Voltar para os Congressos

23/07/2023 – 27/07/2023

Pavilhão Engenharia ESALQ/USP - Piracicaba/SP

61º Congresso da SOBER – 2023


Busca nos Anais:


Bem-vindos ao 61º Congresso da SOBER

23 a 27 de julho de 2023 | Piracicaba – SP

Obrigado por seu interesse em nosso evento! Te esperamos em Palmas-TO, em 2024!

Acesse a apresentação referente à AULA MAGNA proferida em 23 de julho, pelo Professor Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros (Coordenador Cientifico – CEPEA, Esalq/USP), por ocasião da Abertura do 61º Congresso da SOBER.

O Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) será realizado entre os dias 23 e 27 de julho de 2023, presencialmente, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), na cidade de Piracicaba – SP. O tema geral desta edição será “Agropecuária do Futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar”.

Neste ano, o Congresso da SOBER chega a sua 61ª edição, já consolidado como um dos eventos científicos mais relevantes e longevos do Brasil. Em suas 60 edições anteriores, o Congresso da SOBER ajudou a consolidar a prática do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito da Economia, Administração e Sociologia Rural no país. Suas edições foram, e continuarão a ser, local de encontro e debate entre os mais relevantes nomes destas áreas no Brasil e no mundo.

Acesse os trabalhos das últimas Edições do Congresso da SOBER.

Contato da Comissão Científica: sober.congresso@gmail.com

Programação

23 a 27 de julho de 2023 | Piracicaba – SP



Dia 1Dia 2Dia 3Dia 4Dia 5

Dom 23/07

18:30-20:30 – Sessão Solene de Abertura & Aula Magna (Sede PECEGE)

Geraldo Sant´Ana de Camargo Barros

Geraldo Sant´Ana de Camargo Barros

Palestrante

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Economia Agrária pela Universidade de São Paulo (1973), doutorado em Economia – North Carolina State University (1976) e pós-doutorado em Macroeconomia- University of Minnesota (1989). É Professor Sênior da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia e suas relações com o agronegócio. É Líder e Coordenador Científico do Grupo de Pesquisa ” Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA)”. Tem atuado como consultor do Banco Mundial, FAO, Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Federação da Agricultura de Minas Gerais (FAEMG), Secretaria da Agricultura de Minas Gerais, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)

Mateus NevesMateus Neves

Moderador(a)

Bacharel em Gestão de Cooperativas, Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) – MG. É professor das disciplinas de Constituição de Cooperativas, Tipologia Cooperativista e Governança/Organização do Quadro Social em Cooperativas no Bacharelado em Cooperativismo da UFV. É orientador na temática de Economia Agrícola no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFV. Trabalhou como especialista em negócios e no relacionamento com cooperados em uma cooperativa de crédito do sistema Sicoob, em Minas Gerais. Atuou como membro da equipe de avaliação de Programas voltados ao cooperativismo, como Programa de Capitalização das Cooperativas Agropecuárias (PROCAP – AGRO) e Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), sempre em parceria com o Sistema OCB/Sescoop. Coordenador Científico da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Foi coordenador das duas últimas edições do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). Parte do corpo docente dos Cursos do “Projeto Cooperativismo”, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em parceria com a UFV, lecionando sobre Constituição e Governança em Cooperativas. Tem experiência na área de Economia e Administração, com destaque para Economia Agrária, Economia das Organizações e Gestão de Organizações do Terceiro Setor, atuando principalmente nos seguintes temas: produtividade agrícola, políticas públicas aplicadas à agropecuária, associativismo e cooperativismo


Pery Francisco Assis ShikidaPery Francisco Assis Shikida

Coordenador(a)

