A Sociedade

O QUE É A SOCIEDADE

O acrógrafo SOBER corresponde originalmente à Sociedade Brasileira de Economistas Rurais, Sociedade Civil sem fins lucrativos fundada em 19/02/1959, durante a I Reunião Bianual de Economistas Rurais. Contudo, esta Sociedade foi plenamente constituída em 23/02/1960, durante a II Reunião de Economistas Rurais do Brasil, realizada nas instalações da Fundação Getúlio Vargas e da Federação das Indústrias, no Rio de Janeiro. Nessa ocasião foi aprovado seu Estatuto, bem como eleita sua primeira Diretoria. Uma plêiade de 44 economistas rurais eternizaram esse momento ímpar.

Assinaram sua Ata de Constituição os sócios fundadores, ou seja, todos os que participaram das duas primeiras reuniões, totalizando 44 economistas rurais, que atuavam como professores das principais universidades brasileiras, profissionais de instituições de pesquisa e extensão como a Fundação Getúlio Vargas, Serviço de Economia Rural do Ministério de Agricultura, Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Associações Cooperativas de Crédito, Banco do Nordeste, entre outras.

A Ata de Constituição da SOBER foi registrada no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Viçosa, Minas Gerais, sob nº 1.573, em 02 de junho de 1961. A partir da VI Reunião, os encontros passaram a ser anuais e foram realizados sem interrupção desde então. A SOBER cresceu durante essa fase, contando hoje com cerca de 550 sócios ativos e cerca de 900 no total, com representação em praticamente todos os estados da Federação.

Atualmente a SOBER significa Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Esta Instituição científica, cultural e educacional tem como escopo desenvolver não somente a Economia, Administração e a Sociologia, como outras ciências correlatas à temática rural, fornecendo subsídios para a implementação de políticas públicas voltadas para o rural em suas diversas especificidades e manifestações.

A SOBER completou recentemente Sessenta Anos de existência, marcados pela intensa e contínua discussão da produção intelectual de seus associados e pelas contribuições às políticas públicas para agricultura. Esta trajetória de pesquisa e debate foi marcada pelas mudanças econômicas, pelas alterações no marco político e institucional, pelas políticas de ciência e tecnologia e de desenvolvimento agrícola e, sobretudo, pelos paradigmas e visões da economia, administração e sociologia rural. Assim, a consulta aos anais do Congressos da SOBER mostra como a mesma debateu e contribuiu para a resolução dos problemas da agricultura, do agronegócio e do meio rural do Brasil nas últimas décadas.

A história da SOBER também se confunde com a das instituições de ensino, pesquisa e extensão e com o ensino de pós-graduação no Brasil. Desde suas primeiras reuniões, a SOBER abriu espaço para a discussão de técnicas de ensino, programas de curso, planos de extensão, entre outros assuntos, contribuindo para a estruturação e a consolidação da Economia, Administração e Sociologia rurais nas universidades nacionais.

O quadro de sócios da Sociedade abrigou importantes pesquisadores e docentes, sendo que alguns deles tiveram também carreiras políticas e ocuparam cargos na estrutura pública de ensino, pesquisa e extensão e em órgãos do poder executivo, como ministérios e secretarias de agricultura. Estes nomes podem ser consultados na galeria de sócios e de destaques.

Os principais veículos de divulgação da produção científica da SOBER têm sido a Revista de Economia e Sociologia Rural e os Anais do Congresso Brasileiro de Economia, Administração e Sociologia Rural, o mais importante evento anual da área no Brasil.

Nossa Missão

A SOBER é uma Sociedade científica, cultural e educacional tendo por finalidade desenvolver as ciências sociais rurais (Administração, Economia, Extensão, Comunicação e Sociologia Rural) e suas correlatas, fornecendo também subsídios para a implementação de políticas públicas voltadas para os setores agrícola, agroindustrial e para áreas rurais.

Para atingir estes objetivos a SOBER deve promover:

a) o intercâmbio permanente entre estudiosos em ciências sociais rurais;
b) a pesquisa, o ensino e estudos próprios das ciências sociais rurais;
c) a organização de um serviço de informações sobre o ensino, pesquisa, pessoal e instituições especializadas no seu campo de atuação;
d) reuniões técnicas de professores, pesquisadores e dirigentes de entidades e órgãos ligados às ciências sociais rurais;
e) encontros, seminários, simpósios e a realização de um Congresso anual;
f) edição e divulgação de trabalhos especializados em ciências sociais rurais; e,
g) intercâmbio com indústrias e empresas interessadas em trabalhos de ciências sociais rurais.

 

Nosso Estatuto
Google+
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial