instituição: Programa de Programa de Pós- Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
Mestrado em Economia Rural

GEORGE EDWARD SCHUH

Daniel Arruda Coronel (UFSM)

 

Título: Impactos de uma integração comercial brasileira com a China, os EUA e a EU: um estudo do agronegócio brasileiro, com ênfase no setor de produtos florestais.
Autor: Jurandir Luiz Buchmann Orientadora: Angélica Massuquetti.
Instituição: Programa de Pós- Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Mestrado em Sociologia Rural

SOBER

Catia Grisa (UFRGS)

 

Título: Os fundamentos institucionais para o gerenciamento dos bens comuns na Amazônia Central.
Autor: Pedro Gonçalves Afonso Frizo Orientador: Paulo Niederle
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutorado em Administração Rural

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃ O

Erlaine Binotto (UFGD)

 

Título: Smart Farming: concepts, applications, adoption and diffusion in Southern Brazil.
Autor: Dieisson Pivoto Orientador: Paulo Dabdab Waquil
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Doutorado em Economia Rural EDSON POTSCH MAGALHÃES

Pery F. A. Shikida (UNIOESTE)

Título: Three essays on the effect of rural extension in the Brazilian agricultural sector.
Autor: Carlos Otávio de Freitas Orientador: Marcelo José Braga
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa.
Doutorado em Sociologia Rural JOSÉ GOMES DA SILVA

Dalva Maria da Mota (EMBRAPA)

Título: “Ó!! Você vai construir por cima de mim!!”: Desenvolvimento, conflito ambiental e disputas por justiça no litoral sul do Espírito Santo, Brasil.
Autora: Ana Cláudia Hebling Meira Orientador: Jalcione Pereira de Almeida. Instituição: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento       Rural     UFRGS
Iniciação Científica MOACIR PIFFER

Ricardo B. N. dos Santos (UFPA)

Título: Vulnerabilidade às mudanças climáticas: análise dos agricultores da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas, Bahia.
Autora: Elizangela Aparecida dos Santos Orientador: Dênis Antônio da Cunha.
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa.
Revista da SOBER (RESR) RUY MILLER PAIVA Tales Wanderley Vital (UFRPE) Título: Impactos econômicos do aumento das exportações brasileiras de produtos agrícolas e agroindustriais para diferentes destinos.
Autores: Fernando Salgueiro Perobelli, Admir Antonio Betarelli Junior, Vinicius de Almeida Vale e Ramon Goulart Cunha.
Artigo publicado na RESR, Piracicaba – SP, v. 55, n. 2, p. 343-366, Abr./Jun. 2017.

Comissão de Prêmios SOBER 2018
Profa. Dra. Eliane Pinheiro de Sousa (URCA) – Coordenadora Geral dos Prêmios Profa. Dra. Erlaine Binotto (UFGD)
Prof. Dr. Fausto Miziara (UFG)
Profa. Dra. Mayra Batista Bitencourt Fagundes (UFMS)
Brasil, 14 de junho de 2018

 

TRABALHOS PREMIADOS 2017

A Cerimônia de entrega dos Prêmios será na Universidade Federal. de Santa Maria – RS
Coordenadora Geral dos prêmios:
Profª Eliane Pinheiro de Sousa – URCA
1 – INTRODUÇÃO
Este documento contém as decisões das várias comissões designadas para conceder os prêmios da SOBER em 2017. A primeira parte trata das dissertações, teses e artigo premiados, seguidos por tabelas contendo os trabalhos, médias das avaliações, e os componentes das comissões. Por fim, são apresentados os critérios adotados para a constituição e procedimentos das comissões constituídas para avaliar e conceder os prêmios. 8 (oito) prêmios foram concedidos aos trabalhos relacionados nas áreas de:
1. PRÊMIO PROF. GUARACY VIEIRA: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzido na área de administração Rural, Título: Inovação Organizacional com Foco na Teoria U: Estudo de Caso em um Instituto de Educação Rural.
Coordenadora: Erlaine Binoto – (UFGD)
Autora: Natália Talita Araújo Nascimento
Orientador: Flávio de São Pedro Filho
Instituição: Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), Instituição Associada à Universidade Federal de Rondônia.

2. PRÊMIO GEOGE EDWARD SCHUH: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzida na área de Economia Rural, Título: Redes Bayesianas aplicadas a Estimação da taxa de prêmio de seguro agrícola de produtividade”.
Coordenador: Daniel Arruda Coronel – (UFSM)
Autor: Lucas Polo
Orientador: Vitor Augusto Ozaki.
Instituição: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo.

3. PRÊMIO NEAD/SOBER: Concedido à melhor dissertação, em nível de Estrado, produzido na área de Sociologia Rural, Título: Os frutos da resistência: sindicalismo e luta dos assalariados da fruticultura irrigada no Submédio São Francisco.
Coordenador: Áureo Eduardo Magalhães – (UFMG)
Autor: Guilherme José Mota Silva
Orientadora: Marilda Menezes
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande.

4. PRÊMIO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO: Concedido à melhor tese, em nível de doutorado, produzido na área de Administração Rural. Título: Eficiência das cooperativas da agricultura familiar no contexto da economia solidária.
Coordenador: Antônio Carlos dos Santos – (UFLA)
Autora: Marta Von Ende
Orientadora: Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

5. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES: Concedido à melhor tese de doutorado na área de Economia Rural. Título: O papel das instituições na formação e transformação da vitivinicultura da serra gaúcha: possibilidades de interpretações do desenvolvimento rural pela Nova Economia Institucional.
Coordenador: Pery Francisco Assis Shikida – (UNIOESTE)
Autor: Claudio Vinicius Silva Farias
Orientador: Leonardo Xavier da Silva.
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA: Concedido à melhor tese de doutorado na área de Sociologia Rural , Título: Segurança, qualidade e riscos: a regulação sanitária e os processos de (i) legalização dos queijos artesanais de leite cru em Minas Gerais.
Coordenador: Fausto Miziara – (UFG)
Autora: Rosângela Pezza Cintrão
Orientador: Renato Sergio Jamil Maluf.
Instituição: Programa de Pós- Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7. PRÊMIO MOACIR PIFFER DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MOPIC): Concedido ao Melhor Trabalho de Iniciação Cientifica, Patrocinado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Colegiado de Economia e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio – Campus de Toledo. Titulo: Efeito das mudanças climáticas sobre a migração rural-urbana no Nordeste.
Coordenador: Ricardo B. N. dos Santos – (UFPA)
Autora: Elizangela Aparecida dos Santos
Orientador: Dênis Antônio da Cunha.
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa

8. PRÊMIO RUY MILLER PAIVA: Concedido ao melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural da SOBER, Título: A influência do preço dos hortifrutícolas no IPCA: uma análise por meio da curva de Phillips.
Coordenador: Tales Wanderley Vital – (UFRPE)
Autores: Aniela Fagundes Carrara e Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros.
Artigo publicado na RESR, Piracicaba – SP, v. 54, n. 4, p. 751-770, Out/Dez. 2016.

Eliane Pinheiro de Sousa
Coordenadora Geral dos Prêmios SOBER 2017
Crato, 07 de julho de 2017

TRABALHOS PREMIADOS 2016

A Cerimônia de entrega dos Prêmios será na Univ. Fed. de Maceio-AL
Coordenador Geral dos prêmios:
Profº Miguel Ângelo Perondi – UTFPR
1 – INTRODUÇÃO
A SOBER realiza anualmente à seleção e premiação de teses de mestrado e doutorado nas áreas de Sociologia, Administração e Economia Rural, bem como dos trabalhos publicados na Revista de Economia, Administração e Sociologia Rural
O objetivo deste relatório é apresentar o resultado final das Comissões constituídas para avaliar e conceder os prêmios da SOBER em 2016. 8 (oito) prêmios foram concedidos aos trabalhos relacionados nas áreas de
1. PRÊMIO GEOGE EDWARD SCHUH: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzida na área de Economia Rural, Título: “Pegada hídrica da economia brasileira: uma análise de insumo-produto”,de autoria de Ina Thome Picoli, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (UNICAMP), Orientada pelo Profº Marcelo Pereira da Cunha.
2. PRÊMIO NEAD/SOBER: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzido na área de Sociologia Rural, Título: “A governança e a sustentabilidade do extrativismo do jaborandi na Amazônia e transição .para o Cerrado e a Caatinga”, de autoria de Cristina Grabher, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (UFRGS), Orientada pelo Profª Gabriela Coelho de Souza.
3. PRÊMIO PROF. GUARACY VIEIRA: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzido na área de administração Rural, Título: “Caracterização dos facilitadores para criação de resiliência na cadeia de suprimentos: um estudo de caso a partir das atividades da logística INBOUND”, de autoria de Flávio Henrique de Oliveira Costado, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (UFSCar), Orientado pela Profª Andrea Lago da Silva.
4. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA: Concedido à melhor tese de doutorado na área de Sociologia Rural , Título: “Capital social e políticas de combate à pobreza rural no Brasil: uma abordagem em redes”, de autoria de Patrícia Andrade O. da Silveira do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (UNICAMP), Orientada pelo Profº José Maria Ferreira Jardim da Silveira.
5. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES: Concedido à melhor tese de doutorado na área de Economia Rural. Título: “Dinâmica tecnológica na agricultura do cerrado de Mato Grosso: uma abordagem baseada em agentes”, de autoria de Affonso Amaral Dalla Libera do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (UNICAMP), Orientado pelo Profº José Maria Ferreira jardim da Silveira.
6. PRÊMIO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO: Concedido à melhor tese, em nível de doutorado, produzido na área de Administração Rural. Título: A influência das redes interorganizacionais e da complementariedade de recursos no desempenho da inovação: Um estudo comparativo Brasil-Espanha no setor de pesquisa agropecuária.”, de autoria de Cleidson Nogueira Dias”, do Programa de Pós-Graduação em Administração (UnB). Orientado pelo Profº Valmir Emil Hoffmann (PPGA – UnB) e co-orientadora Prof. Drª. María Teresa Martínez-Fernández, da Universitat Jaume I -.Espanha.
7. PRÊMIO MOACIR PIFFER DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MOPIC): Concedido ao Melhor Trabalho de Iniciação Cientifica, Patrocinado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Colegiado de Economia e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio – Campus de Toledo. Titulo: “Produção de bioenergia no Brasil: uma análise multicritério da eficiência energética do Etanol, Biodiesesl e Biogás” de autoria de Ester Fernanda da Silva do Programa de Graduação em Economia (UNIOESTE), Orientada pelo Profº Pery Francisco Assis Shikida.
8. PRÊMIO RUY MILLER PAIVA: Concedido ao melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural da SOBERm, vol. 53 n.2 p.229 da RESR – ano 2015: Título: “Impactos Econômicos do Código Florestal Brasileiro: uma discussão à luz de um modelo computável de equilíbrio geral”, de autoria de Tiago Diniz e Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada.