Possui graduação em Economia pela UFMG (1989), mestrado em Economia Agrária pela ESALQ/USP (1992) e doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP (1997). Pós-doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas/SP (2009). Foi Visiting Scholar na Kaiserslautern Universität/Alemanha (2000 e 2005) e University of Wisconsin/Estados Unidos (2010); Professor Visitante na Università Politecnica delle Marche/Itália (2013), Universidade de Évora/Portugal (2015), Universidad de la Rioja/Espanha (2016), Universitatea Babes Bolyai/Romênia (2016), Universidad Nacional de Asunción/Paraguay (2018) e Universidad Nacional de Canindeyú/Paraguay (2020). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), atuando no Curso de Economia, Programa de Mestrado em Economia e no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Presidente da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) (Gestão 2019-2021, reeleito para 2021-2023). Membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), quadriênio 03/2019 a 05/2023. Conselheiro Científico Titular da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. Tem experiência na área do Agronegócio e Desenvolvimento Regional, atuando nos seguintes temas: agroenergia, agroindústria canavieira, cadeias produtivas, cenários econômicos e economia do crime.

Seg 24/07

08:30-10:30 – Painel 1 – Conjuntura Econômica

Joacir Rufino de AquinoJoacir Rufino de Aquino
Coordenador(a)

Economista filiado ao CORECON-RN, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/Campus de Assú), Vice-Presidente da SOBER no Nordeste e Sócio-Efetivo do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICF) e do Instituto Fome Zero (IFZ)


Arilson FavaretoArilson Favareto
Palestrante

Sociólogo (pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Mestre em Sociologia (pela Universidade Estadual de Campinas). Doutor em Ciência Ambiental (pela Universidade de São Paulo). Foi professor e pesquisador visitante em instituições como a École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (França), Flacso – Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Equador), Universidad de Caldas (Colômbia), Università Degli Studi di Firenze (Itália). É Professor na Universidade Federal do ABC, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território. É também pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – Cebrap. Área de pesquisa envolve temas de sociologia econômica teórica e aplicada, com o título ´A dimensão territorial do desenvolvimento e da sustentabilidade´ Experiência anterior em pesquisa e consultoria junto a órgãos de governo, movimentos sociais e agências de cooperação internacional. É autor dos livros “Entre chapadas e baixões do Matopiba – dinâmicas territoriais e impactos socioeconômicos na fronteira da expansão agropecuária no Cerrado”, e “Paradigmas do desenvolvimento rural em questão”, trabalho premiado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (V Prêmio Política e Planejamento Regional).


Fábio Ravazi Gerlach

Fábio Ravazi Gerlach
Palestrante

(SEBRAE) Engenheiro de Produção e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos,
atua com projetos e programas de desenvolvimento regional para micro e pequenos negócios,
apoiando os mais de 190 mil pequenos negócios formais da região nos setores de agro, indústria, comércio e serviços.
Atua também como conteudista e palestrante em temas diversos de interesse dos micro e pequenos negócios


Isabel Mendes de FariaIsabel Mendes de Faria
Palestrante

Economista Sênior da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Professora Doutora da Faculdade CNA. Pesquisadora nas áreas de política monetária, fiscal e tributária, orçamento público, desenvolvimento regional, crédito e endividamento

 

08:30-10:30: Painel 2 – Sustentabilidade na agropecuária: uma perspectiva institucional e cooperativista

Ruth Helena Cristo AlmeidaRuth Helena Cristo Almeida
Coordenador(a)

Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA (2013), com tese voltada para as relações entre empresas de Biocosméticos e Comunidades Rurais. Mestra em Sociologia Geral pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2005), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFPA (2002). Atualmente, é professora da UFRA, lotada no Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), ministra aula das disciplinas Sociologia Rural, Extensão Rural e Relações Étnico Raciais. Foi Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da UFRA (PARFOR/UFRA), além de Coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia do PARFOR/UFRA. Coordenou a Rede Nacional de Formação Continuada (RENAFOR/UFRA), instalou e coordenou o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT/UFRA). Compõe, como especialista Social, a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do contrato de Gestão celebrado entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Lidera o Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero e Ruralidades Amazônicas (GERAR/CNPq). Possui experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, agricultura familiar, relação empresas e comunidades, unidades de conservação e conflitos sociais.


