08/08/2022 – 11/08/2022
UFRN - Natal - Rio Grande do Norte
60º Congresso da SOBER – 2022
Busca nos Anais:
60º Congresso da SOBER
08 a 11/08/2022 | Natal – RN
O Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) foi realizado entre os dias 08 e 11 de agosto de 2022, presencialmente, na cidade de Natal – RN. O tema geral desta edição foi “Agricultura Familiar, Sistemas Agroalimentares e Mudanças Climáticas: Desafios Rumo aos ODS”.
Neste ano, o Congresso da SOBER chega a sua 60ª edição, já consolidado como um dos eventos científicos mais relevantes e longevos do Brasil. Nestes últimos 60 anos, o Congresso da SOBER ajudou a consolidar a prática do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito da Economia, Administração e Sociologia Rural no país. Suas edições foram, e continuarão a ser, local de encontro e debate entre os mais relevantes nomes destas áreas no Brasil e no mundo.
A Comissão Local de 2022, composta por professores e discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), envidou todos os esforços para que este evento tivesse um ambiente auspicioso à criatividade e debates. Para tanto, foram convidados palestrantes nacionais e internacionais de renome, seja do setor técnico-produtivo e/ou da academia.
O 60º Congresso da SOBER – com a Aula Magna de abertura, os painéis, as centenas de apresentações de trabalhos orais, as várias sessões organizadas pelos próprios congressistas, as reuniões de grupos de estudos também sugeridas pelos congressistas, o lançamento de livros, atividades culturais e a interação entre os participantes – foi não somente um evento técnico-científico de qualidade, mas mostrou-se preparado para perpetuar as principais marcas de sua história: a relevância e a longevidade!
Acesse os trabalhos das últimas Edições do Congresso da SOBER.
Programação
Sessões de apresentação de Trabalhos podem ser consultadas em:
https://www.bit.ly/SessoesSOBER2022
Segunda 08/08
08:15-10:15
Painel 1: Conjuntura Político-Econômica: perspectivas para os próximos 4 anos:
Alcido Elenor Wander
Coordenador(a)
Pesquisador “A” da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Agronegócio (UFG) e em Desenvolvimento Regional (Unialfa). Vice-Presidente (Centro-Oeste) da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).
Alexandre de Oliveira Lima
Palestrante
Doutor em Geodinâmica e Geofisica pela UFRN, é Prof. Ajunto do Departamento de Gestão Ambiental e do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGeo), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde também coordena o Laboratório de Tecnologias Sociais para Convivência com o Semiárido (LABTECsemiárido). Atualmente, é Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF), no Rio Grande do Norte e coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste.
Guilherme Soria Bastos Filho
Palestrante
Secretário de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Engenheiro Agrônomo (UFV), Mestre em Agricultura, concentração em Economia (Esalq/USP) e em Agricultural Economics (University of Maryland).
Luciano Nakabashi
Palestrante
Professor associado da FEARP/USP. Atua como professor do PPGE-FEARP/USP e é Presidente da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec).
10:30-12:30
Painel 2: Sistemas agroalimentares: instituições, cooperativismo e ações para uma alimentação saudável e sustentável:
Janaína Balk Brandão
Coordenador(a)
Engenheira Agrônoma, mestre e doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2005; 2011). Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria (Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural).
João Prieto
Palestrante
Engenheiro agrônomo, com mestrado e doutorado voltados ao desenvolvimento sustentável da produção agropecuária (Universidade Estadual Paulista – FCAV/UNESP). Coordenador do Ramo Agropecuário na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Representa a OCB em conselhos, comissões e fóruns do setor junto ao governo federal e entidades parceiras.
Mauro Moura Müzell Faria
Palestrante
É Eng. Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, com MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio – FGV. Está na Coordenação Geral do Projeto Agronordeste Assistência Técnica e Gerencial e na Coordenação Geral do Programa de Incentivo de ATeG do Senar Central. Estrutura e implementa projetos voltados para pequenos e médios produtores rurais, visando sua profissionalização, aumento de renda, eficiência operacional, integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e sustentabilidade.