 

TRABALHOS PREMIADOS 2015

A Cerimônia de entrega dos Prêmios será na Univ. Fed. de Maceio-AL
Coordenador Geral dos prêmios:
Profº Miguel Ângelo Perondi – UTFPR
1 – INTRODUÇÃO
A SOBER realiza anualmente à seleção e premiação de teses de mestrado e doutorado nas áreas de Sociologia, Administração e Economia Rural, bem como dos trabalhos publicados na Revista de Economia, Administração e Sociologia Rural
O objetivo deste relatório é apresentar o resultado final das Comissões constituídas para avaliar e conceder os prêmios da SOBER em 2016. 8 (oito) prêmios foram concedidos aos trabalhos relacionados nas áreas de
1. PRÊMIO GEOGE EDWARD SCHUH: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzida na área de Economia Rural, Título: “Pegada hídrica da economia brasileira: uma análise de insumo-produto”,de autoria de Ina Thome Picoli, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (UNICAMP), Orientada pelo Profº Marcelo Pereira da Cunha.
2. PRÊMIO NEAD/SOBER: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzido na área de Sociologia Rural, Título: “A governança e a sustentabilidade do extrativismo do jaborandi na Amazônia e transição .para o Cerrado e a Caatinga”, de autoria de Cristina Grabher, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (UFRGS), Orientada pelo Profª Gabriela Coelho de Souza.
3. PRÊMIO PROF. GUARACY VIEIRA: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzido na área de administração Rural, Título: “Caracterização dos facilitadores para criação de resiliência na cadeia de suprimentos: um estudo de caso a partir das atividades da logística INBOUND”, de autoria de Flávio Henrique de Oliveira Costado, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (UFSCar), Orientado pela Profª Andrea Lago da Silva.
4. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA: Concedido à melhor tese de doutorado na área de Sociologia Rural , Título: “Capital social e políticas de combate à pobreza rural no Brasil: uma abordagem em redes”, de autoria de Patrícia Andrade O. da Silveira do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (UNICAMP), Orientada pelo Profº José Maria Ferreira Jardim da Silveira.
5. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES: Concedido à melhor tese de doutorado na área de Economia Rural. Título: “Dinâmica tecnológica na agricultura do cerrado de Mato Grosso: uma abordagem baseada em agentes”, de autoria de Affonso Amaral Dalla Libera do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (UNICAMP), Orientado pelo Profº José Maria Ferreira jardim da Silveira.
6. PRÊMIO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO: Concedido à melhor tese, em nível de doutorado, produzido na área de Administração Rural. Título: A influência das redes interorganizacionais e da complementariedade de recursos no desempenho da inovação: Um estudo comparativo Brasil-Espanha no setor de pesquisa agropecuária.”, de autoria de Cleidson Nogueira Dias”, do Programa de Pós-Graduação em Administração (UnB). Orientado pelo Profº Valmir Emil Hoffmann (PPGA – UnB) e co-orientadora Prof. Drª. María Teresa Martínez-Fernández, da Universitat Jaume I -.Espanha.
7. PRÊMIO MOACIR PIFFER DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MOPIC): Concedido ao Melhor Trabalho de Iniciação Cientifica, Patrocinado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Colegiado de Economia e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio – Campus de Toledo. Titulo: “Produção de bioenergia no Brasil: uma análise multicritério da eficiência energética do Etanol, Biodiesesl e Biogás” de autoria de Ester Fernanda da Silva do Programa de Graduação em Economia (UNIOESTE), Orientada pelo Profº Pery Francisco Assis Shikida.
8. PRÊMIO RUY MILLER PAIVA: Concedido ao melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural da SOBERm, vol. 53 n.2 p.229 da RESR – ano 2015: Título: “Impactos Econômicos do Código Florestal Brasileiro: uma discussão à luz de um modelo computável de equilíbrio geral”, de autoria de Tiago Diniz e Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada.

TRABALHOS PREMIADOS – SOBER- 2015
A Cerimônia de entrega dos Prêmios será na Univ. Fed. de João Pessoa-PB
Coordenador Geral dos prêmios:
Profº Ricardo Pereira Lima – UFLA-MG
1 – INTRODUÇÃO
A SOBER realiza anualmente à seleção e premiação de teses de mestrado e doutorado nas áreas de Sociologia, Administração e Economia Rural, bem como dos trabalhos publicados na Revista de Economia, Administração e Sociologia Rural.
O objetivo deste relatório é apresentar o resultado final das Comissões constituídas para avaliar e conceder os prêmios da SOBER em 2015, relacionados nas áreas de Economia, Administração e Sociologia Rural, conforme descrição a seguir:
1. PRÊMIO GEORGE EDWARD SCHUH: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzida na área de Economia Rural, Título: “Incentivos Fiscais e Crédito à Indústria de Biodiesel no Sul do Brasil”, de autoria de Ricardo Harbs, do Programa de Pós-Graduação em Economia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo(USP), orientado pelo Profº Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros.
2. PRÊMIO NEAD/SOBER: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzido na área de Sociologia Rural, Título: “Mudanças na composição das famílias e impactos na distribuição de rendimentos: um comparativo entre áreas rurais e urbanas no Brasil”, de autoria de Camila Strobl Sakamato, do Programa de Pós-Graduação da UNICAMP, Orientada pelo Prof. Alexandre Gori Maia.
3. PRÊMIO PROF. GUARACY VIEIRA: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzido na área de administração Rural, Título: “Efeitos dos Programas Governamentais de Aquisição de Alimentos para a Agricultura Familiar no Contexto Local”, de autoria de Wellington Alvim da Cunha”, do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFV-MG, orientado pelo Profº Edson Arlindo Silva.
4. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA: Concedido à melhor tese de doutorado na área de Sociologia Rural, Título: “Dinâmicas Sociais e Desenvolvimento Territorial no Território Serra do Brigadeiro: Atores, Redes e Instituições”, de autoria de Alair Ferreira de Freitas do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFMG-MG , orientado pelo Profº Ivan Beck Chagnazaroff .
5. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES: Concedido à melhor tese de doutorado na área de Economia Rural. Título: “O Comportamento do Preço da Terra Agrícola: Uma Análise Espacial para o Estado do Paraná”, de autoria de Regina Lúcia Sanches Malassise, do Programa de Pós-Graduação em Economia Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), orientada pelo Profº José Luiz Parré.
6. PRÊMIO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO: Concedido à melhor tese, em nível de doutorado, produzido na área de Administração Rural, com o Título: “Transferência de Tecnologia da Embrapa: Rumo à Inovação”, de Autoria de Cassia Isabel Costa Mendes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico-PPGDE-UNICAMP, orientada pelo Profº Antônio Marcio Buainain.
7. PRÊMIO MOACIR PIFFER DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MOPIC): Concedido ao Melhor Trabalho de Iniciação Cientifica, com o Titulo: “Pressão inflacionária dos alimentos: uma perspectiva desagregada para o IPCA (2000-2014”, de Autoria de Fabrício Henrique Silvestre (Bolsista de Iniciação Científica do Deptº de Economia da UEM), e Profº orientador Alexandre Florindo Alves, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá.
8. PRÊMIO RUY MILLER PAIVA: Concedido ao melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural da SOBER, do ano de 2014 volume 52, nº 04, com o Título: “Climate change and adaptive strategies in Brazil: the economic effects of genetic breeding”, de autoria de Marcel Viana Pires e Dênis Antonio da Cunha, da Universidade Federal de Viçosa-MG.

 

TRABALHOS PREMIADOS 2014

A Cerimônia de entrega dos Prêmios será na Univ. Fed. de Goiânia-GO
Coordenador Geral dos prêmios:
Profº Ricardo Pereira Lima – UFLA-MG
1 – INTRODUÇÃO
A SOBER realiza anualmente à seleção e premiação de teses de mestrado e doutorado nas áreas de Sociologia, Administração e Economia Rural, bem como dos trabalhos publicados na Revista de Economia, Administração e Sociologia Rural.
O objetivo deste relatório é apresentar o resultado final das Comissões constituídas para avaliar e conceder os prêmios da SOBER em 2014. Neste ano, a SOBER institucionalizou oito prêmios que foram concedidos aos trabalhos relacionados nas áreas de Economia, Administração e Sociologia Rural, conforme descrição a seguir:
1. PRÊMIO SCHUH: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzida na área de Economia Rural, Título: “Tamanho do estabelecimento e eficiência técnica na agropecuária brasileira”, de autoria de Carlos Otávio de Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Orientada pelo Prof. Erly Cardoso Teixeira.
2. PRÊMIO NEAD/SOBER: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzido na área de Sociologia Rural, Título: “Mudanças na composição das famílias e impactos na distribuição de rendimentos: um comparativo entre áreas rurais e urbanas no Brasil”, de autoria de Camila Strobl Sakamato, do Programa de Pós-Graduação da UNICAMP, Orientada pelo Prof. Alexandre Gori Maia.
3. PRÊMIO PROF. GUARACY VIEIRA: Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzido na área de administração Rural, Título: “Análise da agroindústria canavieira nos estados do Centro-Oeste do Brasil a partir da matriz de capacidades tecnológicas” de autoria de Angélica Patrícia Sommer Meurer, do Programa de Pós-Graduação da UNIOESTE-PR, Orientada pelo Prof. Pery Francisco Assis Shikida.
4. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA: Concedido à melhor tese de doutorado na área de Sociologia Rural , Título: “A arquitetura da governança e a dinâmica dos roundtables globais sobre a produção de insumos para biocombustíveis”, de autoria de Louise Nakagawa, do Programa de Pós-Graduação em Energia da Universidade Federal do ABC, Orientada pelo prof. Arilson da Silva Favareto.
5. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES: Concedido à melhor tese de doutorado na área de Economia Rural. Título: “Mudanças no perfil de pobreza no Brasil: uma análise multidimensional a partir da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF): 2002-2003 e 2008-2009”, de autoria de Cristiana Tristão Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Orientada pelo prof. Steven Helfand, da Universidade de Riverside-USA.
6. PRÊMIO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO: Concedido à melhor tese, em nível de doutorado, produzido na área de Administração Rural.
Título: “Innovation management in the genetically modified seed industry: a business platform dynamics approach”, de Autoria de Mariane Figueira, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Orientada pelo prof. Joel Yutaka Sugano.
7. PRÊMIO MOACIR PIFFER DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MOPIC): Concedido ao Melhor Trabalho de Iniciação Cientifica, Patrocinado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Colegiado de Economia e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio – Campus de Toledo.
Titulo: “O comportamento da restrição do crédito rural e seus impactos na produtividade produtividade da terra e do trabalho na amazônia legal”, de Autoria de Alegria dos Santos Leite – UFPA (Bolsista de Iniciação Científica) Orientador: Ricardo Bruno Nascimento dos Santos da Universidade Federal do Pará (UFPA).
8. PRÊMIO RUY MILLER PAIVA: Concedido ao melhor artigo publicado na Revista da SOBER: Título: “Uma tipologia dos estabelecimentos agropecuários do Brasil a partir do censo de 2006”, de autoria de Ângela Kageyama, Sônia M. P. P. Bergamasco e Julieta T. A. Oliveria, publicado no v. 51, n. 1 da RESR.