Marco Olívio Morato de OliveiraMarco Olívio Morato de Oliveira
Palestrante

É Coordenador de Meio Ambiente na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Engenheiro Agrônomo com experiência na análise e colaboração na construção de projetos, políticas públicas e compartilhamento de boas práticas sustentáveis nos setores energia, construção civil, telecom, agropecuária e meio ambiente, analista responsável por estes temas na OCB. Conhecimento em políticas públicas e protocolos internacionais relacionados a descarbonização, sustentabilidade e cadeias produtivas agroindustriais, incluindo insumos (fertilizantes e defensivos), boas práticas de produção e sustentabilidade da produção.


Márcia Mascarenhas GriseMárcia Mascarenhas Grise
Palestrante

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1996), especialização em Administração de Empresas Agrobusiness pela Faculdade Católica de Administração e Economia, FAE, Paraná (1997), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2000); Doutorado em Agronomia – Produção vegetal (Bolsa Sanduíche CAPES) pela Universidade Federal do Paraná ? University of Florida (2005) e Curso Superior de Design de Interiores pela Universidade da Amazônia, UNAMA (2012). Tem experiência nas áreas de Produção Vegetal e Zootecnia, com ênfase em Pastagens e Forragicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração lavoura-pecuária-florestas, sistemas silvipastoris, manejo de pastagens, ciclagem de nutrientes, sequestro de carbono e emissões de gases de efeito estufa. Foi professora do departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo da Universidade Federal do Paraná, nos anos de 2000, 2001 e 2002. Atualmente é pesquisador a da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. É Pesquisadora A da EMBRAPA desde 2007 na área de sistemas de produção sustentáveis, integração lavoura pecuária e forragicultura, lotada atualmente na Embrapa Pesca Aquicultura e Sistemas Agrícolas.


Teresa Cristina VendraminiTeresa Cristina Vendramini
Palestrante

Graduada em Sociologia e Política pela FESPSP, é produtora rural, com dedicação à pecuária de corte no interior paulista e sul-mato-grossense. Presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), uma entidade centenária, que representa politicamente a classe produtora do país. Presidente da Federação das Associações Rurais do Mercosul e membro dos Conselhos consultivos da Amazônia, da FEBRABAN, da JBS e de Administração da Embrapa.

10:30-10:45: Cofee-break

10:45-12:15 – Sessões Organizadas (SORGs)

12:15-14:00 – Intervalo para Almoço

16:00-16:30 – Lançamento de Livros

16:00-16:30 – Coffee-break

16:30-18:30 – Assembleia Geral da SOBER

Ter 24/07

8:30-10:30 – Painel 3 – Tecnologia, Inovação e empreendedorismo

Catarina Barbosa Careta

Catarina Barbosa Careta
Coordenador(a)

Graduada em Tecnologia em Informática pela Universidade Estadual Paulista – FATEC Jahu/UNESP (2005). Possui mestrado (2009) e doutorado (2013) em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – EESC/USP. Atualmente é professora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP; atua na coordenação do Curso de Graduação em Administração. Desenvolve pesquisas na interface entre as áreas de gestão de operações e sistemas de informação, atuando especificamente nos seguintes temas: (i) medição de desempenho logístico, (ii) desenvolvimento e implementação de tecnologia e sistemas de informação na logística de operações de serviços e no agronegócio e (iii) inovação tecnológica e ambientes de inovação no agronegócio