Cecilia Díaz-Méndez
Palestrante
Professora de Sociologia na Universidade de Oviedo (Espanha). Responsável pelo Grupo de Pesquisa em Sociologia da Alimentação.
14:00-16:00
Sessão de Apresentação de Trabalhos
16:00-16:30
Coffee-break e Sessão de Lançamento de Livros
16:30-18:30
Sessão de Apresentação de Trabalhos
19:00-21:00
Sessão Solene de Abertura & Aula Magna:
Marcus Peixoto
Consultor Legislativo na área de Economia e Agricultura do Senado Federal. Engenheiro Agrônomo (UFV, 1987), Mestre (1997) e Doutor (2009) em Ciências Sociais em Desenvolvimento e Agricultura (CPDA/UFRRJ). Pós-doutor no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) do Instituto de Economia da UFRJ (2014), Pós-Doutorado no Observatório para a Qualidade da Lei da Faculdade de Direito da UFMG (2020/21). Extensionista Rural da Emater-Rio (1988/89), professor assistente de Extensão Rural da UFRRJ (1990-2005), Diretor (1991/96) e Presidente (2000) da Associação dos Docentes da Universidade Rural (ADUR-RJ), Diretor da Regional Rio do ANDES-SN (1997/98). Desde 2006 é Consultor Legislativo do Senado Federal na área de Economia e Agricultura (políticas agrícolas e agrárias). De 2017 a 2018, como Assessor da Presidência do IBGE, organizou a Assessoria Parlamentar do Instituto, em Brasília. Presidente (2007/09 e 2019/21) Diretor de Comunicação e Marketing da Associação dos Consultores e Advogados do Senado Federal (ALESFE). Diretor Secretário da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER, 2021-2023).
Sergio Schneider
Professor Titular de Sociologia do Desenvolvimento Rural e Estudos da Alimentação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Ciências Sociais pela UFRGS, Mestre em Sociologia pela UNICAMP e Doutor em Sociologia pela UFRGS e pela Université Paris X-Nanterré.
21:00-22:30
Coquetel de Abertura
Terça 09/08
08:15-10:15
Painel 3: Inflação, fome e desafios para a segurança alimentar:
Paulo Sidney
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduado em Agronomia (ESAM), Mestre em Administração Rural e Comunicação Rural (UFRPE), Doutor em Ciências Sociais (UFRN).
Adriana Ferreira Silva
Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás. Atua no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFG. Pesquisadora associada do CEPEA/Esalq-USP.
Cimone Rozendo de Souza
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (UFPR), mestre em Sociologia (UFPR), doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR) e Pós Doutora em Sociologia Rural pela Universidade de Paris X- França. Professora associada III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Departamento de Ciências Sociais, atuando nos Programas de Pós graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e Ciências Sociais (PPGCS).
Mauro Del Grossi
Engenheiro Agrônomo, Mestre em Economia Agrária (ESALQ/USP) e Doutor em Economia (UNICAMP). Professor associado da Universidade de Brasília, na Faculdade UnB Planaltina, integrante do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios – PROPAGA e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública – PPGP.
