CHEGAMOS AO TOPO: a Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR) da SOBER foi classificada com o conceito Qualis a1.

É com grande honra que a SOBER vem a público informar que a Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR) foi classificada como conceito Qualis Capes A1, sendo a classificação mais elevada que um periódico pode receber.

O Qualis Periódicos foi criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1988 e é um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil. Esse instrumento é fundamental quando se trata da produção intelectual, já que classifica os periódicos científicos, fornecendo credibilidade e visibilidade para as revistas.

Confira os depoimentos do atual editor chefe da RESR, Daniel Arruda Coronel, e do antigo diretor, Miguel Angelo Perondi (2017/2020).

“Soberianos e Soberianas, é com grande satisfação que vos informo que a Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR) foi classificada como A1 no Novo Qualis da CAPES.
Esse resultado é fruto do trabalho dos editores associados, dos membros do conselho editorial, dos pareceristas, da Direção da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) e principalmente dos nossos autores, os quais confiaram na qualidade e trabalho da nossa revista, o que é um ativo importante da nossa sociedade.
Um agradecimento muito especial ao Miguel Perondi, antigo editor-chefe, pelo trabalho realizado ao longo de duas gestões.
Temos muito trabalho a fazer, como manter a excelência, buscar uma maior internacionalização e maior agilidade nos fluxos editoriais e conseguir a indexação na Web of Science, a qual já estamos trabalhando para acontecer, através da contratação de uma consultoria com empresa especializada.
A todos os nossos agradecimentos,
Vida longa à Revista de Economia e Sociologia Rural.”

Cordialmente,

Prof. Dr. Daniel Arruda Coronel,
Editor-Chefe da Revista de Economia e Sociologia Rural.

“Caríssimos sócios da SOBER, estamos todos lisonjeados que a avaliação dos PPGs (Programa de Pós Graduação) realizado pela CAPES no quadriênio 2017-2020 que considerou conceito Qualis A1 para a nossa Revista de Economia e Sociologia Rural (ISSN 1806-9479 ou 0103-2003 conforme seja versão impressa ou on-line).

Sem dúvida, trata-se de um marco histórico da revista (e da sociedade) e, para entender o preambulo desta conquista, sugiro que a leitura do editorial publicado em setembro de 2020 sob o título: “Acesso público, autonomia financeira, agilidade editorial e novas indexações”, publicada sob o DOI http://dx.doi.org/10.1590/1806-9479.2020.ed5804 e que permite compreender o contexto dessa conquista, bem como, perceber que se procurou absorver o legado do professor Jefferson Staduto da UNIOESTE que me entregou a revista em julho de 2017, as mudanças que ocorreram na minha gestão editorial entre 2017 e 2020, bem como, as responsabilidade que se transferiu para a gestão do professor Daniel Coronel da UFSM a partir de 2021.

Sinteticamente, pode-se elencar as seguintes mudanças estruturais que possivelmente contribuíram no conceito A1 da revista no quadriênio 2017/20: (1) acesso público ao acervo histórico desde o primeiro número publicado em 1968 (https://www.revistasober.org/archive); (2) efetiva autonomia financeira da revista, com a terceirização do serviço editorial de publicação; (3) redução do tempo de avaliação das submissões via a descentralização e consolidação de um papel protagonista do editor de seção; e (4) a busca por novas bases de indexação, cuja busca ainda persiste.

Desejo que todos os pareceristas, editores, autores e sócios da SOBER sintam-se realizados e também orgulhosos de fazer parte desta história que a revista eterniza.

Abraços!”

Miguel Angelo Perondi
Editor chefe RESR 2017/2020

Tags are not defined for this post

Comments closed

No comments. Leave first!