Gonçalo Amarante Guimarães Pereira

Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Palestrante

Professor Titular do Instituto de Biologia/UNICAMP. Engenheiro Agrônomo pela UFBA (1987), Mestre em Genética pela ESALQ/USP (1990 – CNPq), Doutor em Genética Molecular pela Universidade de Düsseldorf, Alemanha (1994 – Fundação Konrad Adenauer) e Pós-Doutoramento no IQ/USP (1996 – FAPESP). Ingressou em 1997 na UNICAMP, se tornando Livre-Docente em 2004 e Titular em 2009. Foi Pesquisador Associado do LNBIO/CNPEM (2009-2012). Exerceu o cargo de Diretor do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol – CTBE de novembro de 2016 a novembro de 2017. Em 2011, foi Co-Fundador da GranBio e Cientista-Chefe de novembro de 2012 a outubro de 2016. É Pesquisador 1A do CNPq e Membro do Comitê de Biotecnologia. É Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Expert da Comunidade Europeia para a BioEconomia e Conselheiro do Fórum Econômico Mundial para Biotecnologia. Desde 01/02/2017 integra o Comitê Científico do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia – CIEGB/MCTIC como representante da Área Industrial. Membro Titular da Área Industrial do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia – CBAB desde 12/05/2017. Membro do Grupo de Trabalho de Políticas em Biotecnologia e Recursos Genéticos do CNPq para o biênio 2018/2019. Coordenador do Programa Integrado de Pós-Graduação em Bioenergia para o biênio 2018/2019. Desde 1997 coordena o Laboratório de Genômica e Expressão, um dos maiores e mais bem equipados laboratórios da UNICAMP.


Ricardo Campo

Ricardo Campo
Palestrante

Especialista em marketing e inovação do agronegócio, ajuda a conectar o campo à cidade, aproximando startups e produtores rurais. É técnico em artes gráficas pelo Senai Fundação Zerrener, graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade Mackenzie, especialista em Marketing de Varejo pelo Centro Universitário Senac, possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é mestrando em Administração pela ESALQ-USP. Atualmente, é coordenador de inovação digital da Raízen e gestor do Pulse Hub.


Vitor Henrique Vaz Mondo

Vitor Henrique Vaz Mondo
Palestrante

É chefe adjunto de Transferência de Tecnologia na Embrapa Agricultura Digital, Campinas/SP desde 2022 e atua na Embrapa como pesquisador desde 2014. Possui graduação em engenharia agronômica (2004) e Doutorado em Fitotecnia (2010) pela Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e, em 2008 foi pesquisador visitante na The Ohio State University (EUA).

 

8:30-10:30 – Painel 4 – Novo Ambiente Geopolítico

Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho

Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho
Coordenador(a)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995). Tem também pós-doutorado no Centre of Policy Studies – COPS, na Monash University, Melbourne, Australia. Atualmente é professor Senior da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo. Autor principal do capítulo 5.2 – Aglomerados Humanos, Indústria e Infraestrutura (Áreas Rurais), do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia da mudança de uso do solo, agricultura brasileira, agricultura, modelos computáveis de equilíbrio geral, análises regionais, modelos de insumo-produto, Matrizes de Contabilidade Social, e análises do impactos de políticas econômicas sobre a distribuição de renda e pobreza no Brasil. Membro da RedeClima. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada da ESALQ/USP, biênio 2013-2015.

 


José Alfredo Graça Lima

José Alfredo Graça Lima
Palestrante

Diplomata de carreira aposentado e advogado inscrito na OAB, é vice-presidente do conselho curador do CEBRI e árbitro do Arranjo Provisório de Arbitragem da OMC. Foi o principal negociador comercial do Brasil entre 1998 e 2002, Representante Permanente do Brasil junto às Comunidades Europeias (2002-2005), e Subsecretário-Geral para Ásia e Pacífico (2014-2016).

 


Marcos Sawaya Jank

Marcos Sawaya Jank
Palestrante

Professor Sênior de Agronegócio do Insper e Coordenador do centro Insper Agro Global. Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP – 1984), Master of Sciences em Política Agrícola pelo “Institut Agronomique de Montpeller” (IAM), França, Doutorado em Administração pela FEA-USP (1996) e Livre Docente pela ESALQ (2002). Durante 18 anos (1989-2017), foi Professor Associado da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), no Instituto de Relações Internacionais (IRI) e na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), além de passar períodos sabáticos em Universidades americanas e europeias. Em 2019-2020 foi o 2º Titular da “Cátedra Luiz de Queiroz” em sistemas agroalimentares integrados da ESALQ-USP. Foi também fundador e presidente do Instituto de Estudos do Comércio e das Negociações Internacionais (ICONE) e serviu como especialista em integração e comércio no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, DC. Atua em numerosos Conselhos no país e no exterior e liderou projetos do Banco Mundial, FAO, PNUD, OCDE e outras organizações internacionais. Áreas de atuação: Agricultura e Agronegócio, Bioenergia, Comércio Exterior, Gestão de Sistemas Agroalimentares, Economia Agrícola, Ásia e China, Política Agrícola e Agroalimentar, Política Comercial, Negociações Internacionais, Infraestrutura e Sustentabilidade