TRABALHOS PREMIADOS 2013

A Cerimônia de entrega dos prêmio foi realizada em Belém-PA
Francisco Casimiro Filho – Coordenador Geral dos Prêmios – SOBER 2013
1 – PRÊMIO SCHUH – Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzida na área de Economia Rural
Título: POLÍTICA PÚBLICA DO PRONAF MAIS ALIMENTOS: UMA FERRAMENTA DE ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO LEITEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM PORTO UNIÃO-SC.
Autora: BRUNA RAYET AYUB
Orientador: Reinaldo Knorek
Programa: Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional – Universidade do Contestado
Menção Honrosa
Título: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA RENDA, NA EDUCAÇÃO E NO MERCADO DE TRABALHO DAS FAMÍLIAS POBRES DO BRASIL
Autora: Daniella Medeiros Cavalcanti
Orientador: Jorge Luiz Mariano da Silva
Coorientador: Edward Martins Costa
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2 – PRÊMIO PROF. GUARACY VIEIRA – concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzido na área de Administração Rural
Titulo: ANÁLISE ECONÔMICA DA PREVENÇÃO E CONTROLE DO CANCRO CÍTRICO EM SÃO PAULO: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE BENEFÍCIO-CUSTO
Autor: André Luís Ramos Sanches
Orientadora: Sílvia Helena Galvão de Miranda
Programa: Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada – ESALQ/USP
3 PRÊMIO NEAD/SOBER – concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzido na área de Sociologia Rural
Título: MODERNIDADE E CIÊNCIA: TENSÕES DO DISCURSO AGROECOLÓGICO
Autor: Jonatta Sousa Paulino
Orientador: Ramonildes Alves Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
4 PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES – Concedido à melhor tese de doutorado na área de Economia Rural.
Título: MODELAGEM E AVALIAÇÃO DE FENÔMENOS RELACIONADOS AO USO DA TERRA NO BRASIL
Autor: Weslem Rodrigues Faria
Orientador: Eduardo Amaral Haddad
Programa: Programa de pós-graduação em Economia – USP

5 PRÊMIO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO – concedido à melhor tese, em nível de doutorado, produzido na área de Administração Rural.
Título: A INFLUÊNCIA DO HIBRIDISMO DE LÓGICAS INSTITUCIONAIS NO PROCESSO DECISÓRIO DE ADOÇÃO DE PRÁTICA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: O CASO COOPERATIVA VEILING HOLAMBRA
Autora: MAÍSA GOMIDE TEIXEIRA
Orientadora: Karina De Déa Roglio
Programa: Programa de Doutorado em Administração – Universidade Federal do Paraná

6 PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA – concedido à melhor tese de doutorado na área de Sociologia Rural
Premiado
Título: HISTÓRIA E MEMÓRIA NA CONTRAMÃO DA EXPANSÃO CANAVIEIRA: UM ESTUDO DAS FORMAS DE RESISTÊNCIA DOS SITIANTES DO EXTREMO NOROESTE PAULISTA
Autora: BEATRIZ MEDEIROS DE MELO
Orientadora: Maria Aparecida de Moraes Silva
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS/

7 PRÊMIO RUI MILLER PAIVA – concedido ao melhor artigo publicado na revista da SOBER
MUDANÇA TECNOLÓGICA NA AGRICULTURA: UMA REVISÃO CRITICA DA LITERATURA E O PAPEL DAS ECONOMIAS DE APRENDIZADO.
Autores: José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho; José Maria Jardim da Silveira
Publicado no volume 50 nº. 4 out./dez. 2012 da Revista de Economia e Sociologia Rural

8.PRÊMIO MOACIR PIFFER DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA (MOPIC) – Concedido ao melhor Trabalho de Iniciação Científica
Título: DESEMPENHO EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O MEIO RURAL E URBANO.
Autor: Wescley de Freitas Barbosa (Bolsista de Iniciação Científica)
Orientadora: Eliane Pinheiro de Sousa
Instituição: Universidade Regional do Cariri (URCA)

 

TRABALHOS PREMIADOS 2012

Cerimônia de entrega dos Prêmios –VITÓRIA-ES
Coordenador Geral dos prêmios: Profº Francisco Casimiro Filho – UFC
INTRODUÇÃO.
Este documento contém as decisões das várias comissões designadas para conceder os prêmios da SOBER em 2012. A primeira parte trata das dissertações, teses e artigo premiados, seguidos por tabelas contendo os trabalhos, médias das avaliações, e os componentes das comissões. Por fim, são apresentados os critérios adotados para a constituição e procedimentos das comissões. Informamos que as planilhas com as notas de cada avaliador em relação a cada um dos trabalhos avaliados (teses e dissertações) se encontram armazenados no sistema iCongresso.

I – PRÊMIO EDWARD SCHUH (Concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzida na área de Economia Rural) – Patrocinado pelo CEPEA-SP – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada
Título: UMA ANÁLISE DA DEMANDA POR FERTILIZANTES NO BRASIL NO PERÍODO DE 1970 A 2010 Autor: MATHIAS FRIEDRICH
Orientador: Paulo de Andrade Jacinto
Programa: Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

II – PRÊMIO/NEAD/ SOBER (concedido à melhor dissertação, em nível de mestrado, produzido na área de Sociologia Rural) – Patrocinado pelo NEAD – Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural
Título do Trabalho: A (RE)PECUARIZAÇÃO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO: RECONVERSÕES PRODUTIVAS ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES DO PAJEÚ (PE)
Autor: ALDO MANOEL BRANQUINHO NUNES
Orientador: Luis Henrique Hermínio Cunha
Programa: Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFCG, CAMPINA GRANDE – PB
III. PRÊMIO GUARACY VIEIRA (concedido à melhor Dissertação Mestrado produzido em Administração Rural) – Patrocinado pela Universidade Federal de Lavras – MG
Titulo do Trabalho: AS DIMENSÕES DE INOVAÇÃO SOCIAL EM EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS DO SETOR DE ARTESANATO GAÚCHO
Autora: Angela Maria Maurer
Orientador: Tania Nunes da Silva
Programa: Pós-Graduação em Administração – ESCOLA DE ADMINSITRAÇÃO DA UFRGS

IV. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES. (concedido à melhor Tese de Doutorado em Economia Rural) – Patrocinado pela Universidade Federal de Viçosa – Departamento de Economia Rural – DAE
Título do Trabalho: O SISTEMA LOGÍSTICO E OS IMPACTOS DA SEGREGAÇÃO DOS GRÃOS DIFERENCIADOS: DESAFIOS PARA O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Autor: Andrea Leda Ramos de Oliveira
Orientador: Jose Maria Ferreira Jardim da Silveira
Programa: Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico/Instituto de Economia/ UNICAMP

V. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA (Melhor Tese em Sociologia Rural)
Título do Trabalho: AS MÃOS QUE ALIMENTAM A NAÇÃO: AGRICULTURA FAMILIAR, SINDICALISMO E POLÍTICA – Patrocinado pela Família do Profº José Graziano da Silva/IE/SP
Autor: EVERTON LAZZARETTI PICOLOTTO
Orientador: Leonilde Servolo de Medeiros
Programa: PÓS-GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO AGRICULTURA E SOCIEDADE CPDA –UFRRJ

Por decisão da Comissão de avaliação a SOBER confere a menção honrosa ao trabalho:
Título do Trabalho: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE MECANISMOS ALTERNATIVOS DE MERCADOS NO ÂMBITO DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA
Autora: Julian Perez Cassarino
Orientadora: Angela Duarte Damasceno Ferreira
Programa: Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Paraná
VI. PRÊMIO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (concedido a melhor Tese de Doutorado em Administração Rural) – Patrocinado pelo Conselho Federal de Administração – CFA
Título do Trabalho: CAPACIDADE TECNOLÓGICA EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS: PROPOSIÇÃO DE ÍNDICE E APLICAÇÃO A EMPRESAS DOS SEGMENTOS DE TRIGO E LEITE
Autor: CLÁUDIA DE MORI
Orientador: Mario Otávio Batalha
Programa: Pós-graduação em Engenharia de Produção/Universidade Federal de São Carlos

VII. PRÊMIO RUI MILLER PAIVA (concedido ao melhor Artigo Publicada na Revista de Economia e Sociologia Rural do ano de 2011) – Patrocinado pelo NEAD – Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural
Título do Trabalho: “IMPACTOS DA POLÍTICA AMERICANA DE ESTÍMULO AOS BIOCOMBUSTÍVEIS SOBRE A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA E O USO DA TERRA
Autores: Angelo Costa Gurge
Publicado no volume 49 nº. 1 da Revista de Economia e Sociologia Rural.