10:30-12:30
Painel 4: Cadeias globais de valor, sistemas alimentares e trabalho decente
Joedson Jales de Farias
Graduado em Ciências Econômicas (UFRN), Mestre em Economia (UFPE) e Doutor em Economia pela (UFPE). Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Christoph Scherrer
Professor Titular de Economia Política Internacional na Universidade de Kassel (Alemanha), Diretor do Centro Internacional para o Desenvolvimento e Trabalho Decente
Márcia Paixão
Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua na graduação e na pós-graduação Lato Sensu em Economia Internacional e do Meio Ambiente. Coordenadora do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil (Núcleo Paraíba/Fapesq-PB)
Thales Penha
Graduado em Economia (UFRN), Mestre em Economia (UFRN) e Doutor em Desenvolvimento Econômico (UNICAMP). Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
14:00-16:00
Sessão de Apresentação de Trabalhos
16:00-16:30
Coffee-break
16:30-18:30
Assembleia da SOBER
18:30-20:00
Reunião de Grupo de Estudo (RGE) – FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE EXTENSÃO RURAL
Coordenadora: Daiane Loreto de Vargas (UFRB-BA) (loretodevargas@gmail.com)
- Alessandra Maria da Silva – Coordenador(a)
- Alisson Vicente Zarnott – Coordenador(a)
- Daiane Loreto de Vargas – Coordenador(a)
- Flaviane de Carvalho Canavesi – Coordenador(a)
- Laila Mayara Drebes – Coordenador(a)
- Letícia Andrea Chechi – Coordenador(a)
- Ricardo Serra Borsatto – Coordenador(a)
Resumo:
O Fórum Nacional de Professoras e Professores de Extensão Rural é um coletivo que reúne docentes de Extensão Rural de todo o Brasil, promovendo um espaço acadêmico para discussão de temáticas pertinentes à Extensão Rural. O coletivo já promoveu dois Seminários Nacionais sobre o Ensino em Extensão Rural no país, nos anos de 2008 (Itamaracá-PE) e 2010 (Santa Maria-RS). Nesse sentido, a reunião de estudos junto à SOBER se justifica: 1) para dialogar sobre a organização de um terceiro Seminário Nacional, o qual está previsto para ser realizado em 2023; 2) para fomentar uma agenda de pesquisa nas diferentes regiões do país sobre o cenário do ensino em Extensão Rural. Assim, a reunião visa a articulação de grupos de estudos regionais, um para cada região do país, com o objetivo de elaborar um agenda de pesquisa a ser apresentada no terceiro Seminário Nacional de Ensino em Extensão Rural. Metodologicamente, a reunião será estruturada em dois momentos: 1) resgate da rearticulação do Fórum Nacional de Professoras e Professores de Extensão Rural durante o período pandêmico e apresentação das atividades desenvolvidas de 2020 até 2022; 2) animação e articulação de cinco grupos de pesquisa regionais sobre Extensão Rural, com a indicação de coordenadores e colaboradores. Espera-se a organização de um relatório sistematizado abordando os principais desafios da disciplina de Extensão Rural nas diferentes regiões brasileiras para posterior apresentação do mesmo no terceiro Seminário Nacional.
Reunião de Grupo de Estudo (RGE) – TÍTULOS DE CRÉDITO DO AGRONEGÓCIO: COMO PODEM AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO SETOR AGROPECUÁRIO?
- Adriana Estela Sanjuan Montebello – Coordenador(a)
- Pery Francisco Assis Shikida – Coordenador(a)
Descrição
Coordenador: Pery Francisco Assis Shikida (Unioeste – PR)
Resumo:
A política agrícola tem buscado diversificar as fontes de financiamento do agronegócio, com a finalidade de ampliar a participação de recursos livres dos mercados financeiro e de capitais. A oferta de crédito rural oficial tem apresentados crescimento nos últimos 10 anos, os recursos programados se elevaram em 104% entre o Plano Safra 2011/2012 e 2021/2022. Entretanto, esse crescimento não tem acompanhado a demanda dos produtores por recursos, existindo a busca por novos instrumentos de financiamento, como títulos de crédito do agronegócio. Os principais títulos de incentivo e apoio ao agronegócio são a Cédula de Produtor Rural (CPR), a Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), o Certificado de Depósito Agropecuário (CDA) e o Warrant Agropecuário (WA), o Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA), e os títulos verdes. Para expandir e aprimorar os instrumentos privados do agronegócio, avanços no arcabouço legal são essenciais. Exemplo disso, são a Lei 13.986/2020, conhecida como Lei do Agro, e a Lei 14.130/2021, que criou os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro). Os títulos de crédito do agronegócio promovem a incorporação continuada e o uso intensivo de tecnologias, complementam o crédito rural regulamentado pelo governo e atraem o capital privado para financiar o setor. Além disso, os títulos permitem aos produtores e empresas do agro captar recursos diretamente de investidores no mercado de capitais. Nesse sentido, o grupo de estudo tem por objetivo debater formas de ampliar e aprimorar as fontes de financiamento para o agronegócio, promovendo ao produtor rural um ambiente de negócios que aumente sua renda, simplifique os procedimentos e regras e disponibilize linhas de crédito mais abundantes e baratas.