 


Rubens Barbosa

Rubens Barbosa
Palestrante

Com título de mestrado da London School of Economics and Political Science, em 1971, o Embaixador Rubens Barbosa ocupou muitos cargos no Governo brasileiro e no Ministério das Relações Exteriores: Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda; Representante Permanente do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (ALADI); Subsecretário-Geral de Integração, Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores e Coordenador da Seção Brasileira do Grupo do Mercosul. Foi Embaixador do Brasil em Londres de janeiro de 1994 a junho de 1999 e em Washington de junho de 1999 a Março de 2004. Ocupou o cargo de Presidente da Associação dos Países Produtores de Café (APPC) em Londres, por cinco anos. É hoje consultor de negócios e ocupa, entre outros, os cargos de Presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP, Presidente do Conselho Deliberativo da SOBEET (Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica) e de diversos outros Conselhos, como da empresa CSU CardSystem S.A e o da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). É membro do Gacint – Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP, Presidente Emérito do CEBEU – Conselho Empresarial Brasil – Estados Unidos.

10:30-10:45: Cofee-break

10:45-12:15 – Sessões Organizadas (SORGs)

12:15-14:00 – Intervalo para Almoço e Reunião do Conselho Editorial da RESR

14:00-16:00 – Sessão de Apresentação de Trabalhos

16:00-16:30 – Coffee-break

16:30-18:30 – Sessão de Apresentação de Trabalhos

19:30-23:30 – Jantar de Confraternização

Qua 26/07

8:30-10:30 – Painel 5 – Marketing e Comunicação no Agronegócio

Odaleia Telles Marcondes Machado Queiroz

Odaleia Telles Marcondes Machado Queiroz
Coordenador(a)

Possui graduação em Turismo pela Faculdade Ibero Americana (1976), graduação em Geografia pela UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), graduação em Pedagogia pela Faculdade de FCL J. Olympio (1989), mestrado em Geociências e meio ambiente (conceito CAPES 4) pela UNESP (1994) e doutorado em Ciências da engenharia ambiental (conceito CAPES 5) pela Escola de Engenharia de São Carlos (2000). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo, ESALQ, Departamento de Economia, administração e sociologia. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, gestão ambiental, sustentabilidade, educação ambiental e educação. Eleita, em 2022, presidente do Conselho municipal de turismo de Piracicaba, SP, representando a USP/ESALQ também na Associação de municípios turísticos da Serra do Itaqueri paulista


Francisco José Mitidieri

Francisco José Mitidieri
Palestrante

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1985), mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP (1995) e MBA em Gestão de Agronegócios pela Universidade de Brasilia-UnB (2008). É Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA. Atua em gestão pública, propriedade intelectual e fiscalização. Assumiu a Coordenação-Geral de Zoneamento Agropecuário do Departamento de Risco Rural na Secretaria de Política Agrícola/MAPA em Brasília-DF (2004 a 2008). Possui treinamento no “Cockran Fellowship Programe”/USDA/USA (2006) em seguro rural, em Indicações Geográficas-EAD-UFSC (2014), em Propriedade Intelectual-EAD-WIPO (2016) e no “Better Training for Safer Food”/UE/Estônia (2017) em Indicações Geográficas. É responsável por estruturação de Indicações Geográficas-IG e Marcas Coletivas-MC na SFA-SP/MAPA. Publicou diversos artigos sobre o Agro, risco e seguro rural em revistas especializadas e proferiu palestras sobre o tema. Entre 2014 e 2018 colaborou como professor convidado e orientador no curso de MBA/ESALQ/USP em Gestão de Agronegócios (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas – PECEGE), com a disciplina “Cooperativismo e Associações Cooperativas”.