TRABALHOS PREMIADOS 2011

Coordenador Geral dos prêmios: Profº Sérgio Schneider- UFRGS

I – PRÊMIO EDWARD SCHUH (Melhor Dissertação em Economia Rural)

Demanda por Nutrientes nas Principais Regiões Metropolitanas do Brasil no Período de 1995 – 2003.
Autora: Cristiana Tristão Rodrigues
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Bragança Coelho.
Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Universidade Federal de Viçosa (UFV).

II – PRÊMIO SOBER (Melhor Dissertação em Sociologia Rural)

Somos da Quarta Colônia: os sentidos de uma identidade territorial em construção.
Autora: Rafaela Vendruscolo
Orientador: Prof. José Marcos Froehlich
Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Menções Honrosas do Prêmio SOBER

Agricultura Familiar, Movimentos Sociais e Desenvolvimento Rural na Região do Bico do Papagaio-Tocantins: Um Estudo sobre as Relações entre Sociedade Civil e Desenvolvimento.
Autor: Zaré Augusto Brum Soares
Orientador: Prof. Jorge 0. Romano
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

LUGAR DA MORADA:
A constituição do lugar de viver de famílias rurais no contexto de assentamentos da Reforma Agrária.
Autora: Viviane Santi Martins.
Orientadora: Profa. Renata Menasche.
Programa: Pós-Graduação em desenvolvimento Rural, Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

III. PRÊMIO GUARACY VIEIRA (Melhor Dissertação Mestrado em Administração)

Mercado de Cana-de-Açúcar Brasileiro: fundamentos para a análise de uma plataforma de negócios
Autor: Pedro Luiz Costa Carvalho
Orientador: Prof. Joel Yutaka Sugano
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

IV. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES. (Melhor Tese em Economia Rural)

Três Ensaios Sobre O Setor Produtor de Cana-De-Açúcar no Brasil.
Autor: André Luis Squarize Chagas.
Orientador: Prof. Carlos Roberto Azzoni
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia da FEA-USP

Menção Honrosa do Prêmio EDSON POTSCH MAGALHÃES
A INSEGURANÇA ALIMENTAR NO RURAL DO RIO GRANDE DO SUL: Análise da Privação de uma capacitação básica.
Autora: Karen Beltrame Becker Fritz.
Orientador: Prof. Paulo Waquil
Programa: Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

V. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA (Melhor Tese em Sociologia Rural)

AGRICULTURA FAMILIAR E RURALIDADE EM OURO FINO – MG
Autora: Regina Aparecida Leite de Camargo.
Orientadora: Profa. Julieta Teresa Aier de Oliveira.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Área Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável – Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI)/UNICAMP

VI. PRÊMIO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (Melhor Tese em Administração Rural)

Fatores Condicionantes do Desenvolvimento de Relacionamentos Intercooperativos no Cooperativismo Agropecuário
Autor: Adriano Lago.
Orientador: Profa. Tania Nunes da Silva.
Programa: Pós-Graduação em Agronegócios, CEPAN/UFRGS

VII. PRÊMIO RUI MILLER PAIVA (Melhor Artigo da RESR)

Procedimento para análise de decisão quanto à prevenção de doenças em animais: uma aplicação da Teoria dos Jogos
Autores: Luciana Torrezan Silveira e Heloísa Lee Burnquist, publicado no volume 47 no. 2 da Revista da SOBER.

Menções Honrosas do PRÊMIO RUI MILLER PAIVA
Programa Bolsa Familia: impacto das transferências sobre os gastos com alimentos em famílias rurais
Autores: Gisléia Benine Duarte, Breno Sampaio e Iony Sampaio.
Educação, concentração fundiária e desigualdade de rendimento do meio rural brasileiro.
Autores: Marlon Gomes e Ney e Rodolfo Hoffmann.

TRABALHOS PREMIADOS 2010

Coordenador Geral dos prêmios: Profº Dario de Oliveira Filho – UFMS
I – Prêmio Edward Schuh – Melhor Dissertação em Economia

Alocação de custos de projetos entre os usuários de água em uma bacia hidrográfica
Autor: Gil Bracarense Leite
Orientador: Profº Wilson da Cruz Vieira
IES: Universidade Federal de Viçosa – UFV
II – Prêmio SOBER – Melhor Dissertação em Sociologia
Agricultura Familiar e Agroindústria canavieira: Integrações e Contradições
Autora: Simone Pereira de Carvalho.
Orientador: Profº Joel Orlando Bevilaqua Marin
IES: Universidade Federal do Goiás – UFG/EAEA

III – Prêmio Guaracy Vieira – Melhor Dissertação em Administração
Localização de tanques de armazenagem de álcool combustível no Brasil: aplicação de um modelo matemático de otimização.
Autor: Carlos Eduardo Osório Xavier
Orientador: Profº José Vicente Caixeta Filho
IES: ESALQ/USP
IV Prêmio Edson Potsch Magalhães – Melhor Tese de Economia
Efeitos de custos de transação sobre a integração especial de mercados regionais de carne de frango no Brasil
Autor: Leonardo Bornacki de Mattos
Orientadora: Profª Viviani Silva Lírio
IES: Universidade Federal de Viçosa – UFV
V – Prêmio José Gomes da Silva – Melhor Tese em Sociologia

Comportamento coletivo e interações sociais no Comitê de Gerenciamento da Bacia hidrográfica do Rio Santa Maria: aprendizagem social e emergência do empreendedorismo socioambiental.
Autora: Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga
Orientadora: Profª Tania Nunes da Silva.
IES: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FRGS/PPG/CEPAN

VI – Prêmio Rui Miller Paiva – Melhor Artigo Publicado na Revista de Economia Rural no ano de 2009.

A Intensidade da Exploração Agropecuária como Indicador da Degradação Ambiental na Região dos Cerrados, Brasil
Autores: Nina Rosa da Silveira Cunha, João Eustáquio de Lima, Marília Fernandes de Maciel Gomes, Marcelo José Braga
IES: Universidade Federal de Viçosa – UFV

TRABALHOS PREMIADOS 2009

Coordenador Geral dos Prêmios: Profº Dario de Oliveira Filho – UFMS
I – PRÊMIO EDWARD SCHUH (Melhor Dissertação de mestrado em Economia Rural)

A implantação do pagamento por serviços ecossistêmicos no território Portal da Amazônia: uma análise econômico-ecológica.
Autor: João Paulo Soares de Andrade – IE/UNICAMP.
Orientador: Prof. Ademar Romeiro
II – PRÊMIO SOBER (Melhor Dissertação em nível de mestrado em Sociologia Rural)

MERCADO E REPRODUÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AGRICULTORES ECOLOGISTAS E NÃO ECOLOGISTAS DE IPÊ-RS.
Autora: Daniela Oliveira – UFRGS – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural
Orientador: Prof. Marcelo Kunrath Silva

III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES. (Melhor Tese em nível de Doutorado em Economia Rural)

IMPACTOS DOS SUBSÍDIOS AGRÍCOLAS DOS ESTADOS UNIDOS NO CRESCIMENTO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO.
Autor: Adelson Martins Figueiredo – UFV
Orientador: Prof. Maurinho Luiz dos Santos

IV. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA (Melhor Tese em nível de Doutorado em Sociologia Rural)
DO CERRADO À AMAZÔNIA: AS ESTRUTURAS SOCIAIS DA SOJA EM MATO GROSSO.
Autor: Antônio João Castrillon Fernandez – UFRGS – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural.
Orientador: Prof. José Carlos Gomes dos Anjos

V. PRÊMIO RUI MILLHER PAIVA (Melhor Artigo Publicado na Revista da SOBER (RESR) em 2007.
Efeitos potenciais da política tributária sobre o consumo de alimentos e insumos agropecuários: uma análise de equilíbrio geral inter-regional.
Autores: Cárliton Vieira dos Santos, Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho

TRABALHOS PREMIADOS 2008

Coordenador Geral dos Prêmios: Celso Leonardo Weydmann – UFSC
I – PRÊMIO EDWARD SCHUH (Melhor Dissertação em Economia Rural)

Pobreza rural no Brasil: um enfoque comparativo entre a abordagem monetária e a abordagem das capacitações.
Autor: Ely José de Mattos
Orientador: Prof. Paulo Waquil
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural – UFRGS
Menção Honrosa do PRÊMIO EDWARD SCHUH

O mercado de carne bovina no Brasil: os efeitos da eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias.
Autor: Reisoli Bender Filho
Orientador: Prof. Augusto Mussi Alvim
Programa de Pós-Graduação em Economia – PUCRS
II – PRÊMIO SOBER (Melhor Dissertação em Extensão e Sociologia Rural)

A produção ‘pro gasto’: um estudo comparativo do autoconsumo no Rio Grande do Sul.
Autor: Catia Grisa
Orientador: Prof. Sergio Schneider
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural – UFRGS
III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES. (Melhor Tese em Economia Rural)

Um Olhar Econômico sobre a Saúde e o Trabalho Infantil no Brasil.
Autor: Alexandre Chibebe Nicolella
Orientador: Profa. Ana Lúcia Kassouf
Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada – ESALQ USP
IV. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA (Melhor Tese em Extensão e Sociologia Rural)

Relações com o mercado e (re) construção das identidades socioprofissionais na agricultura orgânica.
Autor: Glauco Schultz
Orientador: Profº Dr. Ivaldo Gehlen – Co-Orientadora: Profª Dra. Tânia Nunes da Silva.
Programa de Pós-Graduação em Agronegócio – UFRGS
V. PRÊMIO RUY MILLER PAIVA (Melhor Artigo da RER publicado no ano de 2006)
A importância do agronegócio familiar no Brasil
Autores: Joaquim Guilhoto, Fernando Silveira, Silvio Ichiara e Carlos Azzoni