Quarta 10/08
08:15-10:15
Painel 5: Mudanças climáticas, secas e resiliência no semiárido brasileiro
João Matos
Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1970), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2002)
José de Jesus Sousa Lemos
Engenheiro Agrônomo pela atual Universidade Federal Rural da Amazônia. Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Pós-Doutor em Economia dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente pela Universidade da California, Riverside, California, USA. Atualmente é professor no Departamento de Economia Agrícola da UFC
Maria Auxiliadora Coêlho de Lima
Chefe Geral da Embrapa Semiárido. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia, mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará, Pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 2001, sendo lotada na Embrapa Semiárido
Steven Helfand
Professor Titular de Economia na Universidade da Califórnia, Riverside (UCR). Foi Diretor de Estudos Latino-Americanos da UCR de 2002 a 2006, Diretor do Programa de intercâmbio entre a Universidade da Califórnia e o Brasil de 2006 a 2009, e o ganhador de 2010-11 do Prêmio de Professor Distinguido na Divisão de Humanidades e Ciências Sociais da UCR. Ele é especialista em questões relacionadas à pobreza, agricultura e desenvolvimento econômico na América Latina. Atualmente está trabalhando em vários projetos sobre mudança climática, seca, produtividade agrícola e pobreza.
10:30-12:30
Painel 6: Agricultura familiar e mudanças climáticas: desafios rumo aos ODS
Regina Aparecida Leite de Camargo (UNESP)
Possui graduação em Engenharia Agronomica (1980), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, membro da Comissão de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária no Estado de São Paulo e vice-presidente Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER)
Kelli Mafort
Coordenação Nacional do MST. Pedagoga, mestre e doutora em Ciências Sociais pela FCLAR – Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara. Educadora da Escola Nacional Florestan Fernandes – ENFF
Patrick Caron
Médico veterinário, PhD em geografia do desenvolvimento. É especialista em sistemas agrícolas e dinâmicas territoriais, com especial enfoque na pecuária. Diretor internacional da Universidade de Excelência de Montpellier – MUSE
Ricardo Abramovay
Professor sênior do Programa de Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da USP. Graduado em filosofia pela Universidade de Paris X Nanterre. Mestre em política pela FFLCH da USP. Doutor em Ciências Humanas pelo IFCH/UNICAMP. Pós-doutorado pela EHESS (Paris), Fondation Nationale des Sciences Politiques (Paris)
14:00-16:00
Sessão de Apresentação de Trabalhos
16:00-16:30
Coffee-break e Sessão de Lançamento de Livros
16:30-18:30
SORG – Desafios para inserção da Agricultura Familiar no Plano ABC+
Descrição: Junior Ruiz Garcia, Joacir Rufino de Aquino, Leticia Andrea Chechi
Local: Auditório 1 do Nepsa II
SORG – Inclusão produtiva rural, agricultura familiar e a agenda do debate
Descrição: Mireya Eugenia Valencia Perafan, Vahíd vahdat, Cidonea Machado Deponti, Alexandre de Oliveira Lima
Local: Auditório 2 do Nepsa II
SORG – Os usos da sociologia de Pierre Bourdieu nos estudos rurais brasileiros
Descrição: ANA LOUISE DE CARVALHO FIUZA, Arilson Favareto, Rodrigo Constante Martins, MARCOS BOTTON PICCIN
Local: Auditório 3 do Nepsa II
SORG – Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e de Enfrentamento da Pobreza no Brasil e América Latina e Caribe