Marcos Fava Neves

Marcos Fava Neves
Palestrante

É professor em tempo parcial das Faculdades de Administração da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto e da FGV em São Paulo. Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP) em 1991, fez toda a carreira de pós graduação (Mestrado em Administração na FEARP/USP em 1995 e Doutorado em Administração na FEA/USP em 1999) em estratégias empresariais e chegou a professor titular da USP aos 40 anos de idade. Complementou sua pós graduação na França (1995) e na Holanda (1998/1999) em Wageningen. Desde 2006 é Professor Internacional da Universidade de Buenos Aires, desde 2013 da Universidade de Purdue em Indiana (EUA), e desde 2020 da Universidade de Pretória, África do Sul. É especializado em planejamento e gestão estratégica, tendo realizado mais de 300 projetos no agronegócio brasileiro e mundial. Ajudou a montar e é acionista de 5 empresas, sendo 3 start-ups. Autor e organizador de 80 livros publicados em 10 países, e mais de 200 artigos em periódicos científicos internacionais e nacionais, recebendo 5.000 citações de acordo com o Google Acadêmico. Destacam-se publicações no Journal of Retailing (2 artigos), Marketing Intelligence and Planning, Journal of Business & Industrial Marketing, Journal of Research in Interactive Marketing, Journal of Marketing Channels, Journal on Chain and Network Science (3 artigos), China Agricultural Economic Review (2 artigos), Food Chain Journal, Journal of Business & Industrial Marketing, International Journal of Emerging Markets, International Food and Agribusiness Management Review (11 artigos), International Journal on Food Systems Dynamics, entre outros periódicos internacionais. No Brasil destacam-se artigos em mais de 30 periódicos. Foi articulista do jornal China Daily de Pequim (80 artigos publicados) e da Folha de S. Paulo, além de escrever artigos para O Estado de S. Paulo e Valor Econômico tendo mais de 600 artigos de jornais publicados. Foi entrevistado por jornais como Financial Times, Wall Street Journal, CNN e realizou mais de 1.500 palestras em 22 países.


Ricardo Nicodemos

Ricardo Nicodemos
Palestrante

É Presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA).Tem formação e especialização em planejamento estratégico e experiência como profissional de marketing e comunicação. Também é diretor de planejamento da RV Mondel Comunicação e Conselheiro do MarkEsalq-USP. Na ABMRA, foi líder e coordenador da Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural e já foi coordenador de Comitês de Associados (entre 2010 e 2013), Diretor Administrativo Financeiro (entre 2014 e 2015) e ocupou a Vice-Presidência Executiva da entidade nas três últimas gestões (entre 2016 e 2021)

8:30-10:30 – Painel 6 – Sistemas alimentares e desafios para a promoção e garantia da Segurança Alimentar e Nutricional

Catia Grisa

Catia Grisa
Coordenador(a)

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ – 20120), com Doutorado Sanduíche no Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD), em Montpellier/França. Mestre em Desenvolvimento Rural pelo PGDR/UFRGS (2007) e Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel – 2004). É Professora Adjunto 4, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Campus Litoral Norte – Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Professora nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS) e Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento (PGDREDES/UFRGS). É uma das coordenadoras da Rede Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural na América Latina e Caribe (Rede PP-AL – 2022-2025), Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2019-2023) e integrante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) do Estado do Rio Grande do Sul (2020-2023). Fez parte da Diretoria da Rede de Estudos Rurais no período 2019-2021. É membro do Conselho Científico do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développemment (CIRAD), França. Possui experiência nas áreas de Ciências Sociais, Sociologia e Politica, com ênfase nos campos da sociologia rural, políticas públicas e desenvolvimento rural. Desenvolve estudos e pesquisas nos seguintes temas: agricultura familiar, políticas públicas para a agricultura familiar, políticas alimentares, desenvolvimento rural e segurança alimentar e nutricional

 