TRABALHOS PREMIADOS 2007

I – PRÊMIO EDWARD SCHUH (Melhor Dissertação em Economia Rural)
Trabalho Premiado: Pobreza rural no Brasil: um enfoque comparativo entre a abordagem monetária e a abordagem das capacitações.
Autor: Ely José de Mattos – UFRGS – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural.
Orientador: Prof. Paulo Waquil
Menção Honrosa
O mercado de carne bovina no Brasil: os efeitos da eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias.
Autor: Reisoli Bender Filho – PUCRS – Programa de Pós-Graduação em Economia.
Orientador: Prof. Augusto Mussi Alvim

II – PRÊMIO SOBER (Melhor Dissertação em Extensão e Sociologia Rural)
Trabalhos Premiado
A produção ‘pro gasto’: um estudo comparativo do autoconsumo no Rio Grande do Sul.
Autor: Catia Grisa – UFRGS – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural
Orientador: Prof. Sergio Schneider
III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES. (Melhor Tese em Economia Rural)
Trabalhos Premiado:
Um Olhar Econômico sobre a Saúde e o Trabalho Infantil no Brasil.
Autor: Alexandre Chibebe Nicolella – USP/ESALQ – Pós-Graduação em Economia Aplicada
Orientadora: Profa. Ana Lúcia Kassouf

IV. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA (Melhor Tese em Extensão e Sociologia Rural)
Trabalho Premiado: Relações com o mercado e (re) construção das identidades socioprofissionais na agricultura orgânica.
Autor: Glauco Schultz – UFRGS – Programa de Pós-Graduação em Agronegócio.
Orientador: Profa. Tânia Nunes da Silva

V. PRÊMIO RUI MILLHER PAIVA (Melhor Artigo da RER)
Artigo premiado A importância do agronegócio familiar no Brasil.
Autor: Joaquim Guilhoto, Fernando Silveira, Silvio Ichiara e Carlos Azzoni.

TRABALHOS PREMIADOS 2006

Coordenador Geral dos Prêmios: Marcelo José Braga – UFV
I – PRÊMIO SCHUH (Mestrado em Economia)

Determinantes da balança comercial do complexo agroindustrial brasileiro: 1970-2002
AUTOR: Orlando Gonçalves Júnior
ORIENTADOR: Léo da Rocha Ferreira-UERJ
Menção Honrosa do PRÊMIO SCHUH (Mestrado em Economia)
Viabilidade da utilização de derivativos agropecuários em carteiras de investimentos de Fundos de Pensão no Brasil
AUTOR: Thiago de Melo Teixeira da Costa
ORIENTADOR: Carlos Antônio Moreira Leite

Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada – UFV
II – PRÊMIO SOBER (Mestrado em Extensão e Sociologia)

A impossível simetria: distinção, interdependência e poder na relação entre agricultores ecologistas e mediadores sociais
Autor: Valter Lúcio de Oliveira
ORIENTADOR: Marcelo Kunrat Silva-UFRGS
III – PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES (Doutorado em Economia)

Crescimento setorial no Brasil, 1960 a 2001: simulação de políticas macroeconômicas alternativas.
AUTOR: Luiz Alberto Cypriano – UFV
ORIENTADOR: Erly Cardoso Teixeira – UFV
IV – PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA (Doutorado em Sociologia)

Sob o fogo cruzado das campanhas: ambientalismo, comunicação e agricultura familiar na prevenção ao fogo acidental na Amazônia
AUTOR: Luciana Miranda Costa – NAEA
ORIENTADOR: Daniel Curtis Nepstad – NAEA
V – PRÊMIO RUI MILLER PAIVA – MELHOR ARTIGO PUBLICADO NA RESR

Economic Efficiency of Agricultural Production in Brazil – RESR, v. 42 no. 2. pp 201-222.
José Roberto Vicente

TRABALHOS PREMIADOS 2005

Coordenador Geral dos Prêmios:
I – Prêmio Schuh (Mestrado em Economia Rural).

Abrindo a caixa preta : o financiamento da agricultura familiar no Brasil
Autor: Gilson Alceu Bittencourt (IE-UNICAMP).
Orientador: Antonio Márcio Buainain.
Menção honrosa do Prêmio Schuh (Mestrado em Economia Rural).
Pobreza Rural e Degradação Ambiental: Uma Refutação da hipótese do Círculo Vicioso no Rio Grande do Sul
Autor: Marcus Vinícius Alves Finco.
ORIENTADOR: Profº Paulo Dabdab Waquil.(PGDR/UFRGS).
II – Prêmio SOBER (Mestrado em Sociologia Rural)
A decisão de participar de projetos de conservação ambiental: o caso dos assentados do Ribeirão Bonito (Teodoro Sampaio – SP)
Autor: Rosângela Calado da Costa.
Orientador: Ricardo Abramovay (PROCAM/FEA-USP).
Menção Honrosa do Prêmio Sober

O modelo padrão de análise de riscos em questão e o surgimento de propostas democrático-deliberativas
Autor: Luciana Calcagno Oliva.
Orientador: John Wilkinson (CPDA- UFRJ).

III. Prêmio Edson Potsch Magalhães (Doutorado em Economia Rural).
Capital Social e Mercado de Crédito Rural
Autor: Roberto Arruda de Souza Lima
Orientador: Ricardo Shirota./ (ESALQ/USP)
Link para arquivo on line:

Menção honrosa do Prêmio Edson Potsch Magalhães (Doutorado em Economia Rural). Eduardo Mazzaferro Ehlers (PROCAM/USP).
Orientador: José Eli da Veiga.

IV. Prêmio José Gomes da Silva (Doutorado em Sociologia Rural)
Trabalho Premiado: Luis Carlos Mior/UFSC.
Orientador: Júlia Silveira Guivant (UFSC).

5. Prêmio Rui Miller Paiva (Melhor artigo da RESR)
Estimativa e Mensuração do Produto Interno Bruto do Agronegócio da Economia Brasileira, 1994 a 200
Autores: Maria Cristina Ortiz Furtuoso e Joaquim José Martins Guilhoto
(ESALQ/USP). (Publicado na RER no. 4).

TRABALHOS PREMIADOS 2004

Coordenador Geral dos Prêmios: Prof. Antonio Carvalho Campos

I – PRÊMIO SCHUH

VALORIZAÇÃO DO PARQUE AMBIENTAL “CHICO MENDES”, RIO BRANCO-AC: UMA APLICAÇÃO
PROBABILÍSTICA DO MÉTODO REFERENDUM COM BIDDING GAMES.
AUTOR: Rubicleis Gomes da Silva
ORIENTADOR: Prof° João Estáquio de Lima
Programa de pós-graduação em Economia Aplicada – UFV

II – PRÊMIO SOBER

AGRICULTORES FAMILIARES, MEDIADORES SOCIAIS E MEIO AMBIENTE: A CONSTRUÇÃO DA “PROBLEMÁTICA AMBIENTAL” EM AGRO-ECO-SISTEMAS.
AUTOR: Cleyton Henrique Gerhardt –
ORIENTADOR: Prof° Jalcione Pereira de Almeida – PGDR-UFRGS.

III. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA

TRABALHO E SOCIABILIDADE EM ESPAÇOS RURAIS. OS TRABALHADORES DA FRUTICULTURA DO PLATÔ DE NEÓPOLIS.
AUTOR: Dalva Maria da Motta
O RIENTADOR: Profª Josefa Salete Barbosa Cavalcante UFPE.

IV. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES

DINÂMICA CONCORRENCIAL DA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS NO BRASIL NA DÉCADA DE 90: AS COOPERATIVAS FRENTE À ABERTURA COMERCIAL.
AUTOR: José Lannes de Melo – UFV
ORIENTADOR: Profº Sebastião Teixeira Gomes- UFV.

HONRA AO MÉRITO do PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES
Determinação dos Salários na agropecuária brasileira – período de 1971 a l996.
AUTOR: Jefferson Andronio Raimundo Staduto – UFV
Orientador: Carlos José Caetano Bacha ESALQ USP
V. PRÊMIO RUI MILLHER PAIVA (Melhor artigo publicado na RESR)
Subsídios e multifuncionalidade na política agrícola européia –RESR Vol. 40, nº 2 – 2002
Autor: Ricardo Abramovay.

TRABALHOS PREMIADOS 2003

I – PRÊMIO SCHUH.

PRODUTIVIDADE E SAÚDE DO TRABALHADOR RURAL: UMA ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO DO USO DE AGROTÓXICOS EM MINAS GERAIS.
AUTOR: Wagner Lopes Soares
ORIENTADORA: Profª. Dra. Sueli Moro.
CEDEPLAR-UFMG

DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO do PRÊMIO SCHUH

EVOLUÇÃO DAS FAMÍLIAS RURAIS NO BRASIL E GRANDES REGIÕES: PLURIATIVIDADE E TRABALHO DOMÉSTICO, 1992-1999.
AUTOR: Carlos Alves do Nascimento – UNICAMP
ORIENTADOR: Profº Dr. José Francisco Graziano da Silva.

EVOLUÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DOS SISTEMAS AGRÁRIOS DO MUNICÍPIO DE CAMAQUÃ-RS:
UMA ANÁLISE DA AGRICULTURA E SUAS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO.
AUTOR: José Romualdo Carvalho Ferreira – UFRGS
ORIENTADOR: Profº Dr. Lovois de Andrade Miguel.

II – PRÊMIO SOBER

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL SOBRE O “MUNDO RURAL NAS OBRAS DE JOSÉ DE SOUZA MARTINS E JOSÉ GRAZIANO DA SILVA.
AUTOR: William Héctor Gomez Soto – UFRGS
ORIENTADORA: Profª. Dra. Anita Brumer – UFRGS
III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES

ANÁLISE DO ARMAZENAMENTO DE MILHO NO BRASIL COM UM MODELO DINÂMICO DE EXPECTATIVAS RACIONAIS
AUTOR: Vânia Di Addário Guimarães – ESALQ
ORIENTADOR: Profº. Dr. Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros –ESALQ USP.

DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO do PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES

“IMPACTOS DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL NA ECONOMIA BRASILEIRA”.
AUTOR: Henrique Tomé da Costa Mata – UFV-MG
ORIENTADOR: Profº Dr. José Euclides Alhadas Cavalcanti.
INÉRCIA E MUDANÇAS INSTITUCIONAIS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DO COMPLEXO
AGROINDUSTRIAL CANAVIEIRO NO CENTRO-SUL DO BRASIL.
AUTOR: Carlos Eduardo de Freitas Vian
ORIENTADOR: Profº Dr. Walter Belik.
Programa de Pós-Graduação em Economia do Instituto de Economia da Unicamp

IV. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA

FRUTOS DA TERRA: MEMÓRIAS E RESISTÊNCIAS E LUTA DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DE CARMUCIM – PITIMBÚ – PARAÍBA.
AUTOR: Thelma Maria Grisi Velloso – FEL/UNESP/ARARAQUARA-SP
ORIENTADOR: Profª Dra. Dulce Consuelo Andreotta Whitaker.

V. PRÊMIO RUI MILLER PAIVA (Melhor Artigo Publicado na RESR)
Revista nº 03 Vol. 39, julho/setembro de 2001
Artigo: “ Mudanças estruturais no setor agrícola brasileiro e as limitações do censo agropecuário 1995-96”.
Autores: Steven M. Helfand e Luís F. Brunstein.
Versão on line não disponível

TRABALHOS PREMIADOS 2002

Coordenador Geral dos Prêmios: Marcelo José Braga – UFV
I – PRÊMIO SCHUH (Mestrado em Economia)

Potencial da logística ferroviária para a movimentação de açúcar para exportação no estado de São Paulo
Autor: Ana Maria Kefalás Oliveira
Orientador: José Vicente Caixeta Filho
Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada – ESALQ-USP
Menções Honrosas do PRÊMIO SCHUH (Mestrado em Economia)
Co-integração e casualidade na política de garantia de preços mínimos e preços agrícolas: o caso do milho no Brasil
Autor: Otacílio de Alencar Araújo Filho
Orientador: Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima
Programa de Pós Graduação em Economia Rural – UFC

Relação entre investimentos em infra-estrutura e produtividade total dos fatores na agricultura brasileira, 1985-2004
Autor: Sérgio Magno Mendes
Orientador: Erly Cardoso Teixeira
Programa de Pós Graduação em Economia Rural – UFV
Link para versão on line:
II – PRÊMIO SOBER (Mestrado em Extensão e Sociologia)

Redes sociais de reciprocidade de trabalho: as bases histórico-sociais do desenvolvimento da Serra Gaúcha
Autor: Guilherme Francisco Waterloo Radomsky
Orientador: Sérgio Schneider
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural – UFRGS
Menção honrosa
Os dançadores do Rosário ganham novos trajes: Congada, Igreja e Amigos da Congada em Brás Pires-MG
Autor: Rodrigo de Souza Ferreira
Orientador: Maria Izabel Vieira Botelho
Programa de Pós Graduação em Extensão Rural – UFV
III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES

Eficiência técnica e de escala de cooperativas e sociedades de capital na indústria de laticínios do Brasil
Autor: Marco Aurélio Marques Ferreira
Orientador: Marcelo José Braga.
Programa de Pós Graduação em Economia Rural – UFV
IV. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA

Rincões de pobreza e desenvolvimento: interpretações sobre comportamento coletivo
Autor: Marco Antonio Verardi Fialho
Orientador: Roberto Moreira
CPDA UFRRJ
V. PRÊMIO RUI MILLHER PAIVA (Melhor Artigo da RESR)

Papel dos Contratos na Coordenação Agro-Industrial: Um Olhar Além dos Mercados
Autor: Décio Zylberstajn – FEA-USP

TRABALHOS PREMIADOS 2000

TRABALHOS PREMIADOS – 2000 – 38º Congresso SOBER – Rio de Janeiro-RJ
I – PRÊMIO SCHUH.
TRABALHO: DAS INTENÇÕES DE DESENVOLVER AOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO – REESTRUTURAÇÃO FUNDIÁRIA NA REGIÃO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA
AUTOR: Aloísio Lopes Pereira.
ORIENTADOR: Não enviado
HONRA AO MERITO: Autor: Célio Ribeiro Coutinho.
TRABALHO: A AGRICULTURA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS NO CEARÁ: QUAL O TIPO DE EXPLORAÇÃO? O CASO LAGOA VERDE.

II – PRÊMIO SOBER
TRABALHO: O IDEAL COMUNITÁRIO COMO RESISTÊNCIA A COMUNIDADE GLOBAL: UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO NEO-ZAPATISTA DE CHIAPAS.
AUTOR: Carlos Alfredo Gadea Castro
ORIENTADOR: Nome não enviado.

III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES.
TRABALHO: IMPACTOS DAS TRANSFORMAÇÕES DA PRODUÇÃO DE LEITE NO NÚMEROS DE PRODUTORES E REQUERIMENTOS DE MÃO DE OBRA E CAPITAL.
AUTOR: Adriano Provezano Gomes
ORIENTADOR: Não enviado.
HONRA AO MERITO:
AUTOR: Elvio Valente
TRABALHO: COORDENAÇÃO VIA COOPERAÇÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA – INSTITUCIONALISTA.

IV. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA
TRABALHO: AGRICULTURA FAMILIAR E PLURIATIVIDADE.
AUTOR: Sérgio Schineider
ORIENTADOR: Zander Soares Navarro/UFRGS
HONRA AO MÉRITO:
AUTOR: José Roberto Pereira
TRABALHO: DE CAMPONESES A MEMBROS DO MST: OS NOVOS PRODUTORES RURAIS E SUA ORGANIZAÇÃO SOCIAL.

V. PRÊMIO RUI MILLHER PAIVA
Melhor artigo publicado nas revistas da SOBER na área de Economia Rural.
ARTIGO : ANÁLISE BENEFÍCIO / CUSTO DA POLÍTICA BRASILEIRA DE INCENTIVO FISCAL A PESCA.
AUTORES: Patrízia Raggi Abdallah e Carlos José Caetano Bacha

TRABALHOS PREMIADO 2001

I – PRÊMIO SCHUH.

CARACTERÍSTICAS DO EMPREGO RURAL NO ESTADO DE SÃO PAULO NOS ANOS 90.
AUTOR: Otávio Valentim Balsadi
ORIENTADOR: Prof. José Graciano da Silva – UNICAMP-SP
Link para versão on line
Clique aqui
Trabalho publicado pela Editora Ana Blume

II – PRÊMIO SOBER

A PRODUÇÃO DO EMPRESÁRIO RURAL NA CITRICULTURA PAULISTA.
AUTOR: Marie Anne Najm Chalita
ORIENTADOR: Prof. Anita Brumer – UFRGS

III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES
MERCADOS DE TERRAS NO BRASIL: GÊNESE, DETERMINAÇÃO DE SEUS PREÇOS E POLITICAS.
AUTOR: Ludwig Einstein Agurto Plata
ORIENTADOR: Prof. Bastiaan P. Reydon
Instituo de Economia da UNICAMP-SP.
Link para versão on line:
Clique aqui

IV. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA
O TRABALHO INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DE UM PROBLEMA SOCIAL.
AUTOR: Joel Orlando Marin
ORIENTADOR: Profa. Sônia Maria Pereira Bergamasco – FEAGRI/UNICAMP-SP.

V. PRÊMIO RUI MILLHER PAIVA ( Melhor artigo publicado na RESR).
Revista nº 04 de 2000
Abastecimento de Madeira para a Produção de Celulose: Uma aplicação de Economia dos Custos de Transação
Autores: Ana Raquel B. M. Ribeiro, Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, Decio Zylbersztajn

TRABALHOS PREMIADOS 1999

I – PRÊMIO SCHUH.
TRABALHOS: PRODUTIVIDADE E SAÚDE DO TRABALHADOR RURAL: UMA ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO DO USO DE GROOTÓXICOS EM MINAS GERAIS.
AUTOR: Wagner Lopes Soares – CEDEPLAR-UFMG
ORIENTADORA: Profª. Dra. Sueli Moro.
CONCEDER DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO AO:
TRABALHO: EVOLUÇÃO DAS FAMÍLIAS RURAIS NO BRASIL E GRANDES REGIÕES: PLURIATIVIDADE E TRABALHO DOMÉSTICO, 1992-1999.
AUTOR: Carlos Alves do Nascimento – UNICAMP
ORIENTADOR: Profº Dr. José Francisco Graziano da Silva.
TRABALHO: EVOLUÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DOS SISTEMAS AGRÁRIOS DO MUNICÍPIO DE CAMAQUÃ-RS UMA ANÁLISE DA AGRICULTURA E SUAS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO.
AUTOR: José Romualdo Carvalho Ferreira – UFRGS
ORIENTADOR: Profº Dr. Lovois de Andrade Miguel.
II – PRÊMIO SOBER
TRABALHO: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIAL SOBRE O MUNDO RURAL NAS OBRAS DE JOSÉ DE SOUZA MARTINS E JOSÉ GRAZIANO DA SILVA.
AUTOR: William Héctor Gomez Soto – UFRGS
ORIENTADORA: Profª. Dra. Anita Brumer – UFRGS
III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES.
TRABALHO: ANÁLISE DO ARMAZENAMENTO DE MILHO NO BRASIL COM UM MODELO DINÂMICO DE EXPECTATIVAS RACIONAIS:
AUTOR: Vânia Di Addário Guimarães – ESALQ
ORIENTADOR: Profº. Dr. Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros – CEPEA-SP.
CONCEDER DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO AO:
TRABALHO: “IMPACTOS DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL NA ECONOMIA BRASILEIRA”.
AUTOR: Henrique Tomé da Costa Mata – UFV-MG
ORIENTADOR: Profº Dr. José Euclides Alhadas Cavalcanti.
TRABALHO: INÉRCIA E MUDANÇAS INSTITUCIONAIS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DO COMPLEXO AGROINDUSTRIAL CANAVIEIRO NO CENTRO-SUL DO BRASIL.
AUTOR: Carlos Eduardo de Freitas Vian – UNICAMP
ORIENTADOR: Profº Dr. Walter Belik.
IV. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA
TRABALHO: FRUTOS DA TERRA: MEMÓRIAS E RESISTÊNCIAS E LUTA DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DE CARMUCIM – PITIMBÚ – PARAÍBA.
AUTOR: Thelma Maria Grisi Velloso – FEL/UNESP/ARARAQUARA-SP
ORIENTADOR: Profª Dra. Dulce Consuelo Andreotta Whitaker.
V. PRÊMIO RUI MILLER PAIVA
Melhor Artigo Publicado nas Revistas da SOBER na área de Economia Rural.
Revista nº 03 Vol. 39, julho/setembro de 2001
Artigo: “ Mudanças estruturais no setor agrícola brasileiro e as limitações do censo agropecuário 1995-96”.
Autores: Steven M. Helfand e Luís F. Brunstein.