Descrição: Lauro Francisco Mattei, Rafael Zavala, Marcellus M Caldas, JOSÉ GARCIA GASQUES
Local: Auditório do Nepsa I
SORG – Potencial do Programa Nacional de Alimentação Escolar na união entre a inclusão produtiva e a segurança alimentar e nutricional
Descrição: Lilian de Pellegrini Elias, Catia Grisa, Suzi Barletto Cavalli, Evaldo Gomes Júnior
Local: Auditório 4 do Nepsa II
SORG – Programa Gente do Campo: Pedagogia da Alternância e Troca de Saberes como Estratégia de ATER
Descrição: Vinicius Claudino de Sá, WASHINGTON JOSE DE SOUSA, Hildemar Peixoto De Vasconcelos, Daniele Santos
Local: Setor de aula V – sala H2
18:30-20:00
Painel 7: Estatuto da SOBER: aspectos preliminares e notas para o debate
Mary Paula Arends-Kuenning
Doutorado e Mestrado em Economia pela University of Michigan. Graduação em Economia pela University of Chicago. Professora Associada no Departamento de Economia Agrícola e do Consumidor, University of Illinois at Urbana-Champaign. Sua área de atuação tem sido nas decisões que as famílias tomam sobre fertilidade, escolaridade e trabalho, analisando as implicações dessas decisões para o bem-estar presente e futuro dos membros da família. Dirigiu o Instituto Lemann de Estudos Brasileiros.
Lucir Reinaldo Alves
Doutor em Geografia (2016), com especialização em Planejamento Urbano e Regional, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Campus Toledo (2005). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2008). Professor Adjunto do colegiado de Ciências Econômicas na (UNIOESTE)/Campus de Toledo e Coordenador e Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Toledo. Pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) (www.ndrunioeste.com.br) e do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC) pela UNIOESTE/Toledo e do Grupo de Pesquisa Modelação, Ordenamento e Planeamento Territorial (MOPT) do Centro de Estudos Geográficos (CEG) da Universidade de Lisboa (www.mopt.org.pt/). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de análise regional, desenvolvimento regional e local, economia regional, economia espacial e geoprocessamento, distribuição das atividades econômicas, dinâmicas regionais, ensino superior e desenvolvimento. É membro do Conselho Fiscal da SOBER (2020-2022)
Marcus Peixoto
Agrônomo (UFV), Mestre e Doutor pelo CPDA/UFRRJ. Pós-Doutorado pelo PPED/IE/UFRJ (2014) e Fac. Direito/UFMG (2020/21). Extensionista da Emater-Rio (1988/89), Professor da UFRRJ (1990/2005). Consultor Legislativo do Senado Federal (desde 2006).
Robson Akio Sawada
Advogado; Vice Presidente da Comissão de Advocacia Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Toledo/PR; Pós-graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE; Bacharel em Direito pela Universidade Paranaense – UNIPAR – Campus Toledo; Monitor acadêmico das disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito (2011), Direito Processual Civil I – Parte Geral (2012), Direito Processual Civil II – Processo de Conhecimento (2013); Técnico em Administração – Colégio Estadual Presidente Castelo Branco. Associado da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.
Quinta 11/08
07:30 – 14:30
Visita-técnica à Cooperativa Mista da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Bebida Velha – COOPABEV
Visita à Cooperativa Mista da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Bebida Velha – COOPABEV.
Os visitantes terão acesso à agroindústria de beneficiamento de pescado, além de ter a oportunidade de conversar com cooperados sobre sua produção e o Quintal Produtivo da comunidade.