Emma Cademartori Siliprandi

Emma Cademartori Siliprandi
Palestrante

Engenheira Agrônoma – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980); Mestre em Sociologia Rural – Universidade Federal da Paraíba (1988); Doutora em Desenvolvimento Sustentável – UnB (2009); com estágio de Doutorado na Universidade de Valladolid, Espanha. Especialista em Economia do Sistema Agroalimentar (CeFAS, Italia) e em Políticas Agrícolas (UNICAMP). Foi consultora da FAO, do PNUD, da ONU-Mulheres e da Delegação da União Européia no Brasil. Coordenou o Projeto de Cooperação Técnica FAO/MDA entre 2004 e 2008. Em 2012-2013, integrou o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). Entre 2009 e 2014, foi pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) UNICAMP. Entre 2013 e 2018 coordenou Projetos de Cooperação Técnica em Segurança Alimentar e de Apoio à Agricultura Familiar em 10 países da América Latina a partir do Escritório Regional da FAO em Santiago (Chile). Atualmente coordena o Secretariado da Scaling up Agroecology Initiative, na FAO-Roma. Professora colaboradora de cursos de Mestrado e Doutorado em Agroecologia (Universidad Internacional de Andalucía, Espanha, entre outros). Participa de diferentes Redes Internacionais de Pesquisadores sobre os temas: Agricultura, Alimentação, Agroecologia, Gênero, Segurança e Soberania Alimentar e Políticas Públicas, com ênfase na organização das mulheres rurais. 


Márcia Muchagata

Márcia Muchagata
Palestrante

Doutora em Estudos do Desenvolvimento pela University of East Anglia (Reino Unido) e Engenheira Agrônoma pela ESALQ- USP. É membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), em exercício no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, onde é Coordenadora-Geral de Apoio às Ações de Segurança Alimentar e Nutricional, no Gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.


Silvia Helena Galvão de Miranda

Silvia Helena Galvão de Miranda
Palestrante

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1990), com mestrado (1997) e doutorado (2001) em Ciências (Economia Aplicada) pela ESALQ- Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Pennsylvania State University, Estados Unidos (2010). Atualmente, professora associada da ESALQ- Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Segurança Alimentar, Agronegócio e Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia e comércio internacional, barreiras sanitárias e técnicas ao comércio, comércio e meio ambiente e avaliação de impacto regulatório e de políticas de defesa sanitária

10:30-10:45: Cofee-break

10:45-12:15 – Sessão de Apresentação de Trabalhos

12:15-14:30 – Intervalo para Almoço e Reunião da Comissão Científica do Congress

14:30-16:30 – Sessão de Apresentação de Trabalhos

16:30-17:00 – Coffee-break

16:30-17:00 – Lançamento de livros

17:00-19:00 – Painel Especial – Políticas públicas para a agropecuária brasileira na visão do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba/SP

Qui 27/07

8:00-12:00 – Visita Técnica: Acamp. Marielle Vive e Armazém do Campo0

Fábio Marchetti
Coordenador(a)
Paulo Eduardo Moruzzi Marques
Coordenador(a)

8:30-12:00 – Minicurso DELOITTE: Criação de Valor para o Agronegócio

Maurício do Valle
Facilitador(a)
Rodrigo Naegeli Gondim
Facilitador(a) 

08:30-12:00 – Visita Técnica: Cooperativa COPLACANA

08:30-12:00 – Minicurso ABERJE: Como dar maior visibilidade aos estudos científicos

Nicolas Vital
Palestrante

Descrição
Minicurso promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), tem como objetivo apresentar as ferramentas e estratégias de comunicação hoje disponíveis para uma divulgação mais efetiva de estudos técnicos e científicos. O workshop abordará desde os conceitos básicos da comunicação na era digital até técnicas práticas para a difusão do conhecimento gerado na Academia entre a sociedade em geral.

Comissão Organizadora

COORDENAÇÃO GERAL

Presidente – Pery Francisco de Assis Shikida (UNIOESTE)

Secretário-Executivo – Marcus Peixoto (Senado Federal)

Secretaria da SOBER – Elza Nogueira dos Anjos (SOBER)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Coordenação Científica (CC) do 61º Congresso da SOBER 

Coordenador da CC – Mateus Neves (UFV)

Coordenador Adjunto da CC – Lucílio Alves (ESALQ/USP)

Secretário da CC – João Ricardo de Oliveira Júnior (UFG)

Secretária da CC – Renata Cattelan (UNIOESTE)

Coordenação de Lançamento de Livros: Daniel Arruda Coronel (UFSM)

Coordenação-Geral de Prêmios da SOBER: Miguel Angelo Perondi (UTFPR) e Mayra Batista Bitencourt Fagundes (UFMS)

Colaboradores do 61º Congresso SOBER

Lucir Alves (UNIOESTE)

Robson A. Sawada (Unipar)

Carla Alves de Oliveira (UNIOESTE)

 

COORDENADORES DE GRUPOS DE TRABALHO (GTs)

Grupo de Trabalho (GT) Titular Adjunto
GT1. Mercados agrícolas e comércio exterior Nicole Rennó Castro (UFSJ) Adriana Ferreira Silva (UFG)
GT2. Governança e gestão do agronegócio Lucilio Rogério Aparecido Alves
(ESALQ/USP)
Maura Seiko Tsutsui Esperancini
(UNESP)
GT3. Evolução, estrutura e dinâmica dos
complexos agroindustriais
Alice Aloísia da Cruz (UFRN) Rodrigo Peixoto
(CEPEA/Esalq/USP)
GT4. Questão ambiental, agroecologia e
sustentabilidade
Vanilde Ferreira de Souza Esquerdo
(Feagri/Unicamp)
Regina Aparecida Leite de Camargo
(FCAV/UNESP)
GT5. Agricultura familiar e ruralidades Alessandra Matte (UTFPR) Juliano Fossá (Unochapecó)
GT6. Cooperativismo, associativismo e
outras formas de ação coletiva
Gabriel Murad Velloso Ferreira
(UFSM)
Alair Ferreira de Freitas (UFV)
GT7. Desenvolvimento rural, territorial e
regional
Weimar Freire da Rocha Júnior
(UNIOESTE)
Michele Lins Aracaty e Silva
(UFAM)
GT8. Conhecimentos, tecnologias e inovações
no rural
Monique Medeiros (UFPA) Luiza Maria Capanema Bezerra
(IAC – SP)
GT9. Trabalho, emprego e ocupações rurais Carlos Alves do Nascimento (UFU) Dalva Maria da Mota (Embrapa)
GT10. Abastecimento, segurança alimentar e
nutricional e dinâmicas de consumo
Cidonea Machado Deponti (UNISC) Marcio Gazolla (UTFPR)
GT11. Elaboração e análise de política agrícola
e políticas públicas de desenvolvimento rural
Luis Gustavo Baricelo (UFR – MT) Carlos Eduardo de Freitas Vian
(ESALQ/USP)
GT12. Temas emergentes no agronegócio Catarina Barbosa Careta
(Esalq/USP)
Andréia Camargo Marques Postal
(IE/Unicamp)
GT13. Modelos de intervenção e/ou relatos de
experiências práticas para o desenvolvimento
rural
Nilton Marques de Oliveira (UFT) Luciana Virginia Mario Bernardo
(UFGD)
SORGs Mateus de Carvalho Reis Neves
(UFV)
 


COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL – PIRACICABA-SP

Presidente – Eduardo Eugênio Spers (Esalq/USP)

Carlos Eduardo de Freitas Vian (Esalq/USP)

Catarina Barbosa Careta (Esalq/USP)

Joaquim Bento de Souza Filho (Esalq/USP)

Lucílio Rogério Aparecido Alves (Esalq/USP)

Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz (Esalq/USP)

Silvia Helena Galvão de Miranda (Esalq/USP)

Comissão Executiva

Gabriela Garcia Ribeiro

Comissão de Comunicação

Elaine Guilhem (MTb: 47.368 – jornalista)

Juan Sertori (Esalq/USP)

Patrocinadores

Local do Evento

Pavilhão de Engenharia – Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) – Piracicaba – São Paulo – Brasil.

 

Voltar para os congressos