 

TRABALHOS PREMIADOS 1998

36º CONGRESSO DA SOBER

I – PRÊMIO SCHUH.
TRABALHO: MERCADO DE TRABALHO FORMAL E INFORMAL – UMA NÁLISE DA DOMINAÇÃO E DA SEGMENTAÇÃO.
AUTOR: Nancy de Bem Vieira Silva
ORIENTADOR: Não enviado
I – PRÊMIO SOBER
TRABALHO: “AGRICULTURA E MODERNIZAÇÃO CAPITALISTA”
AUTORA: Rodne de Oliveira Lima
ORIENTADOR: Não enviado.
III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES.
O Prêmio não foi concedido por não haver nenhum trabalho aprovado.

IV. PRÊMIO JOSÉ GOMES DA SILVA
Não houve trabalho submetido para concorrer ao Prêmio, sendo o mesmo criado neste mesmo ano de 1998.
V. PRÊMIO RUI MILLHER PAIVA

Melhor artigo publicado nas revistas da SOBER na área de Economia e Sociologia Rural.
Artigo: A dinâmica agroexportadora do Brasil : mudança estrutural, vantagens comparativas e fontes de crescimento.
Autora: Fátima Marília Andrade de Carvalho.

 

TRABALHOS PREMIADOS 1997

XXXV CONGRESSO
I – PRÊMIO SCHUH.
Trabalho: Análise Da Participação Do Brasil No Mercado Internacional De Açúcar.
Autora: Silvia Helena Galvão De Miranda Stalder
Orientador: Não Enviado.
II – PRÊMIO SOBER
Trabalho : “Processo De Trabalho Em Tempo De Reestruturação Produtiva: Estratégias De Controle De Agricultura Canavieira”.
Citricultura Paulista.
Autor: Luciano Nunes Padrão
Orientador: Não Enviado.

III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES.
Trabalho : “A Terceirização Na Agricultura – A Dissociação Ntre A Propriedade E O Uso De Instrumentos De Trabalho Na Moderna Produção Agrícola Paraense”.
Autor: Antonio Carlos Laurenti
Orientador: Não Enviado.

IV. PRÊMIO RUI MILLHER PAIVA
Melhor Artigo Publicado Nas Revistas Da Sober Na Área De Economia E Sociologia Rural.
Revista Nº 1 E 2, Vol. 34, Janeiro-Junho/1996, Páginas 9-47
Artigo: “Produtividade Do Trabalho E Da Terra Na Agropecuária Paranaense”.
Autor: Ezequiel Guerreiro

 

TRABALHOS PREMIADOS 1996

XXXIV CONGRESSO
I – PRÊMIO SCHUH.
Trabalho: “Formação De Preços E Caracterização Do Mercado De Frango Em São Paulo”.
Autor: Maurício Bittencourt
Orientador: Geraldo Sant’ana De Camargo Barros.
Prêmio De Honra Ao Mérito
Trabalho: “Perspectivas De Expansão Da Produção De Grãos Em Minas Gerais No Contexto De Liberalização De Mercados”.Autora: Mônica Moura Pires
Orientador: Antonio Carvalho Campos
II – PRÊMIO SOBER
Trabalho: “Revolta, Conquista E Solidariedade A Economia Dos Trabalhadores Rurais Em Três Tempos”.
Autor: Luis Antonio Barone
Orientadora: Vera Lúcia Botta Ferrante.
Prêmio De Honra Ao Mérito
Trabalho : “O Ideario Rural No Brasil 1930 – 1940 : Entre A Tradição E A Modernidade”.
Autora: Maria Aparecida Ionta Gomide
Orientador: José Norberto Muniz
III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES.
Trabalho: “Distribuição De Rendimentos E Pobreza Na Agricultura Brasileira: 1981 – 1990”.
Autor: Ângela Maria C. Jorge Corrêa
Orientador: Rodolfo Hoffmann.
IV. PRÊMIO RUI MILLHER PAIVA
Artigo : “Evolução Do Desmatamento No Brasil”.
Autor: José Carlos. Bacha

Premio Honra Ao Mérito
Artigo : ” Productivity Change And Tecnology In Brazilian Grain Sector”.
Autores: Robert Evenson E Antonio Flávio Dias Ávila
Artigo : “Previdência Social: Avanços E Recuos”.
Autores: Ângela Kageyama E José Graziano Da Silva.

TRABALHOS PREMIADOS 1995

XXXIII CONGRESSO
I – PRÊMIO SCHUH.

TRABALHO: “MERCOSUL: ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE INTRA-REGIONAL”.
AUTOR: Pablo Caputi Aguirre – UFRGS/RS
ORIENTADOR: Atos Freitas Grawunder.
II – PRÊMIO DE HONRA AO MÉRITO

TRABALHO : “DETERMINANTES DA TAXA DE CAMBIO REAL E SEU EFEITO SOBRE OS PREÇOS AGRÍCOLAS”.
AUTOR: Luiz Eduardo de Vasconcelos Rocha – UFV/MG
ORIENTADOR: Erly Cardoso Teixeira

TRABALHO : “MERCADOS INFORMAIS COMO FONTE ALTERNATIVA DE LIQUIDEZ PARA OS AGRICULTORES”.
AUTORES: Alivínio de Almeida
ORIENTADOR: Paulo Fernando Cidade de Araújo
III – PRÊMIO SOBER

TRABALHO: “A CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES FAMILIARES EM UM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA”.
AUTORA: Elisa Olívia Giacobbo
ORIENTADORES: Jacques A. L. Marre e Mário Riedel.
PRÊMIO DE HONRA AO MÉRITO AO
TRABALHO : “A AGRICULTURA FAMILIAR EM TRANSFORMAÇÃO: O CASO DOS COLONOS OPERÁRIOS DE MASSARANDUBA”.
AUTOR: Flávio Sacco dos Anjos
ORIENTADORA: Anita Brummer

TRABALHO : A PERSPECTIVA DO AGRICULTOR FRENTE AO MODELO MORDENIZADOR: O CASO DOS PRODUTORES DE LEITE DO PRESIDENTE GETÚLIO / SC”
AUTORA : Janine Moreira
ORIENTADORA: Maria Ignez S. Paulilo

III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES.

TRABALHO: “PREVISÃO DE PREÇOS DE BOVINO, SUÍNO E FRANGO COM MODELOS DE SÉRIES TEMPORAIS”.
AUTOR: Miriam Rumenos Piedade Bacchi
ORIENTADOR: Rodolfo Hoffmann.
PRÊMIO DE HONRA AO MÉRITO AO

TRABALHO : “DESEMPENHO DA AGRICULTURA BRASILEIRAE SUA RELAÇÃO COM ALGUNS INSTRUMENTOS DE POLÍTICA ECONÔMICA 1970/1990”.
AUTOR: Teobaldo Campos Mesquita
ORIENTADOR: Paulo Fernando Cidade de Araújo
IV. PRÊMIO RUI MILLHER PAIVA

Melhor artigo publicado na revista de Economia e Sociologia Rural, número 01, vol. 32 janeiro- março/1994, páginas 7-22.
Artigo: “Análise intersetorial da economia brasileira : uma aplicação da matriz de contabilidade social”.
Autores: Antonio Cordeiro Santana e Antonio Carvalho Campos

 

TRABALHOS PREMIADOS 1994

XXXII CONGRESSO DA SOBER
I – PRÊMIO SCHUH.

Trabalho: “ As Cadeias De Produção De Trigo, Soja, Milho, Suinos E Aves”.
Autor: Luís Humberto De Mello Villwock;
Orientador: Prof. Valter José Stiilp –Ufrs/Rs
Prêmio De Honra Ao Mérito Ao
Trabalho: “Otimização Econômica Em Confinamento De Bovinos De Corte”.
Autor: Nermano Franco Ferreira
Orientador: Prof. Fernando Curi Peres – Escola Superior De Agricultura Luiz Queiroz Da Universidade De São Paulo/Sp.
II – PRÊMIO SOBER

Trabalho: “Comunicação: Dependência E Dominação; O Caso Do Fumo No Rio Grande Do Sul”.
Autora: Ana Maria Strahschoen
Orientador: Prof. Geraldo Magela Braga – Ufv/Mg
Prêmio De Honra Ao Mérito Ao
Trabalho: ”Propriedade Intelectual, Biotecnologia E Sementes: A Construção Institucional De Um Mercado”.
Autora: Lavínia D. Rangel Pessanha;
Orientador: John Wilkinson – Ufrj/Rj
III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES.
Trabalho:”A Dinâmica Do Complexo Agroindudstrial E O Crescimento Econômico Do Brasil”.
Autor: Antonio Cordeiro De Santana;
Orientador: Prof. Antonio Carvalho Campos Da Universidade Federal De Viçosa-Mg
IV. Prêmio De Honra Ao Mérito
Trabalho: “Custo, Risco E Margem De Comercialização De Arroz E De Feijão No Estado De São Paulo: Análise E Teste De Modelos Alternativos”.
Autoria: Danilo Rolim Dias De Aguiar
Orientador: Prof. Geraldo Santana De Camargo Barros Da Escola Superior De Agricultura Luiz Queiroz Da Universidade De São Paulo/Sp.

V. PRÊMIO RUI MILLHER PAIVA
Melhor Artigo Publicado Nas Revistas Da Sober Na Área De Economia Rural.
Revista Nº 03 De 1993, Vol. 31
Artigo: “ O Mercado De Leite: Política De Intervenção E Estrutura Produtiva”.
Autores: Ricardo Pereira Reis, Erly Cardoso Teixeira E João Eustáquio De Lima.