Local: Cooperativa Mista da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Bebida Velha – COOPABEV
Comissão Organizadora
COORDENAÇÃO GERAL
Presidente – Pery Francisco de Assis Shikida (UNIOESTE)
Secretário-Executivo – Marcus Peixoto (Senado Federal)
Secretaria da SOBER – Elza Nogueira dos Anjos (SOBER)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Coordenação Científica (CC) do 60º Congresso da SOBER
Coordenador da CC: Mateus Neves (UFV)
Secretário da CC: João Ricardo de Oliveira Júnior (UFG)
Secretária da CC: Renata Cattelan (UNIOESTE)
Apoio Técnico CC: Carla Alves de Oliveira (UNIOESTE)
Coordenação de Lançamento de Livros: Daniel Arruda Coronel (UFSM)
Coordenação-Geral de Prêmios da SOBER: Carlos Eduardo de Freitas Vian (ESALQ/USP) e João Ricardo Ferreira de Lima (Embrapa)
Colaborador do 60º Congresso SOBER: Lucir Reinaldo Alves (UNIOESTE)
COORDENADORES DE GRUPOS DE TRABALHO (GTs)
Grupo de Trabalho (GT) | Titular | Adjunto | |
GT1. Mercados agrícolas e comércio exterior | Nicole Rennó Castro (UFSJ) | Adriana Ferreira Silva (UFG) | |
GT2. Governança e gestão do agronegócio | Lucilio Rogério Aparecido Alves (ESALQ/USP) | Maura Seiko Tsutsui Esperancini (UNESP) | |
GT3. Evolução, estrutura e dinâmica dos complexos agroindustriais | Alice Aloísia da Cruz (UFRN) | Rodrigo Peixoto (CEPEA/Esalq/USP) | |
GT4. Questão ambiental, agroecologia e sustentabilidade | Regina Aparecida Leite de Camargo (FCAV/UNESP) | Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo (Feagri/Unicamp) | |
GT5. Agricultura familiar e ruralidades | Alessandra Matte (UTFPR) | Juliano Fossá (Unochapecó) | |
GT06. Cooperativismo, associativismo e outras formas de ação coletiva | Gabriel Murad Velloso Ferreira (UFSM) | Alair Ferreira de Freitas (UFV) | |
GT7. Desenvolvimento rural, territorial e regional | Weimar Freire da Rocha Júnior (UNIOESTE) | Michele Lins Aracaty e Silva (UFAM) | |
GT8. Pesquisa, inovação e extensão rural | Dimas Soares Junior (IDR Paraná) | Norma Kiyota (IDR Paraná) | |
GT9. Trabalho, emprego e ocupações rurais | Carlos Alves do Nascimento (UFU) | Dalva Maria da Mota (Embrapa) | |
GT10. Abastecimento, segurança alimentar e nutricional e dinâmicas de consumo | Marcio Gazolla (UTFPR) | Cidonea Machado Deponti (UNISC) | |
GT11. Elaboração e análise de política agrícola e políticas públicas de desenvolvimento rural | Carlos Eduardo de Freitas Vian (ESALQ/USP) | Luis Gustavo Baricelo (UFR – MT) | |
GT12. Temas emergentes no agronegócio | Catarina Barbosa Careta (Esalq/USP) | Andréia Camargo Marques Postal (IE/Unicamp) | |
SORGs | Mateus de Carvalho Reis Neves (UFV) | Francisco Diétima da Silva Ferreira (IFAC) |
COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL – NATAL
Presidente – Alice Aloísia da Cruz (UFRN)
Sub-Comissão de Finanças:
Emanoel Márcio Nunes (DEC/UERN)
Joacir Rufino de Aquino (DEC/UERN)
Joedson Jales de Farias (DEC/UERN)
Sub-Comissão de Comunicação:
Alice Aloísia da Cruz (DEPEC/UFRN)
Sub-Comissão de Infraestrutura física e equipamentos:
Thales Augusto Medeiros Penha (DEPEC/UFRN)
Janaína da Silva Alves (DEPEC/UFRN)
Ricardo Valério Costa Menezes (Economista e Conselheiro do Corecon-RN)
Sub-Comissão de Acolhimento:
Sérgio Marques Júnior (EAJ/UFRN)
Alice Aloísia da Cruz (DEPEC/UFRN)
Paulo Sidney Gomes Silva (IFRN)
Patrocinadores
Local do Evento
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Seja Sócio(a) da SOBER!
Caso ainda não seja Sócio(a) e não possua cadastro de associado no site da SOBER,
cadastre-se e associe-se aqui.
Caso já possua cadastro de Sócio(a) no site da SOBER
e queira quitar sua anuidade de 2022, clique aqui.