TRABALHOS PREMIADOS 1993

XXXI CONGRESSO DA SOBER

I – PRÊMIO SCHUH.
Trabalho: ” A Ideologia Da Modernização Da Agricultura: Um Estudo Do Pensamento Econômico Brasileiro”.
Autora: Rosilene Dias Monteiro – Univ. Fed. Da Paraíba/ Campina Grande-PB
CONCEDER DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO
Trabalho: “Retorno Aos Investimentos Em Pesquisa E Assistência Técnica No Cultivo Do Café;
Autora: Marilza Machado Ferreira – UFV/Mg

II – PRÊMIO SOBER
Trabalho: “Empresas Agroalimentares, Produção Agrícola Familiar E Competitividade No Complexo Carnes De Santa Catarina”.
Autor: Luiz Carlos Mior – Ufrrj;
CONCEDER DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO
Trabalho: ” O Tempo Do Acampamento: A Construção Da Identidade Social E Política Do Colono Sem Terra”, Volumes I e II;
Autora: Cláudia Job Smitti Da Ufrgs;
III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES.
Trabalho: “Uma Interpretação Dinâmica Dos Efeitos Da Modernização Da Agricultura Sobre A Erosão Dos Solos Na Região Montanhosa Varinense – Colônia”.
Autora: Irma Baquero Hacberlim – Ufv/Mg
CONCEDER DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO:
Trabalho: “Inovação Tecnológica Na Agricultura Brasileira – Aspectos Distributivos”.
Autor: César Roberto Leite Da Silva – Faculdade De Econ., Adm. E Cont. Da USP/SP.
IV. PRÊMIO RUI MILLER PAIVA
Melhor Artigo Publicado nas Revistas da SOBER na área de Economia Rural.
Revista número 02, vol. 30 de 1992;
Artigo: “ Vinte anos de desigualdade da Agricultura Brasileira”.
Autor: Rodolfo Hoffmann.

TRABALHOS PREMIADOS 1992

XXX CONGRESSO

I – PRÊMIO SCHUH.

TRABALHO: “ A VITIVINICULTURA DO RIO GRANDE DO SUL E A INTEGRAÇÃO ECONÔMICA BRASIL – ARGENTINA ”.
AUTOR: Bartholomeu Edgar A. Neto – UNIV. FED. DO RIO GRANDE DO SUL;
ORIENTADOR: Prof. Valter José Stulp;

II – PRÊMIO SOBER

TRABALHO: “XAGU: DE SEM TERRA A ASSENTADO (UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇAO DE IDENTIDADES SOCIAIS NO CAMPO)”.
AUTORA: Mariana P. Franco – Univ. Federal do Rio de Janeiro
ORIENTADORA: Professora Neide Estela;

PRÊMIO DE HONRA AO MÉRITO AO

1. TRABALHO: ”O ESTADO E A LUTA PELA TERRA NO RIO DE JANEIRO: PRIMEIRO GOVERNO BRIZOLA (1983 – 1987)”.
AUTOR: – Victor de Araújo Novicki da Univ. Fed. Rural do Rio de Janeiro;
ORIENTADORA: Professora Leonilde Sérvolo de Medeiros;

2. TRABALHO: “ PARA ALÉM DO ACESSO Á TERRA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, CONDIÇÃO CAMPONESA E AÇÃO POLÍTICA DOS COLONOS DEA SERRA DE MEL-RN”.
AUTOR: Aécio Candido de Sousa da Univ. Federal da Paraíba;
ORIENTADORA: Professora Josefa Salete Barbosa Cavalcanti;

III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES.

TRABALHO:”ESTABILIZAÇÃO DOS PREÇOS AGRÍCOLAS NO BRASIL – O CASO DOS PREÇOS MÍNIMOS”.
AUTORA: Maria Auxiliadora de Carvalho – FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS;
ORIENTADOR: Cláudio Afonso Vieira;

IV. PRÊMIO RUI MILLHER PAIVA

Melhor artigo publicado nas revistas da SOBER na área de Economia rural.
Revista nº 01 de 1991, Vol. 29 – Janeiro / março , páginas: 77-94.
Artigo: “ Ivenstimento e mudança tecnológica na agricultura Brasileira”.
Autores: Sérgio Antonio Garcia e Erly Cardoso Teixeira.

 

TRABALHOS PREMIADOS 1991

XXIX CONGRESSO

I – PRÊMIO SCHUH.

TRABALHO: “FORMAÇÃO DE PREÇOS NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE SOJA 1982/1989”.
AUTOR: Danilo Rolim Dias de Aguiar – ESALQ-USP

PRÊMIO DE HONRA AO MÉRITO AO

TRABALHO: “ AGRICULTURA E PROPAGAÇÃO INFLACIONÁRIA”.
AUTORA: PATRIZIA RAGGI ABDALLAH – UFV/-MG
ORIENTADOR: Erly Cardoso teixeira

II – PRÊMIO SOBER

TRABALHO: “OS NOVOS CAPITALISTAS DO AGRO-BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE A BURQUESIA RURAL INDUSTRIALIZADA DE RIO VERDE”.
AUTORA: Débora Messemberg Guimarães – UNIV. de BRASÍLIA – UNB;

PRÊMIO DE HONRA AO MÉRITO AO

TRABALHO: ”A EXTENSÃO RURAL E OS LIMITES À PRÁTICA DOS EXTENSIONISTAS DO SERVIÇO PÚBLICO”.
AUTOR: – Francisco Roberto Caporal- Univ. Federal de Santa Maria;

III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES.

TRABALHO:”ESTRUTURA PRODUTIVA DE PEQUENOS AGRICULTORES E IMPLICAÇÕES PARA A GERAÇÃO E ADOÇÃO DE TECNOLOGIA”.
AUTOR: Luiz Carlos Ayres Guidelti Zagatto – UFV – MG;

IV. PRÊMIO RUI MILLHER PAIVA

Melhor artigo publicado nas revistas da SOBER na área de Economia rural.
Revista nº 04 de 1990, Vol. 28.
Artigo: “ Modelo de transmissão de preços entre mercado interno e externo”.
Autor: Álvaro Barrantes Hidalgo.

 

TRABALHOS PREMIADOS 1990

XXVIII CONGRESSO DA SOBER

I – PRÊMIO SCHUH.
Trabalho: ” Transmissão De Preços De Carne Bovina Entre Níveis De Mercado: Uma Aplicação Do Modelo De Auto Regressão Vetorial”.
Autora: Flávia M. De Mello Bliska;
Orientador: Professor Geraldo Sant’ana De Camargo Barros – Esalq-Usp.

CONCEDER DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO
Trabalho: “Modelo Para Análise Integrada De Experimentos Realizados De Forma Estangue, Com Fins De Apoio Aos Processos De Decisão”.
Autor: Luis Fernando B. Melgarejo;
Orientadora: Edgar Augusto Ganzer -Iepe/Ufres

II – PRÊMIO SOBER
Trabalho: “Os Empresários Rurais E A Reforma Agrária No Governo De Transição (1985-1988)”.
Autor: Ronaldo Baltar;
Orientadora: Professora Maris Conceição Da Unicamp;

CONCEDER DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO
1. Trabalho : ” O Rural Na Globo: A Construção Simbólica Do Conhecimento Científico E Tecnólogico”.
Autora:A. Brunette G. F. Seixas;
Orientador: José Norberto Muniz – Ufv/Mg;

2. Trabalho : ” Terra, Ponto De Partida , Ponto De Chegada: Um Estudo Da Identidade Do Trabalhador Rural Na Luta Pela Terra”;
Autora: Maristela Lemos Borges;
Orientadora: Maria Aparecida Moraes Silva – Unesp Araraguaia/Sp

III. PRÊMIO EDSON POTSCH MAGALHÃES.
Trabalho: “Estudo Das Vantangens Comparativas Dos Sitemas De Produção De Arroz No Brasil”.
Autor: Jairo Velasguez Barrera;
Orientador: Professor Evonir Batista De Oliveira Da Ufv/Mg;

IV. PRÊMIO RUI MILLER PAIVA
Melhor Artigo Publicado nas Revistas da SOBER na área de Economia Rural.
Revista número 02, vol. 27 de abril – junho/1989;
Artigo: “ Retornos diretos e aplicativos da educação e a demanda educacional familiar para crianças do meio rural no Brasil”.
Autor: R. D. Singh.

 

TRABALHOS PREMIADOS 1989

XXVII CONGRESSO DA SOBER – REALIZADO EM PIRACICABA – SP
em 24 A 28 DE JULHO DE 1989 – Tema: Agricultura numa Economia em Crise

I – PRÊMIO GEORGE EDWARD SCHUH
TRABALHO: “A INTEGRAÇÃO BRASIL – ARGENTINA”.
AUTOR: José Eduardo Gutierrez Peres – IEPE;

CONCEDER DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO
TRABALHO: “A POLÍTICA DE SEMENTES NO ESTADO DE SÃO PAULO”.
AUTOR: Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho – ESALQ/USP;

II – PRÊMIO SOBER
TRABALHO: “COOPERATIVISMO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE
RURAL: O CASO DA HOLAMBRA”.
AUTOR: Raul Geraldo Herbers – Univ. Est. de Campinas;

CONCEDER DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO
TRABALHO : ” DINÂMICA DA ORGANIZAÇÃO CAMPONESA DO GRUPO
URUCUM – CORUMBÁ/MS”.
AUTORA: Maria Tereza Castelo Branco – UFV/MG;

III – PRÊMIO EDSON POTSH MAGALHÃES
TRABALHO: “A EXTRAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS: O CASO DO EXTRATIVISMO VEGETAL NA AMAZÔNIA”.
AUTOR: Alfredo Kingo Oyama Homma da UFV;
ORIENTADOR: Antônio Raphael Teixeira Filho;
IV. PRÊMIO RUI MILLER PAIVA
ARTIGO: “ O FALSO DILEMA IRRIGAÇÃO X REFORMA AGRÁRIA NO NORDESTE”.
Autor: Peter May – FUNDAÇÃO FORD. Melhor artigo publicado na RER de 1988.

CONCEDER DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO AO
TRABALHO: ” ENFOQUE DIALÉTICONA PESQUISA AGROPECUÁRIA

Google+
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial